Conferência Geral
O Poder de Curar de Jesus Cristo
Conferência Geral de outubro de 2020


O Poder de Curar de Jesus Cristo

Ao virmos a Jesus Cristo exercendo fé Nele, ao nos arrependermos e fazermos e cumprirmos convénios, a nossa fragilidade — independentemente da sua causa — será curada.

Desde o início deste ano, temos enfrentado muitos acontecimentos inesperados. A perda de vidas e de rendimentos devido à pandemia mundial afetou seriamente a comunidade global e a economia.

Terremotos, incêndios e inundações em diferentes partes do mundo, bem como outros desastres relacionados com o clima, deixaram pessoas desamparadas, desesperadas e destroçadas, a imaginar se as suas vidas algum dia voltarão a ser as mesmas.

Deixem-me contar-vos uma história pessoal sobre ficar destroçado.

Quando os nossos filhos eram pequenos, decidiram que queriam ter aulas de piano. O meu marido, Rudy, e eu queríamos proporcionar essa oportunidade aos nossos filhos, mas não tínhamos um piano. Não tínhamos dinheiro para comprar um piano novo, por isso o Rudy começou a procurar um em segunda mão.

Naquele ano, pelo Natal, ele surpreendeu-nos a todos com um piano e, com o passar dos anos, os nossos filhos aprenderam a tocar.

Imagem
O Antigo Piano.

Quando os nossos meninos cresceram e saíram de casa, o velho piano só acumulava pó e, como tal, acabámos por vendê-lo. Passaram-se alguns anos e já tínhamos economizado algum dinheiro. Certo dia, o Rudy disse: “Acho que está na hora de comprarmos um piano novo”.

E eu perguntei: “Por que é que haveríamos de comprar um piano novo, se nenhum de nós sabe tocar?”

E ele disse: “Ah, mas podemos conseguir um piano que toca sozinho! Com um iPad, podes programar o piano para tocar mais de 4.000 músicas, inclusive hinos, músicas do Coro do Tabernáculo, todas as músicas da Primária e muito mais”.

O Rudy é um excelente vendedor, no mínimo.

Imagem
Piano novo

Comprámos um piano novo lindíssimo e, uns dias depois, dois homens grandes e fortes vieram entregá-lo a nossa casa.

Mostrei-lhes onde queria que ele ficasse e saí do caminho.

Imagem
Transportar o piano

Era um piano baby grand pesado e, para passar pela porta, tiveram de retirar-lhe as pernas e colocá-lo de lado em cima do carrinho de mão que tinham trazido com eles.

A nossa casa ficava numa zona íngreme e, infelizmente, tinha nevado uma horas antes naquele dia, deixando as coisas molhadas e lamacentas. Estão a ver onde é que eu quero chegar?

Enquanto os homens transportavam o piano pela encosta acima, ele escorregou e ouviu-se um enorme estrondo. O piano tinha caído do carrinho de mão e atingido o solo com tamanha força que deixou uma grande mossa no nosso relvado.

Eu disse: “Ó Céus! Vocês estão bem?”

Felizmente, ambos estavam bem.

Olharam um para o outro com os olhos arregalados, depois olharam para mim e disseram: “Pedimos imensa desculpa. Vamos levá-lo de volta para a loja e o nosso gerente irá contactá-los”.

Passado pouco tempo, já o gerente estava a conversar com o Rudy e a combinar a entrega de um novo piano. O Rudy é uma pessoa gentil e misericordiosa e disse ao gerente que não havia problema se eles simplesmente reparassem os estragos e trouxessem o mesmo piano, mas o gerente insistiu em enviar-nos um novo.

Ao que o Rudy respondeu, dizendo: “Não pode ser assim tão mau. Basta só consertá-lo e entregá-lo”.

Mas, o gerente retorquiu: “A madeira partiu-se e, quando a madeira se parte, o som nunca mais será o mesmo. Vão receber um piano novo”.

Irmãs e irmãos, não seremos nós como este piano, um pouco partidos, rachados e danificados, a sentir que nunca mais seremos os mesmos? No entanto, ao virmos a Jesus Cristo exercendo fé Nele, ao nos arrependermos e fazermos e cumprirmos convénios, a nossa fragilidade — independentemente da sua causa — será curada. Este processo, que convida o poder de cura do Salvador à nossa vida, não só nos restaura ao que eramos antes, como nos torna melhores do que nunca. Sei que, através do nosso Salvador Jesus Cristo, podemos todos ser sarados, curados e cumprir o nosso propósito, tal como um maravilhoso piano novinho em folha.

