Conferência Geral
Todas as Nações, Tribos e Línguas
Conferência Geral de outubro de 2020


Todas as Nações, Tribos e Línguas

Podemos tornar-nos, à nossa maneira, parte do cumprimento das profecias e promessas do Senhor—parte do evangelho que abençoa o mundo.

Queridos irmãos e irmãs, recentemente oficiei um selamento no templo, seguindo as diretrizes da COVID-19. Junto com a noiva e o noivo, ambos fiéis ex-missionários, estavam os seus pais e todos os seus irmãos. Não foi fácil! A noiva é a nona de dez filhos. Os seus nove irmãos sentaram-se por ordem, do mais velho para o mais novo, com o devido distanciamento social, é claro.

A família procurava ser uma boa vizinha onde quer que vivesse. No entanto, a mãe da noiva disse que uma comunidade não os acolheu bem, porque a sua família era membro d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

A família fez de tudo para fazer amigos na escola, contribuir e ser aceite, mas sem sucesso. A família orou e orou para que os corações se abrandassem.

Certa noite, a família sentiu que as suas orações foram atendidas, embora de uma forma muito inesperada. A casa deles incendiou-se e foi totalmente destruída pelo fogo. Mas aconteceu algo mais. O fogo abrandou o coração dos seus vizinhos.

Os vizinhos e a escola local juntaram roupas, sapatos e outras necessidades da família que tinha perdido tudo. A bondade abriu a compreensão. Não era assim que a família esperava ou imaginava que as suas orações fossem respondidas. No entanto, eles expressam gratidão pelo que aprenderam por intermédio de experiências difíceis e respostas inesperadas a orações sinceras.

Na verdade, para aqueles que têm corações e olhos fiéis para ver, as ternas misericórdias do Senhor manifestam-se durante os desafios da vida. Os desafios e sacrifícios enfrentados fielmente trazem as bênçãos do Céu. Na mortalidade, podemos perder ou esperar por algumas coisas por um tempo, mas no final encontraremos o que é mais importante. 1 Esta é a Sua promessa. 2

A nossa proclamação bicentenária de 2020 começa com a promessa profundamente inclusiva de que “Deus ama os Seus filhos em todas as nações do mundo.” 3 Em todas as nações, tribos, línguas e povos, 4 Deus promete, faz convénio e convida cada um de nós a participar da Sua abundante alegria e bondade.

Em todas as escrituras é afirmado o amor de Deus por todas as pessoas. 5 Esse amor abrange os convénios abraâmicos, a coligação dos Seus filhos dispersos, 6 e a teia e trama do Seu plano de felicidade na nossa vida.

Na família da fé não deve haver estranhos, nem estrangeiros, 7 nem ricos e pobres, 8 nem quaisquer “outros.” Como “concidadãos dos santos,” 9 somos convidados a mudar o mundo para melhor, de dentro para fora, uma pessoa, uma família, um bairro de cada vez.

Isso acontece quando vivemos e compartilhamos o evangelho. No início desta dispensação, o Profeta Joseph recebeu uma profecia notável de que o Pai Celestial deseja que toda a humanidade, em todo mundo, descubra o amor de Deus e experimente o Seu poder para crescer e mudar.

Imagem
Casa da família Smith

Esta profecia foi recebida aqui em Palmyra, Nova York, na casa de troncos da família Smith. 10

Imagem
Casa do Elder e da Irmã Smith

Concluída em 1998, a casa dos Smith está reconstruída sobre os seus alicerces originais. O quarto do segundo andar ocupa o mesmo espaço físico de 5,5 x 9 x 3 metros onde, na noite de 21 de setembro de 1823, Moroni, como mensageiro glorioso de Deus,veio ao jovem Joseph como um glorioso mensageiro de Deus. 11

Lembram-se do que o Profeta Joseph contou:

“[Moróni] chamou-me pelo nome e disse-me (…) que Deus tinha uma obra a ser executada por mim; e que meu nome seria considerado bom e mau entre todas as nações, tribos e línguas. (…)

Disse-me que havia um livro escondido, (…) que o livro continha a plenitude do evangelho eterno”. 12

Fazemos aqui uma pausa. Adoramos Deus, o Pai Eterno, e Seu Filho, Jesus Cristo, não o Profeta Joseph nem qualquer homem ou mulher mortal.

