2002
Perguntas e Respostas
Agosto de 2002


Perguntas e Respostas

Como posso fazer meus amigos entenderem que sou Cristão?

Alguns de meus amigos dizem que não acredito no verdadeiro Jesus Cristo porque sou membro da Igreja. Nada do que digo faz diferença. O que posso fazer?

Perguntas respondidas à guisa de orientação, não como pronunciamentos doutrinários da Igreja.

Resposta de a Liahona

Se seus amigos insistem em dizer que vocês não acreditam no verdadeiro Jesus Cristo porque são membros da Igreja, talvez eles estejam apenas repetindo o que ouviram de pessoas que não conhecem as nossas crenças ou de pessoas cuja visão foi obscurecida pelo preconceito. Como membros da Igreja, talvez sejamos mal interpretados ou sejamos alvo de preconceito.

Quando diante de uma acusação de que vocês não são cristãos porque são santos dos últimos dias, vocês podem explicar sua crença no Salvador e prestar testemunho Dele. Seus amigos talvez reconheçam a profundidade de sua devoção.

Algumas pessoas que fazem esse tipo de acusação, todavia, podem não ser meramente pessoas que ignoram nossas crenças. Talvez elas queiram debater doutrinas. Se seus amigos se encaixam nessa categoria, vocês podem explicar-lhes suas crenças e prestar testemunho delas, mas é possível que elas não ouçam o que diz. Se for esse o caso, vocês podem mostrar-lhes por meio de atitudes que são, de fato, seguidores de Jesus Cristo.

O Salvador disse: “Se me amais, guardai os meus mandamentos” (João 14:15); “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (João 13:34–35); “Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando”. (João 15:14) O melhor, e às vezes o único, testemunho que podem prestar é a maneira como vivem. A Igreja hoje desfruta de mais prestígio no mundo do que jamais teve, por causa do bom exemplo de vida dos seus membros.

Respostas dos Leitores

O exemplo fala mais alto que mil palavras. Se seguirmos Jesus Cristo com fé, com um coração sincero e com humildade; se vivermos o evangelho e vivermos uma vida cristã; se tentarmos ser como Cristo e dermos um bom exemplo, as pessoas entenderão que nossa Igreja é a Igreja de Jesus Cristo.

Shu Yang Wen, Ala I Chia Yi, Estaca Tainan Taiwan

Sigam o conselho que se encontra em D&C 11:21 e procurem obter a palavra do Senhor. Se assim fizerem, vocês receberão “o poder de Deus para convencer os homens”. Por meio desse processo vocês certamente terão conforto e orientação.

Masaki Keikyu, Ala Gokiso, Estaca Nagóia Japão

Não importa o que nossos amigos digam, o mais importante que podemos fazer é permanecermos firmes, constantes e imutáveis em nosso testemunho de que pertencemos à verdadeira Igreja e de que estamos servindo à verdade e ao Deus vivo e Seu Filho, Jesus Cristo. Creio que “tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”. (Eclesiastes 3:1) Tempo virá em que nossos amigos aprenderão mais sobre a Igreja. Nosso exemplo, testemunho e nossa constância fazem a diferença.

Jeoffrey N. Nool, Ramo Paniqui I, Distrito Paniqui Filipinas

Estou servindo como missionária de tempo integral e tentando ser uma testemunha viva de que Jesus é o Cristo — que Ele é real e que vive. Ao prestarmos tal testemunho, é-nos prometido que “derramar-se-á o Espírito Santo testificando todas as coisas que [dissermos]”. (D&C 100:8)

Síster Loravella Abelo Ranque, Missão Filipinas Olongapo

A fim de convencer meus amigos de que sou cristã, posso mostrar-lhes, por meio do exemplo, que amo a Deus e a Jesus Cristo. Posso orar e posso pedir a meus amigos que orem para saber a verdade. Sei que pelo meu exemplo, fé, amor e obediência, meus amigos descobrirão que sou cristã.

Maya Saparbekovna Bisembina, Ramo Nakhodka, Missão Rússia Vladivostok

Se nos esforçarmos para amar a todos, para bendizer nossos inimigos e visitar os aflitos — como fez o Salvador — seremos conhecidos como verdadeiros seguidores de Jesus Cristo.

Kelepi To’a Fameitau, Ala East Lakes (Tonga), Estaca Sidney Austrália Hyde Park

O que fazemos é mais importante do que o que dizemos. Muitas pessoas não acreditavam em Jesus Cristo como o Messias, mas Ele mostrou a verdade por meio de Seu exemplo perfeito, de seu amor, serviço, bondade, humildade e caridade. Podemos fazer o mesmo, sendo uma luz para outras pessoas em todos os momentos e em todos os lugares. (Ver Mosias 18:9.)

Élder Melvin Dorian Rodas López, Missão Honduras San Pedro Sula

Digo aos meus amigos que se não acreditasse em Jesus Cristo, não teria ouvido os missionários quando Deus os enviou para ensinar-me Seu evangelho. Não teria sentido o Espírito Santo, e não teria me filiado à Igreja.

Marina Vladimirovna Khlapova, Ramo Nakhodka, Missão Rússia Vladivostok

A melhor coisa que posso fazer pelos meus amigos é convidá-los para irem à Igreja. Posso também orar e jejuar por eles e prestar meu testemunho. Sei que Deus ajudará meus amigos a entenderem o que Jesus Cristo significa em nossa vida e qual é o Seu plano para nós.

Richelle M. Miguel, Ramo Echague I, Distrito Alicia Filipinas

Se meus amigos questionassem minha crença no Salvador, eu os mostraria que nossas atividades são centralizadas em Jesus Cristo, e os convidaria para uma reunião batismal, por exemplo. Emprestaria também a eles alguns livros da biblioteca da Igreja. Porém, antes de mais nada, oraria para que o Espírito tocasse seu coração.

Esther N. Ninedeys, Ramo Calabar I, Distrito Calabar Nigéria

Nessa situação, eu diria aos meus amigos que a oração é a melhor maneira de descobrir se aquilo em que acredito é verdadeiro. Sugeriria que orássemos juntos e pedíssemos ao Pai Celestial que nos mostrasse se minhas crenças são corretas. Por meio da oração Ele manifesta a verdade de todas as coisas.

Reyna Guadalupe Orozco Portillo, Ala Las Huertas, Estaca Culiacán México Tamazula

Devemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para assegurar que nosso testemunho toque o coração de outras pessoas. Devemos ser um exemplo para os outros, seja em palavras, na maneira como vivemos, nas roupas que usamos ou no entretenimento que escolhemos. Nossos amigos podem não acreditar em nós agora, mas algum dia eles se lembrarão do legado de fé que lhes deixamos por meio do nosso exemplo.

Lucía Cecilia Pérez, Ala Unión II, Estaca Trelew Argentina Norte

Os Santos dos Últimos Dias são Cristãos

O conceito mais errado que as pessoas têm a nosso respeito é o de que não somos seguidores de Jesus Cristo. Essa é a acusação que nos fazem constantemente. Não existe nada de verdadeiro nela. Se existe um povo neste mundo que creia em Jesus Cristo é o povo desta Igreja. A Igreja tem o Seu nome. Ele é a figura central de nossa adoração. [A idéia de que não somos cristãos] é um conceito errado que tem sido repetidas vezes divulgado e transmitido a nosso respeito, mas está gradativamente perdendo força. As coisas estão mudando. Estamos sendo mais aceitos do que no passado. Creio que esta é a grande época de boa vontade em relação à Igreja.” — Presidente Gordon B. Hinckley (“Pensamentos Inspiradores”, A Liahona, junho de 1999, pp. 3–4)