Conferência Geral
Ouve-O
Conferência geral de abril de 2020


Ouve-O

O nosso Pai sabe que, quando estamos cercados por incerteza e medo, o que mais nos ajudará é ouvir o Seu Filho.

Meus queridos irmãos e irmãs, como sou grato que, por intermédio da tecnologia, podemos reunir-nos e adorar juntos, neste domingo de manhã. Quão abençoados somos por saber que o evangelho de Jesus Cristo foi restaurado na Terra!

Nas últimas semanas, a maioria de nós sofreu perturbações na vida pessoal. Terremotos, incêndios, inundações, pragas e as suas consequências perturbaram as rotinas e causaram escassez de alimentos, produtos básicos e poupanças.

No meio de tudo isto, elogiamos-vos e agradecemos-vos por escolherem ouvir a palavra do Senhor durante este período de turbulência, juntando-vos a nós na conferência geral. A crescente escuridão que acompanha a tribulação faz a luz de Jesus Cristo brilhar cada vez mais. Basta pensar no bem que cada um de nós pode fazer, durante este período de agitação global. O vosso amor e fé no Salvador podem muito bem ser o catalisador para alguém descobrir a Restauração da plenitude do evangelho de Jesus Cristo.

Nos últimos dois anos, a irmã Nelson e eu, encontramo-nos com milhares de vós, por todo o mundo. Reunimo-nos convosco em arenas externas e em salões de hotel. Em cada local, senti que estava na presença dos eleitos do Senhor e que estava a ver a coligação de Israel ocorrer diante dos meus olhos.

Vivemos nos dias que os “nossos antepassados ​​aguardaram com ansiedade”.1 Temos assentos na primeira fila para testemunhar ao vivo o que o profeta Néfi viu apenas em visão, de que o poder do Cordeiro de Deus desceria “sobre o povo do convénio do Senhor, que estava disperso sobre toda a face da terra; e estavam armados com retidão e com o poder de Deus, em grande glória”.2

Vocês, meus irmãos e irmãs, estão entre estes homens, mulheres e crianças que Néfi viu. Pensem nisso!

Independentemente de onde moram ou quais são as vossas circunstâncias, o Senhor Jesus Cristo é o vosso Salvador, e o profeta de Deus, Joseph Smith, é o vosso profeta. Ele foi pré-ordenado, antes da fundação do mundo, para ser o profeta desta última dispensação, onde “nada será retido”3 dos Santos. A revelação continua a fluir do Senhor durante este processo contínuo de restauração.

O que significa para vós que o evangelho de Jesus Cristo foi restaurado na Terra?

Significa que vocês e a vossa família podem ser selados para sempre! Significa que, por terem sido batizados por alguém que tem autoridade de Jesus Cristo e confirmados membros da Igreja Dele, podem desfrutar da companhia constante do Espírito Santo. Ele vai guiar-vos e proteger-vos. Significa que nunca ficarão sem conforto ou sem acesso ao poder de Deus para ajudar-vos. Significa que o poder do sacerdócio pode abençoar-vos ao receberem ordenanças essenciais, fazerem convénios com Deus e guardarem-nos. Estas verdades são uma âncora para a nossa alma, especialmente durante estes períodos em que a tempestade está revolta.

O Livro de Mórmon narra a clássica ascensão e queda de duas grandes civilizações. A história deles demonstra como é fácil a maioria das pessoas esquecer-se de Deus, rejeitar as advertências dos profetas do Senhor, e procurar poder, popularidade e os prazeres da carne.4 Repetidamente, os profetas do passado declararam “coisas grandes e maravilhosas ao povo, nas quais não acreditavam”.5

Não é diferente nos nossos dias. Através dos anos, grandes e maravilhosas coisas foram ouvidas de púlpitos dedicados por toda a terra. Contudo, muitas pessoas não adotam estas verdades, porque não sabem onde encontrá-las,6 ou porque estão a ouvir aqueles que não têm toda a verdade, ou porque rejeitaram a verdade em detrimento de ocupações mundanas.

O adversário é esperto. Ao longo de milénios, ele faz o bem parecer mal e o mal parecer bem.7 As suas mensagens tendem a ser ruidosas, ousadas e arrogantes.