No entanto, considerem como as profecias que Deus dá aos Seus servos se cumprem. 13 Algumas cumpriram-se antes, outras depois, mas todas são cumpridas. Ao darmos ouvidos ao espírito de profecia do Senhor, podemos tornar-nos, à nossa maneira, parte do cumprimento de Suas profecias e promessas — parte do evangelho que abençoa o mundo.

Em 1823, Joseph era um adolescente desconhecido de 17 anos que vivia numa uma vila obscura, num país recém-independente. A menos que fosse verdade, como é que ele poderia imaginar dizer que seria um instrumento na obra de Deus e traduziria pelo dom e poder de Deus as escrituras sagradas, as quais se tornariam conhecidas em todo o mundo?

No entanto, porque é verdade, podemos testemunhar o cumprimento dessa profecia mesmo quando somos convidados a ajudar a realizá-la.

Irmãos e irmãs, de todo o mundo, cada um de nós que está a participar desta conferência geral de outubro de 2020 está entre as nações, tribos e línguas faladas.

Hoje, os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias vivem em 196 nações e territórios, com 3,446 estacas da Igreja em 90 deles. 15 Somos representativos tanto em abrangência geográfica como em centros de fortalecimento

Em 1823, quem poderia imaginar que em 2020 haveria três países, cada um com mais de um milhão de membros desta Igreja: os Estados Unidos, o México e o Brasil?

Ou 23 países, cada um com mais de 100.000 membros da Igreja: 3 na América do Norte, 14 na América Central e do Sul, 1 na Europa, 4 na Ásia e 1 em África? 16

O Presidente Russell M. Nelson chama o Livro de Mórmon “um milagre milagroso.” 17 As suas testemunhas testificam: “Seja conhecido de todas as nações, famílias, línguas e povos.” 18 Hoje, a conferência geral está disponível em 100 idiomas. O Presidente Nelson prestou testemunho de Jesus Cristo e do Seu evangelho restaurado em 138 nações, e mais nações ouvirão o seu testemunho.

Começando com 5.000 cópias impressas em 1830 da primeira edição do Livro de Mórmon, foram publicadas em 112 idiomas cerca de 192 milhões de cópias de parte ou de todo o Livro de Mórmon. Estão também amplamente disponíveis digitalmente. As traduções atuais do Livro de Mórmon incluem a maioria das 23 línguas faladas mundialmente por mais de 50 milhões de pessoas, as línguas nativas de um conjunto de cerca de 4,1 bilhões de pessoas.

Por meios pequenos e simples — dos quais cada um de nós é convidado a participar — grandes coisas são realizadas.

Por exemplo, numa conferência de estaca em Monroe, Utah, com 2.200 habitantes, perguntei quantos tinham servido missão. Quase todas as mãos se levantaram. Nos últimos anos, só nessa estaca, serviram 564 missionários em todos os 50 estados dos EUA e em 53 países — em todos os continentes, exceto na Antártica.

Por falar da Antártica, até mesmo em Ushuaia, no extremo sul da Argentina, vi uma profecia a ser cumprida quando os nossos missionários compartilharam o evangelho restaurado de Jesus Cristo num lugar chamado “fim da terra”. 20

Imagem
Mural formado pelos volumes dos Santos

O mural formado pelas capas dos nossos quatro volumes de Santos 21 retrata uma tapeçaria global dos frutos de viver o evangelho que chegam aos santos fiéis em todos os lugares. A história da nossa Igreja está ancorada no testemunho vivido e na jornada do evangelho de cada membro, incluindo Mary Whitmer, a irmã fiel a quem Moróni mostrou as placas do Livro de Mórmon. 22

Imagem
Novas Revistas da Igreja

Em janeiro de 2021, as três novas revistas globais da Igreja — Meu Amigo, Para o Vigor da Juventude, e a Liahona— convidam todos a fazer parte e a compartilhar experiências e testemunho na nossa comunidade de fé mundial. 23

Irmãos e irmãs, à medida que aumentamos a nossa fé no Pai Celestial e Jesus Cristo, recebemos as bênçãos encontradas ao viver as verdades do evangelho restaurado e os convénios sagrados, e estudamos, ponderamos e compartilhamos sobre a Restauração contínua, participamos do cumprimento de profecias.

