2023
Natal é esperança, paz e amor
Dezembro de 2023


“Natal é esperança, paz e amor”, Força dos Jovens, dezembro de 2023.

Natal é esperança, paz e amor

Na época de Natal, nós nos concentramos na esperança, na paz e no amor que Jesus Cristo oferece ao mundo.

Imagem
O menino Jesus, Maria e José

Heaven’s Gift, de Dan Wilson

O nascimento prometido de Jesus Cristo trouxe “grande luz” (Isaías 9:2) e “novas de grande alegria” (Lucas 2:10) ao mundo. A época do Natal é a oportunidade perfeita de concentrar nosso coração e nossa mente no Menino Jesus nascido há tanto tempo e na esperança, na paz e no amor que a mensagem de Seu evangelho traz a nosso coração se O seguirmos de boa vontade.

Imagem
Jesus Cristo

Lead, Kindly Light, de Simon Dewey

Esperança no Salvador

Há alguns anos, uma menina de 19 meses, Hope Gentile, foi diagnosticada com um tumor na região inferior das costas. “Nos cinco meses seguintes de cirurgias e quimioterapia”, disse o pai de Hope, Nicholas, “a batalha de Hope pela vida proporcionou diversas experiências”.

Certa noite, durante a segunda sessão de cinco dias de quimioterapia de Hope, o irmão Gentile notou a quantidade de cabelo que ela havia perdido. As poucas mechas levemente ruivas que restaram fizeram com que ele se lembrasse dolorosamente de sua mortalidade. Mesmo assim, ele encontrou consolo na promessa do Senhor de que “nenhum fio de cabelo de sua cabeça cairá sem que se perceba” (Doutrina e Convênios 84:116).

“Senti que Jesus Cristo estava profundamente ciente da jornada de Hope — e de nosso sofrimento”, disse o irmão Gentile. “Ele ‘não [nos deixará] órfãos’” (João 14:18).

Certa noite, na hora de dormir, enquanto lia um livro para Hope, o irmão Gentile perguntou com uma voz engraçada: “O que a coruja diz?” Dando risada, Hope respondeu: “Uuh, uuh!” Em seguida, ele perguntou: “O que a vaca diz?” Hope respondeu com orgulho: “Muuuu, muuuu!”

Naquele momento, uma gravura do Salvador no quarto de Hope chamou a atenção do irmão Gentile. O Espírito o inspirou a perguntar: “Hope, e o que Jesus diz?”

Hope se aconchegou em seu ombro, abriu seus grandes olhos azuis e sussurrou: “‘Estou com você’. Jesus diz: ‘Estou com você’”.

O irmão Gentile abraçou delicadamente o minúsculo corpo de Hope e chorou profundamente. Enquanto Hope retribuía o abraço, ela sussurrou: “Amo você, papai”.

As provações e o futuro incerto de Hope aproximaram o irmão Gentile, sua esposa, Christina, e sua família — uns dos outros e do Salvador. “Jesus estava segurando nossa família em Seus braços amorosos”, disse o irmão Gentile. “Refleti sobre a terna verdade que Deus me ensinou por meio das palavras de minha filha: Jesus vai nos amparar e abençoar durante nossas provações se O permitirmos.”1

Imagem
menina

Hope Gentile, quatro dias antes de seu primeiro tratamento de quimioterapia, em março de 2015.

Paz em Cristo

Fico feliz em relatar que a fé e as orações da família Gentile foram respondidas. Hoje, Hope é uma criança de 10 anos saudável e feliz.

Mas e aqueles momentos em que a resposta de Deus não é o que esperávamos? Pode-se alcançar paz em meio ao sofrimento pessoal?

Sim! Sempre encontramos paz quando nos voltamos para o Salvador, cujo nascimento em Belém celebramos nesta época. Na época de Natal, nossas provações pessoais, nossas tristezas e doenças podem parecer em desacordo com nossas comemorações natalinas. Mas nosso testemunho do nascimento, da morte e da Ressurreição do Salvador proporciona paz e alegria.

Nosso amado profeta, o presidente Russell M. Nelson, ensinou:

“Assim como o Salvador nos proporciona a paz que ‘excede todo o entendimento’ [Filipenses 4:7], Ele também nos proporciona uma intensa, profunda e ampla alegria que desafia a lógica humana ou a compreensão mortal. Por exemplo, não parece possível ter alegria quando um filho sofre com uma doença incurável, quando se perde o emprego, (…) porém essa é justamente a alegria que o Salvador proporciona. Sua alegria é constante e nos confirma que nossas ‘aflições não durarão mais que um momento’ [Doutrina e Convênios 121:7] e serão consagradas para nosso benefício [2 Néfi 2:2]”.2

Quando o Senhor fala de conforto à nossa alma, podemos nos unir à “multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens” (Lucas 2:13–14). Podemos “[erguer-nos] (…) cheios de triunfo”3 perante Cristo e sentir Sua doce paz celestial.4

A dádiva de amor

O Pai o conhece perfeitamente — suas provações e suas imperfeições, seus anseios e suas perdas. Porque Ele o ama, deu-lhe a maior dádiva que você poderia receber.

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).

Porque o Filho também o ama, Ele voluntariamente deu Sua vida por você.

A dádiva do Filho Unigênito de Deus significa esperança e paz duradouras possíveis por meio da Expiação e Ressurreição do Salvador. O presidente Nelson nos relembra: “A principal razão pela qual celebramos o Natal é a Páscoa. (…) Graças a Jesus Cristo, podemos nos arrepender e ser perdoados de nossos pecados. Graças a Ele, cada um de nós ressuscitará”.5

Imagem
Jesus Cristo ressurreto na tumba

Ilustração: Dan Burr

A leitura dos relatos sagrados do nascimento do Salvador no Novo Testamento está no centro de muitas de nossas tradições favoritas de Natal, mas não nos esqueçamos de que não teríamos o Natal sem Sua Expiação e Ressurreição. O Livro de Mórmon testifica da realidade do Cristo ressurreto, bem como da riqueza e profundidade de Sua doutrina. Se você usar as verdades sobre Cristo encontradas em suas páginas durante a época do Natal e compartilhá-las com outras pessoas, você acrescentará mais significado às suas comemorações de Natal.

Testifico que o amor e o papel central do Salvador no plano de salvação trazem paz (ver João 14:27) e “uma esperança mais excelente” (Éter 12:32) — na época de Natal e sempre.

Notas

  1. Agradeço a Nicholas Gentile e sua filha Hope por permitirem que eu compartilhasse a história de sua família. O irmão Gentile serve como diretor do instituto e coordenador dos Seminários e Institutos de Religião em East Lansing, Michigan, EUA.

  2. Russell M. Nelson, Conferência Geral de Outubro de 2016, A Liahona, novembro de 2016, p. 82.

  3. “Erguei-vos cantando”, Hinos, nº 122.

  4. Ver “Noite feliz”, Hinos, nº 126.

  5. Russell M. Nelson, “A resposta é sempre Jesus Cristo”, Conferência Geral de Abril de 2023, Liahona, maio de 2023, p. 127.