Contudo, as mensagens do nosso Pai Celestial são surpreendentemente diferentes. Ele comunica-se de forma simples, silenciosa e com uma clareza tão impressionante que não podemos entendê-lo mal.8

Por exemplo, sempre que Ele apresentou o Seu Filho Unigénito aos mortais na Terra, fê-lo admiravelmente com poucas palavras. No monte da Transfiguração, Deus disse a Pedro, Tiago e João: “Este é o meu Filho amado; a ele ouvi”.9 As Suas palavras aos nefitas na antiga cidade de Abundância foram: “Eis aqui [o] meu Filho Amado, em quem me comprazo e em quem glorifiquei [o] meu nome — ouvi-o”.10 E, a Joseph Smith, naquela profunda declaração que abriu esta dispensação, Deus disse simplesmente: “Este é [o] meu Filho Amado. Ouve-O!11

Agora, meus queridos irmãos e irmãs, considerem o fato de que, nestas três instâncias que acabei de mencionar, pouco antes do Pai apresentar o Filho, as pessoas envolvidas estavam num estado de medo e, até certo ponto, em desespero.

Os apóstolos ficaram com medo quando viram Jesus Cristo rodeado por uma nuvem, no Monte da Transfiguração.

Os nefitas estavam com medo porque tinham passado por vários dias de destruição e escuridão.

Joseph Smith estava nas garras duma força das trevas, pouco antes do Céu se abrir.

O nosso Pai sabe que, quando estamos cercados por incerteza e medo, o que mais nos ajudará é ouvir o Seu Filho.

Porque quando procurarmos ouvir — realmente ouvir — o Seu Filho, seremos guiados a saber o que fazer, em qualquer circunstância.

A primeira palavra em Doutrina e Convénios é escutai,12 que significa “ouvir com a intenção de obedecer”.13 Escutar significa “ouve-O” — ouvir o que o Salvador diz e depois obedecer ao Seu conselho. Nesta palavra — “Ouve-O”— Deus dá-nos o padrão para o sucesso, felicidade e alegria nesta vida. Devemos ouvir as palavras do Senhor, escutá-las e obedecer ao que Ele nos disse!

Ao procurarmos ser discípulos de Jesus Cristo, o nosso esforço para ouvi-Lo tem de ser cada vez mais intencional. É preciso um esforço consciente e consistente para preencher a nossa vida diária com as Suas palavras, os Seus ensinamentos e as Suas verdades.

Não podemos simplesmente confiar nas informações em que esbarramos nas redes sociais. Com biliões de palavras online e num mundo saturado de marketing, constantemente infiltrado por barulhentas e nefastas iniciativas do adversário, onde podemos ir para ouvi-Lo?

Podemos ir às escrituras. Elas ensinam-nos sobre Jesus Cristo e o Seu evangelho, a magnitude da Sua Expiação e o grande plano de felicidade e redenção do nosso Pai. A imersão diária na palavra de Deus é crucial para a sobrevivência espiritual, especialmente nestes dias de crescente agitação. Ao banquetear-nos com as palavras de Cristo diariamente, as palavras de Cristo irão dizer-nos como responder a dificuldades que nunca pensamos enfrentar.

Também podemos ouvi-Lo no templo. A casa do Senhor é uma casa de aprendizagem. Lá, o Senhor ensina à Sua maneira. Lá, cada ordenança ensina sobre o Salvador. Lá, aprendemos a separar o véu e a comunicar-nos com mais clareza com o Céu. Lá, aprendemos a repreender o adversário e a recorrer ao poder do sacerdócio do Senhor para fortalecer a nós e àqueles que amamos. Quão ansiosos deveríamos estar para procurar refúgio lá.

Quando estas restrições temporárias do COVID-19 forem levantadas, por favor, agendem um horário regular para adorar e servir no templo. Cada minuto deste tempo vai abençoar-vos e à vossa família de maneiras que nenhuma outra coisa consegue. Reservem um tempo para refletir sobre o que ouvem e sentem quando estão lá. Peçam ao Senhor para ensinar-vos a abrir os Céus para abençoar a vossa vida e a vida daqueles que vocês amam e servem.

Embora atualmente não seja possível adorar no templo, convido-vos a aumentar a vossa participação na história da família, inclusive na pesquisa da história da família e indexação. Prometo que, ao aumentarem o vosso tempo no trabalho do templo e da história da família, a vossa capacidade para ouvi-Lo vai aumentar e melhorar.

