2016
Vem, e Segue-Me: Ensinar os Princípios Básicos no Lar
Junho de 2016


Vem, e Segue-Me: Ensinar os Princípios Básicos no Lar

Parte 2

As autoras moram em Utah, EUA.

Se seguir o exemplo desses membros, você também poderá levar os princípios do currículo dos jovens a seu lar.

Imagem
family on a walk

Os profetas ensinaram repetidas vezes: “Nosso sucesso, individual e como Igreja, dependerá em grande parte de nosso grau de fidelidade na prática do evangelho no lar”.1

Viver o evangelho é a melhor maneira de aprendê-lo e ensiná-lo. Se vivermos esses princípios doutrinários, aproximaremos nossa família e a nós mesmos do Espírito. Com o auxílio do Espírito, podemos aprender e ensinar melhor esses princípios. Seremos guiados para os métodos de aprendizagem mais eficazes para nossas necessidades e circunstâncias e, com nossa família, nos achegaremos ao Salvador.

Julho: As Ordenanças e os Convênios

Imagem
taking the sacrament

No alto: ilustração fotográfica de David Stoker.

As ordenanças do sacerdócio e os convênios sagrados — promessas que fazemos com o Pai Celestial — trarão bênçãos extraordinárias a nossa vida. Uma maneira de enxergar o propósito das ordenanças é pensar nelas como marcos num caminho que leva de volta à presença de Deus — a vida eterna. Permanecemos nesse caminho ao guardarmos os convênios que fizemos.

Uma jovem, por exemplo, conta como permanece no caminho do convênio: “Certa vez uma colega me pediu ajuda. Não pensei duas vezes, apenas prestei-lhe o auxílio de que precisava. Mas depois, o Espírito me lembrou de que, ao ajudá-la a carregar seus fardos, eu estava guardando os convênios que assumira por ocasião do batismo (ver Mosias 18:8–10). Sou grata pelas oportunidades que o Pai Celestial me concede todos os dias para decidir trilhar o caminho do convênio”.

Com a família, identifique as ordenanças que cada um ainda precisa receber e, em seguida, avaliem até que ponto vocês estão guardando os convênios que assumiram. Por exemplo, o que sua preparação para receber a ordenança semanal do sacramento mostra sobre seu compromisso para com seus convênios? O Espírito Santo pode ensiná-los a melhorar em determinados pontos.

Agosto: O Casamento e a Família

Imagem
temple wedding

O casamento e a família são essenciais para nossa felicidade e para o plano do Pai Celestial para nossa salvação. A família é a unidade fundamental nesta vida e na eternidade.

Uma maneira fácil de ensinar aos filhos sobre o casamento e a família é contar experiências pessoais. Uma jovem adulta contou como passou a valorizar ainda mais seu selamento no templo:

“Lembro-me de estar sozinha numa sala celestial vazia no templo. Estava ansiosa, sem saber se poderia ser selada no templo naquele dia por causa de um mal-entendido sobre as recomendações de que meu noivo precisava.

Comecei a orar fervorosamente para que o Senhor nos permitisse ser selados em Seu templo naquele dia. Ao fazê-lo, ocorreu-me um pensamento: Embora esteja sozinha na sala celestial, o Reino Celestial é celestial porque você não estará sozinha. Vai estar com sua família eterna e sua família celestial. É por isso que está sendo selada.

Quarenta minutos e alguns telefonemas depois, meu marido e eu pudemos ser selados. Senti profunda gratidão e alívio. A ordenança tornou-se mais significativa para mim porque poderíamos edificar uma vida celestial com Deus, na qual nunca precisaríamos estar sós”.

Por meio de quais experiências você aprendeu sobre o papel do casamento e da família no plano do Pai Celestial? O Espírito Santo pode ajudá-lo a recordar e relatar experiências apropriadas. Seja qual for sua situação familiar, o Espírito Santo pode ensiná-lo a aplicar os princípios do casamento e da família à sua vida.

Setembro: Os Mandamentos

Imagem
mother teaching son

Os mandamentos são as leis e os requisitos estipulados por um Pai Celestial amoroso para abençoar nossa vida.

Uma forma eficaz de estudá-los é examinar as escrituras para aprender sobre as bênçãos resultantes da obediência, como fez esta jovem adulta:

“Quando estudo sobre um mandamento, gosto de ler todas as escrituras que consigo encontrar sobre ele e faço uma lista das bênçãos que o Pai Celestial promete como resultado de minha obediência. Ao aprender mais sobre as bênçãos prometidas, fortaleci meu testemunho de que o Pai Celestial me ama e deseja abençoar-me”.

Para aprender ou ensinar sobre os mandamentos, você pode ler com seus filhos a lição 4 do capítulo 3 de Pregar Meu Evangelho, estudar as escrituras correlatas e elaborar suas próprias listas de bênçãos prometidas. É possível usar essa abordagem para aprender sobre as bênçãos relacionadas a qualquer dos princípios do evangelho.

