2005
Perguntas e Respostas
Abril de 2005


Perguntas e Respostas

“Algumas pessoas me dizem que tenho complexo de inferioridade, mas em minha opinião, sou simplesmente inferior. Como não sou tão inteligente, atraente nem talentoso como os outros, o que posso fazer para adquirir confiança e me sentir melhor?”

A Liahona

Você parece estar em busca de valor pessoal à maneira do mundo. Essa atitude traduz-se da seguinte forma: “Se sou melhor do que os outros em algum aspecto, então posso sentir-me melhor comigo mesmo”. É um método fadado ao fracasso, pois todos podem sempre achar alguém que é mais inteligente, mais atraente ou mais talentoso.

A solução é aplicar os padrões do Senhor para ganhar confiança e amor-próprio. Por ser um filho de Deus, você não é inferior ou superior a ninguém. “Assim diz o Senhor: Não apreciareis uma carne mais que outra, ou seja, nenhum homem se considerará melhor que outro.” (Mosias 23:7) As outras pessoas podem ter talentos diferentes dos seus, mas você tem seus próprios pontos fortes e dons do Espírito que pode partilhar com elas.

O Pai Celestial deseja que você se sinta melhor em relação a si mesmo. De fato, uma das bênçãos decorrentes da prática do evangelho é o sentimento de paz e alegria.

Embora o Pai Celestial queira que você seja feliz, Satanás deseja seu infortúnio. é fácil ver essa oposição na vida de Moisés. Quando o diabo o tentou, Moisés adquiriu forças ao orar e recordar que era filho de Deus. (Ver Moisés 1:13, 24–25.)

Assim como Moisés, você é filho de Deus. Satanás quer que você se esqueça disso. E ele sabe que você se sentirá inferior se ele conseguir fazer você achar que não está “à altura”. Assim, ele deseja que você julgue a si mesmo pelos padrões do mundo: aparência, popularidade, inteligência e assim por diante.

Os padrões do Senhor são diferentes: “O Senhor olha para o coração”. (I Samuel 16:7) Se seu coração for virtuoso e cheio de amor, “então tua confiança se fortalecerá na presença de Deus”. (D&C 121:45) Esse é o melhor tipo de confiança.

Eis algumas sugestões para sentir-se melhor:

  • Assim como Moisés, ore para que o Senhor o ajude a lembrar-se de que você é filho Dele e que possui um trabalho importante a realizar;

  • Leia sua bênção patriarcal;

  • Procure o que há de bom em si mesmo;

  • Sirva ao próximo. O serviço dedicado pode trazer sentimentos de alegria e auto-estima;

  • Faça exercícios físicos. A atividade física é uma forma excelente de levantar o moral;

  • Renda graças ao Senhor em oração;

  • Desenvolva seus talentos participando de atividades que você aprecia;

  • Acima de tudo, guarde os mandamentos. Esse é o caminho da felicidade.

Sentir-se bem consigo mesmo não pressupõe sentir-se superior aos outros. É algo que decorre da consciência de sermos amados por Deus e estarmos agindo segundo Sua vontade.

Leitores

Cada um de nós recebe dons e talentos de Deus. O importante é termos confiança não em nós mesmos, mas em Cristo, pois é Ele que nos dá a força e a coragem para fazermos todas as coisas e nos ajuda a perceber o quão importante somos e como é grande nosso valor.

Emilie Levert, 20 anos, Ala Lemoyne, Estaca Montreal Québec

Quando ouço falar de pessoas que têm complexo de inferioridade, fico muito magoada, pois penso em como nosso Criador deve ficar triste ao ver que não gostamos de nós mesmos. Esquecemos rápido demais que somos filhos de Deus e que Ele nos ama como somos. Cada um de nós tem dons diferentes. Uma pessoa canta bem, outra dá bons conselhos. Pergunte a seus amigos e familiares o que eles apreciam em você.

Deborah Torke, 17 anos, Ala Neumünster, Estaca Neumünster Alemanha

Oro ao Pai Celestial para que me ajude a sentir-me melhor e a transformar minha inferioridade em força. Tento não me preocupar demais com o que dizem as pessoas. Creio que todos têm dons. Só precisamos identificá-los, empenhando-nos ao máximo para isso. O melhor que posso fazer é viver com fé em Cristo, confiando Nele. É assim que posso ter paz no coração.

Srinakorn Supakote, 18 anos, Ramo Korat, Distrito Khon Kaen Tailândia

Todos têm fraquezas, assim precisamos traçar metas para superá-las. O livreto chamado Para o Vigor da Juventude nos ajudará a fazê-lo. Se estudarmos essa publicação, poderemos descobrir muitos talentos. Devemos sempre orar, jejuar, ler as escrituras e participar da noite familiar e ter confiança em nós mesmos. Então, tudo irá bem.

Nikolay Losev, 17 anos, Ramo Nizhegorodsky Tsentralny, Missão Rússia Moscou

Sei exatamente como você se sente. No passado, sentia-me exatamente da mesma forma. Eu tinha a impressão de que os outros sempre eram melhores, então por que tentar aperfeiçoar-me? Duas coisas em especial ajudaram-me a parar de pensar dessa maneira: primeiro, comecei a servir ao próximo. Isso me fez sentir-me especial e importante. Em segundo lugar, desenvolvi meus talentos. Todos os têm. Recorde sempre que todos nós somos filhos do Pai Celestial, que nos ama.

Lizzie Pecora, 16 anos, Ala Grouse Creek, Estaca Oakley Idaho

Pense no que você tem de bom. Tenho certeza de que achará muitas coisas. Acredite em si mesmo. Quando me sinto inferior a alguém, é porque vejo pontos fracos em mim mesma e comparo-os aos pontos fortes de outras pessoas. Assim, é claro que me sinto inferior. Se eu fosse você, não me compararia com os outros.

Shay Branch, 14 anos, Ala Greeley IV, Estaca Greeley Colorado

Procure ler as escrituras e orar pedindo ajuda. As escrituras são a palavra de Deus. Se você as estudar com cuidado, encontrará a resposta. Deus o ajudará a vencer essa dificuldade se você tiver fé.

Joseph Chittock, 12 anos, Ala Catford, Estaca Londres Inglaterra Wandsworth

às vezes, sinto-me inferior. Contudo, supero essa sensação ao recordar sempre que sou filha de Deus e que Ele me ama. Assim, adquiro mais confiança e sempre me sinto melhor.

April Flores, 17 anos, Ramo Catbalogan I, Distrito Catbalogan Filipinas

As respostas da revista A Liahona e dos leitores são concedidas à guisa de orientação, não como pronunciamentos doutrinários da Igreja.

“A auto-estima (…) resulta de um relacionamento próximo com Deus.

Se amarmos a Deus, fizermos Sua vontade e temermos Seus juízos mais do que os dos homens, teremos auto-estima. (…)

(…) Cristo deseja erguer-nos até onde Ele está.”

Presidente Ezra Taft Benson (1899–1994), “Cleansing the Inner Vessel”, Ensign, maio de 1986, p. 6; “Beware of Pride”, Ensign, maio de 1989, p. 6.