Também vamos ouvi-Lo mais claramente à medida que refinamos a nossa capacidade de reconhecer os sussurros do Espírito Santo. Nunca foi tão imperativo saber como o Espírito fala connosco do que agora. Na Deidade, o Espírito Santo é o mensageiro. Ele trará à vossa mente pensamentos que o Pai e o Filho querem que recebam. Ele é o Consolador. Ele trará um sentimento de paz ao vosso coração. Ele testifica da verdade e confirma o que é verdade, ao ouvirem e lerem a palavra do Senhor.

Reitero o meu apelo para que façam o que for preciso para aumentar a vossa capacidade espiritual para receber revelação pessoal.

Isto vai ajudar-vos a saber como seguir em frente com a vossa vida, o que fazer em tempos de crise, e como discernir e evitar as tentações e os enganos do adversário.

E, finalmente, vamos ouvi-Lo ao obedecermos às palavras dos profetas, videntes e reveladores. Os Apóstolos ordenados de Jesus Cristo testificam sempre Dele. Eles apontam o caminho à medida que avançamos pelo labirinto doloroso das nossas experiências mortais.

O que vos acontecerá se ouvirem, escutarem e obedecerem com maior intenção ao que o Salvador disse e ao que está a dizer agora por intermédio dos Seus profetas? Prometo que serão abençoados com poder adicional para lidar com tentações, dificuldades e fraquezas. Prometo milagres no vosso casamento, relacionamento familiar e trabalho diário. E prometo que a vossa capacidade de sentir alegria aumentará, mesmo que a turbulência na vossa vida aumente.

Nesta conferência geral de abril de 2020, temos o privilégio de comemorar um evento que mudou o mundo. Ao aguardar pelo aniversário dos 200 anos da Primeira Visão de Joseph Smith, a Primeira Presidência e o Conselho dos Doze Apóstolos questionaram-se sobre o que poderíamos fazer para comemorar adequadamente este evento singular.

Esta teofania iniciou a Restauração da plenitude do evangelho de Jesus Cristo e deu início à dispensação da plenitude dos tempos.

Perguntamo-nos se deveríamos erguer um monumento. Porém, ao considerarmos o impacto histórico e internacional único desta Primeira Visão, tivemos o sentimento de criar um monumento, não de granito nem pedra, mas sim de palavras — palavras de proclamação solene e sagrada — escritas, não para serem esculpidas em “tábuas de pedra”, mas antes para serem gravadas nas “tábuas de carne” do nosso coração.14

Desde que a Igreja foi organizada, foram emitidas apenas cinco proclamações, sendo que a última foi: “A Família: Proclamação ao Mundo”, apresentada pelo Presidente Gordon B. Hinckley, em 1995.

Agora, ao contemplarmos este período significativo da história do mundo e a incumbência do Senhor de coligar Israel dispersa em preparação para a Segunda Vinda de Jesus Cristo, nós, a Primeira Presidência e o Conselho dos Doze Apóstolos, emitimos a seguinte proclamação. O título é: “A Restauração da Plenitude do Evangelho de Jesus Cristo: Uma Proclamação Bicentenária ao Mundo”. É da autoria da Primeira Presidência e do Conselho dos Doze Apóstolos d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. É datada de abril de 2020. Para preparar-me para o dia de hoje, gravei com antecedência esta proclamação no Bosque Sagrado, onde Joseph Smith viu o Pai e o Filho, pela primeira vez.

“Proclamamos solenemente que Deus ama os Seus filhos em todas as nações do mundo. Deus, o Pai, deu-nos o nascimento divino, a vida incomparável e o sacrifício expiatório infinito do Seu Filho Amado, Jesus Cristo. Pelo poder do Pai, Jesus ressuscitou e conquistou a vitória sobre a morte. Ele é o nosso Salvador, o nosso Exemplo e o nosso Redentor.

Há duzentos anos, numa linda manhã de primavera em 1820, o jovem Joseph Smith, ao procurar saber a qual igreja deveria filiar-se, foi ao bosque orar, perto da sua casa, no norte do Estado de Nova Iorque, nos EUA. Ele tinha dúvidas sobre a salvação da sua alma e confiava que Deus iria orientá-lo.