Estamos a mudar-nos a nós mesmos e ao mundo num padrão do evangelho que abençoa vidas em todos os lugares.

Uma irmã africana diz: “O serviço do sacerdócio do meu marido torna-o mais paciente e gentil. E estou a tornar-me uma esposa e mãe melhor”.

Um agora respeitado consultor empresarial internacional na América Central diz que, antes de descobrir o evangelho restaurado de Deus, vivia sem rumo na rua. Agora ele e a família encontraram identidade, propósito e força.

Um menino na América do Sul cria galinhas e vende ovos para ajudar a comprar janelas para a casa que a sua família está a construir. Ele paga o dízimo primeiro. Ele verá literalmente as janelas do Céu abertas.

Uma família nativa americana cultiva, em Four Corners, uma bela roseira para florescer no deserto, símbolo da fé do evangelho e da autossuficiência.

Para um irmão no Sudeste Asiático, sobrevivente de uma guerra civil amarga, a vida desesperada não tinha sentido. Ele encontrou esperança num sonho em que um ex-colega de classe segurava numa bandeja do sacramento e testificava sobre as ordenanças de salvação e a Expiação de Jesus Cristo.

O Pai Celestial convida-nos em todos os lugares para sentir o Seu amor, aprender e crescer através dos estudos, do trabalho honrado, do serviço autossuficiente e dos padrões de bondade e felicidade que encontramos na Sua Igreja restaurada.

À medida que passamos a confiar em Deus, às vezes, por intermédio de súplicas nos nossos momentos mais sombrios, solitários e incertos, aprendemos que Ele conhece-nos melhor e ama-nos mais do que sabemos ou amamos a nós mesmos.

É por isso que precisamos da ajuda de Deus para promover justiça, igualdade, imparcialidade e paz duradouras nos nossos lares e comunidades. A nossa narrativa, lugar e pertença mais verdadeiros, profundos e autênticos vêm quando sentimos o amor redentor de Deus, buscamos graça e milagres por intermédio da Expiação de Seu Filho e estabelecemos relacionamentos duradouros através de convénios sagrados.

Bondade religiosa e sabedoria são necessárias no mundo desordenado, barulhento e poluído de hoje. De que outra forma podemos refrescar, inspirar e edificar o espírito humano?

Imagem
Plantação de árvores no Haiti
Imagem
Plantação de árvores no Haiti
Imagem
Plantação de árvores no Haiti

Plantar árvores no Haiti é apenas um entre centenas de exemplos de pessoas que se unem para fazer o bem. A comunidade local, incluindo 1.800 membros da nossa Igreja, que doou as árvores, reuniu-se para plantar cerca de 25.000 árvores. 25 Este projeto plurianual de reflorestamento já plantou mais de 121.000 árvores. E antecipa plantar mais dezenas de milhares.

Este esforço conjunto fornece sombra, conserva o solo, diminui futuras inundações. Embeleza a vizinhança, constrói a comunidade, satisfaz o paladar e nutre a alma. Se perguntar aos haitianos quem colherá os frutos dessas árvores, eles dirão: “Quem estiver com fome”.