O Presidente Russell M. Nelson ensinou: “Quando árduas tribulações se depararem no nosso caminho, é hora de aprofundar a nossa fé em Deus, de trabalhar com afinco e de servir outros. E nesse momento, Ele curará o nosso coração partido. E derramará sobre nós paz interior e consolo. Essas grandes dádivas não serão destruídas, nem mesmo pela morte”. 1

Jesus disse:

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim; que sou manso e humilde de coração: e encontrareis descanso para as vossas almas.

Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” (Mateus 11:28–30).

Imagem
O Nosso Salvador Jesus Cristo

Para vir até Ele e curar o que está partido, precisamos de ter fé em Jesus Cristo. “Ter fé em Jesus Cristo significa confiar Nele completamente — acreditar [no] Seu poder… e amor infinitos. Isso inclui acreditar [nos] Seus ensinamentos. Significa acreditar que, mesmo que não entendamos todas as coisas, Ele entende. Por Ele ter sentido todas as nossas dores, aflições e fraquezas, Ele sabe como ajudar-nos a vencer as dificuldades diárias.” 2

Ao virmos a Ele, “podemos ter uma vida cheia de alegria, paz e consolo. Tudo o que é [difícil e desafiante] nesta vida pode ser corrigido através da Expiação de Jesus Cristo”. 3 Ele aconselhou-nos: “Buscai-me em cada pensamento; não duvideis, não temais” (Doutrina e Convénios 6:36).

No Livro de Mórmon, quando Alma e o seu povo foram quase esmagados pelos fardos que eram colocados sobre eles, o povo implorou por alívio. O Senhor não retirou os seus fardos; mas, em vez disso, prometeu-lhes:

“E também aliviarei as cargas que são colocadas sobre vossos ombros, de modo que não as podereis sentir sobre vossas costas enquanto estiverdes no cativeiro; e isso eu farei para que sejais minhas testemunhas no futuro e para que tenhais plena certeza de que eu, o Senhor Deus, visito meu povo nas suas aflições.

E aconteceu que as cargas impostas a Alma e seus irmãos se tornaram leves; sim, o Senhor fortaleceu-os para que pudessem carregar seus fardos com facilidade; e submeteram-se de bom grado e com paciência a toda a vontade do Senhor” (Mosias 24:14–15).

Sobre a capacidade do Salvador de curar e aliviar fardos, o Elder Tad R. Callister ensinou:

“Uma das bênçãos da Expiação é a de podermos receber os poderes de socorrer do Salvador. Isaías falou repetidamente da cura levada a cabo pelo Senhor e da Sua influência consoladora. Ele testificou que o Salvador era ‘a fortaleza do necessitado, na sua angústia, refúgio contra a tempestade, e sombra contra o calor’ (Isaías 25:4). E para aqueles que sofrem, Isaías declarou que o Salvador possui o poder de ‘consolar todos os tristes’ (Isaías 61:2), e enxugar ‘as lágrimas de todos os rostos’ (Isaías 25:8; ver também Apocalipse 7:17); ‘vivificar o espírito dos abatidos’ (Isaías 57:15); e ‘restaurar os contritos de coração’ (Isaías 61:1; ver também Lucas 4:18; Salmos 147:3). Tão expansivo era o seu poder de socorrer que Ele podia trocar ‘grinalda por cinza, óleo de alegria por tristeza, veste de louvor por espírito angustiado’ (Isaías 61:3).

“Oh, que esperança se eleva nessas promessas!… O Seu espírito cura; refina; consola; dá nova vida a corações sem esperança. Ele tem o poder de transformar tudo o que é feio e cruel e sem valor [nesta] vida, em [algo esplendoroso], supremo e glorioso. Ele tem o poder de converter as cinzas da mortalidade nas belezas da eternidade”. 4

Testifico que Jesus Cristo é o nosso Salvador amoroso, o nosso Redentor, o Mestre da Cura e o nosso amigo fiel. Se nos voltarmos para Ele, Ele curar-nos-á por completo. Testifico que esta é a Sua Igreja e que Ele está a preparar-se para regressar novamente e reinar com poder e glória nesta Terra. Em nome de Jesus Cristo, amém.

Notas

  1. Russell M. Nelson, “Jesus Cristo — o Mestre da Cura” ,Liahona, nov. 2005.

  2. ”, Tópicos do Evangelho, https://www.churchofjesuschrist.org/topics?lang=por

  3. Pregar Meu Evangelho: Um Guia para o Serviço Missionário, rev. ed. (2018), p. 52, ChurchofJesusChrist.org

  4. Tad R. Callister, The Infinite Atonement (2000), 206–7, (Versão Portuguesa: “A Expiação Infinita” [2014]).