2008
Perguntas & Respostas
Abril de 2008


Perguntas & Respostas

“Como devo responder quando meus amigos disserem que Jesus Cristo foi um grande Mestre nas questões morais, mas não o Salvador nem o Filho de Deus?”

A Liahona

Você pode começar prestando um breve testemunho pessoal de Jesus Cristo. Diga a seus amigos que você concorda com a afirmação que o Senhor foi o grande mestre nas questões morais, mas que também crê nas escrituras que testificam que Ele é o Salvador e o Filho de Deus. Explique-lhes que seu testemunho lhe dá paz e confiança e diga-lhes que podem obter esse mesmo conhecimento, se desejarem. Se não tiverem interesse, você pouco poderá fazer para convencê-los. Simplesmente mude de assunto sem se preocupar.

Se eles desejarem conhecer a verdade, o seu testemunho poderá fazê-los prestar atenção e dará a você a oportunidade de ensinar-lhes a maneira de conseguir um testemunho próprio. Será necessário que eles estudem as escrituras, ouçam o testemunho de outras pessoas, e orem com sinceridade sobre o que aprenderem para que o Espírito Santo lhes revele a verdade. Você poderá ajudá-los a iniciar esse processo falando com eles sobre estes testemunhos:

  1. O próprio Pai Celestial testificou que Jesus Cristo é Seu Filho (ver Mateus 3:17; 17:5; 3 Néfi 11:7; Moisés 6:52, 57). O testemunho mais recente veio em 1820, quando Joseph Smith ouviu o Pai Celestial dizer, apontando para o Salvador: “Este é meu Filho Amado, Ouve-O” (Joseph Smith – História 1:17).

  2. Se seus amigos acreditam que Jesus foi um grande mestre, convide-os a examinar Seus ensinamentos e testemunho. Ele disse coisas que somente o Salvador poderia dizer, tais como: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá” (João 11:25). Para ser um verdadeiro mestre, é preciso ensinar a verdade, e Ele testificou de Si mesmo: “Sou Jesus Cristo, o filho de Deus” (3 Néfi 9:15).

  3. Os profetas também dão testemunho do Salvador. Por exemplo, o Apóstolo Pedro testificou: “Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo” (Mateus 16:16). Convide seus amigos para assistirem à conferência geral, ou dê-lhes um exemplar da edição de março de 2008 de A Liahona. Nessa edição da revista e na conferência, os apóstolos e profetas vivos — testemunhas especiais de Jesus Cristo — prestam testemunho de que Ele é o Salvador e o Filho de Deus.

Por fim, você pode explicar a seus amigos por que necessitamos de um Salvador. Explique-lhes que o pecado e a morte nos impedem de retornar ao Pai Celestial. Somente o Filho de Deus poderia realizar a Expiação, tornando assim possível o perdão e a Ressurreição. Testifique-lhes que sem a Expiação de Jesus Cristo não poderíamos desfrutar a paz nesta vida nem a vida eterna no mundo vindouro. “Nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4:12).

Leitores

Eu diria a meus amigos que Jesus foi realmente um grande mestre da moral. Uma das coisas mais importantes que Ele ensinou foi que Ele era o Salvador e o Filho de Deus. Acho que uma pessoa que mentisse e inventasse uma história dessas não poderia ser o grande mestre da moral. Meus amigos têm que decidir se acham que Ele era um homem de palavra. Quanto a mim, creio que Jesus Cristo era realmente o que disse ser: o Filho de Deus. Ganhei a certeza disso por mim mesmo, por meio da oração e do estudo das escrituras, e eu convidaria meus amigos a fazerem o mesmo.

Jacob J., 13, Arizona, EUA

Certa vez, eu estava com alguns amigos e um deles disse que não acreditava que Jesus Cristo fosse tudo o que diziam que Ele era, e que a Bíblia poderia ter sido escrita por qualquer pessoa. Nunca senti o Espírito tão forte como quando eu disse: “Eu sei que é verdade. Eu sei”. Ninguém disse nada. Meu amigo então disse que gostaria de poder ter a mesma certeza. Foi a oportunidade perfeita para falar a ele de como se consegue um testemunho. Ore ao Pai Celestial pedindo-Lhe que Ele o guie para que você seja um instrumento em Suas mãos. Não tenha medo de prestar seu testemunho.

Laura R., 20, Assunção, Paraguai

Convide seus amigos para assistirem ao DVD da Igreja Encontrar Fé em Cristo. Já vi muitas pessoas que passaram a saber que Jesus Cristo é o Filho de Deus e que Ele efetuou a Expiação infinita. Preste também seu testemunho, porque o Espírito Santo o confirmará.

Élder Mahunray Ada, 22, Missão Filipinas Manila

Em uma situação dessas, não vale a pena discutir e insistir em afirmar que Jesus Cristo é verdadeiramente o Salvador. Eu tentaria explicar por meio de fatos e prestando o testemunho de que Jesus é o Salvador e o Filho de Deus. Tenho certeza de que Deus lhe dará apoio e o Espírito vai mesmo ajudá-lo a encontrar as idéias e as palavras necessárias (ver Hebreus 10:15–16; 3 Néfi 28:11).

Elena F., 19, Ulianovsk, Rússia

Você pode prestar seu testemunho a respeito de Cristo. Fale a eles sobre o que você crê e cite passagens da Bíblia. Se não se interessarem, simplesmente esqueça o assunto e não permita que isso interfira em seu testemunho.

Cortney C., 16, Arizona, EUA

Eu não discutiria, mas prestaria o testemunho que tenho do Salvador e procuraria dessa maneira ajudá-los a compreender que Ele não apenas morreu e ressuscitou, mas também sofreu por nós para que pudéssemos nos arrepender. Ele nos deu o exemplo de como podemos voltar para onde Ele Se encontra para viver com Ele eternamente. Ajude-os também a compreender que o Livro de Mórmon é outro testamento de Jesus Cristo.

Christopher F., 18, Talagante, Chile

Nunca fique com medo de prestar seu testemunho sobre o Salvador. Testifique a eles que você sabe que Jesus Cristo é o Filho de Deus e que Ele realmente morreu por nossos pecados. O Espírito testificará que Ele é o Cristo, o Salvador e Redentor do mundo. Pode ser que seja o seu testemunho que os convencerá de quem Ele realmente é.

Chelsea N., 18, Nevada, EUA