Oitenta por cento da população mundial é filiada a uma religião. 26 As comunidades religiosas respondem prontamente às necessidades imediatas após desastres naturais, bem como às necessidades crónicas de comida, abrigo, educação, alfabetização e formação profissional. Em todo o mundo, os nossos membros, amigos e Igreja ajudam as comunidades a apoiar os refugiados e fornecem água, saneamento, mobilidade para deficientes físicos, cuidados com a visão — uma pessoa, uma aldeia, uma árvore de cada vez. 27 Em todos os lugares, procuramos ser bons pais e bons cidadãos, para contribuir na nossa vizinhança e sociedade, inclusive por intermédio da Instituição de Caridade Santos dos Últimos Dias. 28

Deus dá-nos arbítrio moral — e responsabilidade moral. Declara o Senhor: “Eu, o Senhor Deus, liberto-vos; portanto, sois verdadeiramente livres”. 29 Ao proclamar “liberdade aos cativos”, 30 o Senhor promete que a Sua Expiação e os caminhos do evangelho podem romper as correntes temporais e espirituais. 31 Felizmente, essa liberdade redentora estende-se àqueles que já morreram.

Há alguns anos, um padre na América Central disse-me que estava a estudar o “baptismo para pessoas falecidas” dos Santos dos Últimos Dias. “Parece justo”, disse o padre, “que Deus oferecesse a todas as pessoas a oportunidade de receber o batismo, não importando quando ou onde vivessem, excepto crianças pequenas, que ‘estão vivas em Cristo’. 32 O apóstolo Paulo, observou o padre,”fala dos mortos que aguardam o batismo e a ressurreição”. 33 As ordenanças vicárias do templo prometem a “todas as nações, tribos e línguas” que ninguém precisa “permanecer escravo da morte, do inferno ou da sepultura.” 34

À medida que descobrimos Deus, às vezes, respostas inesperadas às orações tiram-nos da rua, levam-nos à comunidade, expulsam as trevas da nossa alma e orientam-nos para encontrar refúgio espiritual e pertença na bondade de Seus convénios e amor perpétuo.

Grandes coisas geralmente começam pequenas, mas os milagres de Deus manifestam-se diariamente.34 Somos muito gratos pelo dom sublime do Espírito Santo, a Expiação de Jesus Cristo e a doutrina, ordenanças e convénios revelados que encontramos na Sua Igreja restaurada chamada pelo Seu nome.

Que possamos aceitar com alegria o convite de Deus para receber e ajudar a cumprir as Suas bênçãos prometidas e profetizadas em todas as nações, tribos e línguas, eu oro, no sagrado e santo nome de Jesus Cristo. Amém.

Notas

  1. “Todas as tuas perdas serão compensadas na ressurreição, desde que continues fiel” ( Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith [2007], 51).

  2. Ver Mosias 2:41.

  3. A Restauração da Plenitude do Evangelho de Jesus Cristo: Uma Proclamação ao Mundo Bicentenária,” ChurchofJesusChrist.org; ver também, por exemplo, Alma 26:37.

  4. Ver Apocalipse 14:6; 1 Néfi 19:17; 22:28; 2 Néfi 30:8; Mosias 3:20; 15:28; Alma 37:4–6; 3 Néfi 28:29; Doutrina e Convénios 42:58; 133:37.

  5. Ver João 3:16–17; 15:12; Romanos 8:35, 38–39.

  6. Ver 1 Néfi 22:3, 9; Doutrina e Convénios 45:24-25, 69, 71; 64:42.

  7. Ver Efésios 2:19.

  8. Ver Doutrina e Convénios 104:14-17.

  9. Efésios 2:19.

  10. A algumas centenas de metros da porta dos fundos da casa dos Smith há um bosque de árvores, que se tornou o nosso Bosque Sagrado “a manhã de um dia lindo e claro, no início da primavera de mil oitocentos e vinte” (Joseph Smith — História 1:14).

  11. Estar no espaço físico específico de um conhecido evento histórico pode ligar de forma poderosa o tempo e o lugar. Ainda assim, o nosso testemunho dos eventos sagrados que envolveram a aparição de Moróni ao jovem Profeta Joseph é espiritual.

  12. Joseph Smith — História 1:33–34.

  13. Ver Amós 3:7; Doutrina e Convénios 1:38.

  14. Ver Alma 37:6; Doutrina e Convénios 64:33.

  15. Estatísticas da Igreja em 3 de setembro de 2020; “nações e territórios” incluem entidades como Guam, Porto Rico e Samoa Americana.