Outubro: Tornar-se Mais Semelhante a Cristo

Imagem
woman with Christ

Detalhe de Woman Healed [A Mulher Curada], de J. Kirk Richards

Durante Seu ministério, Cristo nos deixou o seguinte mandamento: “Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus” (Mateus 5:48). Esforçamo-nos para alcançar a perfeição simplesmente trabalhando para desenvolver, um por vez, os muitos atributos de Cristo e procurando melhorar nessa área com Sua ajuda. Um rapaz começou pela diligência.

“Eu queria desenvolver mais atributos cristãos, por isso estudei as escrituras e Pregar Meu Evangelho. No capítulo 6 de Pregar Meu Evangelho, há a sugestão de um padrão para desenvolver atributos cristãos, e decidi aplicá-lo à virtude da diligência. Primeiro escrevi minha própria definição de diligência e as perguntas que eu tinha a respeito. Em seguida, estudei as escrituras sugeridas sobre diligência e anotei minhas impressões e as respostas que encontrei durante a leitura. Depois tracei a meta de ser mais diligente nos estudos e percebi que estava mais motivado e constante ao orar todas as noites para ter diligência.”

Em seu empenho para desenvolver atributos cristãos e ensinar seus filhos a fazer o mesmo, há recursos da Igreja que podem ajudá-lo a saber por onde começar. As escrituras sempre mostram o exemplo de Cristo, e recursos como Pregar Meu Evangelho oferecem padrões que nos ajudam a criar hábitos de estudo e de estabelecimento de metas. Quando usados em conjunto, as escrituras e os outros recursos nos ajudam a aplicar o que aprendemos a fim de podermos tornar-nos mais semelhante a Cristo.

Novembro: A Autossuficiência Espiritual e Material

Imagem
mother and daughter in the kitchen

Desenvolver a autossuficiência significa exercer nosso arbítrio para cuidarmos de nós mesmos e de nossos familiares e fazer o melhor possível para encontrar soluções para nossos próprios problemas. Ao nos tornarmos mais autossuficientes, aumentamos nossa capacidade de servir no lar, na Igreja e na comunidade. Uma das melhores maneiras de ensinar esses conceitos é pelo exemplo, como explicou este membro:

“Desde pequeno, vejo minha mãe levantar-se cedo todos os dias para estudar as escrituras. Vi-a cultivar uma força espiritual que a sustém em tempos difíceis. Ela busca apoio em seu próprio relacionamento com o Pai Celestial. Além de sua força espiritual, muito me impressiona sua capacidade de cuidar de nossa família. Vi-a fazer orçamentos, sacrificar seus próprios desejos, buscar instrução formal e mostrar muita humildade ao buscar soluções que lhe permitem atender às necessidades financeiras de nossa família e ainda ficar em casa com os filhos depois da escola. Quero desenvolver o tipo de força que ela possui e sou muito grato por seu exemplo, que me ensina como obtê-la”.

De que forma você pode ser um melhor exemplo de viver previdente para seus filhos? Caso ainda não conheça muito bem certos aspectos da autossuficiência, pode convidar seus filhos a aprenderem com você, o que será um grande exemplo em si.

Dezembro: A Edificação do Reino de Deus nos Últimos Dias

Imagem
man teaching

“Quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino?” (Ester 4:14.) Esse é o tipo de pergunta que você pode fazer a si mesmo e a seus filhos ao descobrir quais são seus papéis na construção do reino de Deus.

Esta irmã aprendeu a confiar no Senhor para ajudá-la a edificar o reino: “Lembro-me de meus pais me ensinarem desde pequena que sempre devemos aceitar nossos chamados, pois são dados pelo Senhor. Quando eu estava na faculdade, fui chamada para ser presidente da Sociedade de Socorro. Foi um choque, mas nunca me passou pela cabeça recusá-lo. Então iniciei o ano com mais de cem mulheres sob meus cuidados, pouca experiência, mas fé na capacidade do Senhor de suprir as lacunas. Um ano depois, fui desobrigada. Ao fazer um retrospecto e pensar nos momentos de revelação em que eu soube exatamente que lição dar ou que comentário fazer, ou nas muitas ocasiões em que alguém levou comida para mim porque eu estava ocupada demais para cozinhar, ou na pilha de bilhetes de incentivo que recebi, soube sem a menor dúvida que o Senhor magnificara meus esforços na edificação do reino”.

À medida que você e seus filhos pensarem em maneiras de edificar o reino de Deus, lembre-se de oferecer-lhes incentivo e oportunidades de servir. Se desejar, troque ideias com eles sobre maneiras de ministrar às pessoas nos chamados que tiver. Quais são outras maneiras de ajudar a obra a avançar? Onde quer que sirva, seus esforços são valiosos. Como disse o Presidente Dieter F. Uchtdorf, Segundo Conselheiro na Primeira Presidência: “[Fiquemos] bem unidos cada um no lugar indicado pelo Senhor e [ergamos] a parte que nos cabe”.2

Notas

  1. Spencer W. Kimball, “Living the Gospel in the Home” [Viver o Evangelho no Lar], Ensign, maio de 1978, p. 101; ver também L. Tom Perry, “Discipulado”, A Liahona, janeiro de 2001, p. 72.

  2. Dieter F. Uchtdorf, “Magnifique o Chamado Que Tem”, A Liahona, novembro de 2008, p. 56.