Com humildade, declaramos que, em resposta à sua oração, Deus, o Pai, e o Seu Filho, Jesus Cristo, apareceram a Joseph e inauguraram a ‘restauração de todas as coisas’ (Atos 3:21), conforme predito na Bíblia. Nesta visão, ele aprendeu que, após a morte dos primeiros Apóstolos, a Igreja de Cristo do Novo Testamento tinha desaparecido da Terra. Joseph seria fundamental para o regresso da mesma.

Afirmamos que, sob a orientação do Pai e do Filho, mensageiros celestes vieram instruir Joseph e restabelecer a Igreja de Jesus Cristo. João Batista ressuscitado, restaurou a autoridade para batizar por imersão para a remissão dos pecados. Três dos primeiros doze Apóstolos — Pedro, Tiago e João — restauraram o apostolado e as chaves da autoridade do sacerdócio. Outros vieram também, inclusive Elias, o profeta, que restaurou a autoridade para unir as famílias para sempre, em relacionamentos eternos que transcendem a morte.

Testemunhamos também que Joseph Smith recebeu o dom e o poder de Deus para traduzir um registo antigo — o Livro de Mórmon: Outro Testamento de Jesus Cristo. As páginas deste texto sagrado incluem um relato do ministério pessoal de Jesus Cristo entre o povo do Hemisfério Ocidental, logo após a Sua Ressurreição. Este ensina o propósito da vida e explica a doutrina de Cristo, que é essencial para este propósito. Como um livro de escritura companheiro da Bíblia, o Livro de Mórmon testifica que todos os seres humanos são filhos e filhas dum Pai Celestial amoroso, que Ele tem um plano divino para a nossa vida e que o Seu Filho, Jesus Cristo, fala nos nossos dias como o fez nos tempos antigos.

Declaramos que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, organizada a 6 de abril de 1830, é a Igreja de Cristo do Novo Testamento que foi restaurada. Esta Igreja está ancorada na vida perfeita da sua principal pedra de esquina, Jesus Cristo, e na Sua Expiação infinita e Ressurreição literal. Uma vez mais, Jesus Cristo chamou Apóstolos e deu-lhes a autoridade do sacerdócio. Ele convida-nos todos a vir a Ele e à Sua Igreja, a receber o Espírito Santo e as ordenanças de salvação, e a obter alegria duradoura.

Decorreram duzentos anos desde que esta Restauração foi iniciada por Deus, o Pai, e pelo Seu Filho Amado, Jesus Cristo. Milhões de pessoas, pelo mundo fora, aceitaram o conhecimento destes eventos profetizados.

Temos o prazer de declarar que a Restauração prometida prossegue através da revelação contínua. A Terra nunca mais será a mesma, à medida que Deus ‘congregar em Cristo todas as coisas’ (Efésios 1:10).

Com reverência e gratidão, nós, como Seus Apóstolos, convidamos todos a saber — tal como nós sabemos — que os Céus estão abertos. Afirmamos que Deus está a dar a conhecer a Sua vontade aos Seus amados filhos e filhas. Testificamos que quem estudar a mensagem da Restauração, em espírito de oração, e agir com fé, será abençoado com a obtenção do seu próprio testemunho da divindade e do propósito da Restauração de preparar o mundo para a Segunda Vinda prometida do nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo”.15

Amados irmãos e irmãs, esta é a nossa proclamação bicentenária ao mundo a respeito da Restauração do evangelho de Jesus Cristo na sua plenitude. Foi traduzida para 12 idiomas. Outros idiomas estarão prontos em breve. Esta estará disponível imediatamente no site da Igreja, onde poderão obter uma cópia. Estudem-na pessoalmente e com os vossos familiares e amigos. Reflitam sobre as verdades e pensem no impacto que estas terão na vossa vida se ouvirem, escutarem e obedecerem aos mandamentos e convénios que as acompanham.

Sei que Joseph Smith é o profeta pré-ordenado que o Senhor escolheu para abrir esta última dispensação. Através dele, a Igreja do Senhor foi restaurada na terra. Joseph selou o seu testemunho com o seu sangue. Como eu o amo e honro!

Deus vive! Jesus é o Cristo! A Igreja Dele foi restaurada! Ele e o Seu Pai, o nosso Pai Celestial, estão a tomar conta de nós. Disto testifico, no sagrado nome de Jesus Cristo, amém.