  16. Os 23 países são os Estados Unidos, México, Brasil, Filipinas, Peru, Chile, Argentina, Guatemala, Equador, Bolívia, Colômbia, Canadá, Reino Unido, Honduras, Nigéria, Venezuela, Austrália, República Dominicana, Japão, El Salvador, Nova Zelândia, Uruguai, e Nicarágua. A Austrália e a Nova Zelândia estão incluídas nos quatro países da Ásia com mais de 100.000 membros. A Austrália e a Nova Zelândia estão incluídas nos quatro países da Ásia com mais de 100.000 membros.

  17. Russell M. Nelson, “O Livro de Mórmon: Um Milagre Milagroso”, Seminário de 2016 para Novos Presidentes de Missão, 23 de junho de 2016.

  18. Ver “O Testemunho de Três Testemunhas,” e “O Testemunho de Oito Testemunhas,” Livro de Mórmon.

  19. Os trinta e quatro idiomas de tradução que virão também dão continuidade à promessa de que todo homem e mulher “ouvirá a plenitude do evangelho em [sua] própria língua e (…) idioma” (Doutrina e Convénios 90:11).

  20. Ver Doutrina e Convénios 122:1.

  21. Os títulos dos quatro volumes de Santos vêm da declaração de testemunho inspirado do Profeta Joseph na carta Wentworth — The Standard of Truth; No Unhallowed Hand; Boldly, Nobly and Independent; and Sounded in Every Ear.

  22. Ver Saintos: A História d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, vol. 1, The Standard of Truth, 1815–1846 (2018), 70–71.

  23. Ver Carta da Primeira Presidência, 14 de agosto de 2020

  24. Ver Gerrit W. Gong, “Seven Ways Religious Inputs and Values Contribute to Practical, Principle-Based Policy Approaches” (address given at the G20 Interfaith Forum, June 8, 2019), newsroom.ChurchofJesusChrist.org.

  25. Ver Jason Swensen, “A Igreja SUD comemora 30 anos no Haiti plantando milhares de árvores”, Deseret News, 1 de maio de 2013, www.deseretnews.com.

  26. Ver Pew Research Center, “The Global Religious Landscape,” Dez. 18, 2012, pewforum.org. Este “estudo demográfico abrangente de mais de 230 países e territórios … estima que haja 5,8 bilhões de adultos e crianças filiados numa religião ao redor do globo, representando 84% de 6,9 ​​bilhões da população mundial de 2010.”

  27. As virtudes e os valores religiosos ancoram e enriquecem a sociedade civil; inspirar a comunidade, participação cívica, coesão social, serviço e voluntariado; e promover a justiça, a reconciliação e o perdão, ajudando-nos inclusivamente a saber quando e como reter ou deixar ir, saber quando e o que lembrar ou esquecer.

  28. Além das suas contribuições para a Instituição de Caridade Santos dos Últimos Dias (ver latterdaysaintcharities.org), que serve como braço humanitário da Igreja, os membros d’ A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias unem-se a seus vizinhos e comunidades para doar o seu tempo e meios através do serviço em projetos JustServe ou Mãos que Ajudam (ver justserve.org e ChurchofJesusChrist.org/topics/humanitarian-service/helping-hands) e através das doação e ofertas de jejum (ver “Fasting and Fast Offerings”, Tópicos do Evangelho, topics.ChurchofJesusChrist.org). Cada um desses esforços requer a significativa generosidade dos membros e amigos da Igreja para abençoar milhares em todo o mundo.

  29. Doutrina e Convénios 98:8.

  30. Isaías 61:1; ver também João 8:36; Gálatas 5:1; Doutrina e Convénios 88:86.

  31. Esta esperança de liberdade inclui aqueles que procuram superar hábitos ou vícios debilitantes, comportamentos autodestrutivos, culpa intergeracional, ou qualquer tristeza.

  32. Lucas 8:12; ver também Doutrina e Convénios 137:10.

  33. Ver 1 Coríntios 15:29.

  34. “No Monte do Calvário”, Hino, nº113