2015
Uma de minhas amigas quer experimentar algo ruim só uma vez para poder se identificar quando as pessoas falarem a respeito disso. Como posso ajudá-la a entender que não é uma boa ideia?
Junho 2015


Perguntas e Respostas

“Uma de minhas amigas quer experimentar algo ruim só uma vez para poder se identificar quando as pessoas falarem a respeito disso. Como posso ajudá-la a entender que não é uma boa ideia?”

Uma das melhores coisas que você pode fazer é ajudar sua amiga a lembrar por que temos mandamentos. O Pai Celestial nos deu mandamentos porque nos ama e sabe que nos farão felizes e nos ajudarão a tornar-nos semelhantes a Ele.

No Novo Testamento, o Salvador disse: “Se me amais, guardai os meus mandamentos” (João 14:15). Ajude sua amiga a perceber que a decisão de fazer o certo mostra amor pelo Pai Celestial e por Jesus Cristo e gratidão por Sua Expiação e Seu evangelho.

Você também pode lembrar a ela que fazer coisas ruins tem más consequências, mesmo que seja uma única vez. Não podemos experimentar o pecado e evitar seus efeitos. A desobediência deliberada aos mandamentos é um afastamento do Pai Celestial, como se Lhe disséssemos que Ele não importa tanto para nós quanto nossos amigos ou outras pessoas.

O Pai Celestial nos ama e vai abençoar-nos com a orientação do Espírito se guardarmos Seus mandamentos. Se formos obedientes, o Espírito vai ensinar-nos mais do que poderíamos aprender experimentando o pecado.

Não Precisamos Experimentar

Eu ensinaria a sua amiga que “tudo que é bom vem de Deus e tudo que é mau vem do diabo” (Alma 5:40). Também explicaria a ela que todo ato tem consequências e que não devemos fazer nada que venha a nos prejudicar. Não precisamos experimentar o mal. Já há tanto mal a nosso redor, e é muito fácil ver que muitas pessoas vivem infelizes porque não guardam os mandamentos.

Vinícius S., 17 anos, São Paulo, Brasil

Dizer Como Vencer a Tentação

Diga a sua amiga que o que realmente importa é a situação dela perante o Senhor. Não devemos desistir de nossa salvação eterna em troca de uma experiência temporal. Além disso, você será bem mais útil a sua amiga se lhe disser como você venceu as tentações.

Emily G., 19 anos, Porto Rico

Temos um Potencial Divino

Você pode explicar bondosamente a sua amiga que, embora uma única má escolha pareça inofensiva, essa escolha pode levar a pecados mais graves. Você também pode compartilhar esta escritura: “Eu, o Senhor, não posso encarar o pecado com o mínimo grau de tolerância” (D&C 1:31). Lembre sua amiga de que mesmo uma única experiência com o pecado pode tornar-nos insensíveis à voz do Espírito. Acima de tudo, demonstre a ela que você a ama e que a decisão de fazer escolhas certas faz parte do potencial divino dela como filha de Deus.

Adriana F., 17 anos, Arizona, EUA

Uma Única Vez Vai Nos Prejudicar

Todas as coisas ruins, mesmo que as façamos uma única vez, afastam o Espírito. Se o Espírito vai embora, é mais fácil Satanás tentar-nos a fazer mais coisas ruins. Além disso, precisamos arrepender-nos de todos os pecados, não importa quantas vezes os cometamos, e o arrependimento de pecados graves pode ser um processo longo e doloroso.

Emily L., 14 anos, Utah, EUA

Permanecer Fortes

Mostre-lhe que você a ama e que deseja ajudá-la a tomar a decisão certa. Sei por experiência própria que não precisamos fazer as mesmas escolhas que outra pessoa faz para identificar-nos com ela. À medida que vivermos o evangelho, o Espírito vai ajudar-nos a saber como nos relacionar com as pessoas. Lembre sua amiga de que ela precisa permanecer forte para poder ajudar outras pessoas a obedecer aos mandamentos. Ore para conseguir ajudá-la e prestar-lhe serviço.

Vanina P., 19 anos, Buenos Aires, Argentina

Pode Ser Que Você Não Consiga Impedi-la

Eu diria a minha amiga que nem pensasse nisso. Não é uma boa ideia fazer algo ruim porque talvez não consigamos parar depois de começar. O Pai Celestial nos deu mandamentos para ajudar-nos a manter-nos seguros e felizes.

Douglas B., 13 anos, Califórnia, EUA

Começa aos Poucos

O Élder Jeffrey R. Holland disse certa vez que “uma jornada de mil milhas começa com um passo; por isso, tenham cuidado onde pisam” (“Não Dar Mais Lugar ao Inimigo de Minha Alma”, A Liahona, maio de 2010, p. 44). Eu ajudaria minha amiga a entender que Satanás usa pequenas tentações para fazer com que comecemos a seguir o caminho do mal. Quando alguém tenta fazer algo ruim, ainda que seja uma única vez, permite que Satanás e seus seguidores comecem a tentá-lo a fazer isso novamente.

Similoni F., 18 anos, Utah, EUA