2023
Três lições da adolescência de Joseph Smith
Setembro de 2023


“Três lições da adolescência de Joseph Smith”, Força dos Jovens, setembro de 2023.

Três lições da adolescência de Joseph Smith

Veja o que você pode aprender com as experiências do profeta há 200 anos.

Imagem
rapaz

Você já teve dificuldades em se conectar com pessoas do passado? Elas viveram há tanto tempo — será que podem realmente ensinar algo sobre sua vida? Sim! Joseph Smith é um grande exemplo disso. Na época em que tinha 18 anos de idade, ele já havia aprendido algumas coisas sobre como obter respostas para a oração e sobre seu relacionamento com o Pai Celestial. Essas lições podem ajudá-lo hoje.

Lição nº 1: Às vezes leva tempo para obter respostas.

As respostas à oração nem sempre vêm de maneira imediata. Esperar não é fácil — especialmente quando temos respostas imediatas disponíveis na internet para quase todas as perguntas.

Se você acha que Deus está demorando muito para lhe responder, você não é o único. Joseph Smith tinha 12 anos quando começou a pensar sobre “as importantes questões relativas ao bem-estar de [sua] alma imortal”.1 Ele se debateu com perguntas sobre sua dignidade pessoal e a iniquidade do mundo durante os dois anos seguintes. Joseph passou dois anos ponderando, estudando as escrituras e entregando-se a essas perguntas antes de Deus e Jesus Cristo aparecerem a ele no Bosque Sagrado.

O mesmo acontece conosco. Quando temos uma pergunta, pode levar dias, meses ou até anos até que recebamos uma resposta. Mas, não se preocupe. O esforço que fazemos enquanto esperamos é essencial. Lembre-se do que o élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou: “A semente deve ser nutrida e (…) devemos esperar que ela amadureça”.2

Imagem
Joseph Smith lendo a epístola de Tiago

Lição nº 2: Deus nos conhece pelo nome.

Antes de completar 18 anos, Joseph havia sido visitado por Deus, o Pai, Jesus Cristo e pelo anjo Morôni. É algo impressionante! E todos esses seres divinos sabiam o nome de Joseph. Eles o conheciam de modo pessoal!

Deus conhece você intimamente também. Você é filho Dele, e Ele conhece seu nome. Deus ensinou esta verdade sobre Suas criações: “Todas as coisas são enumeráveis para mim, pois são minhas e eu conheço-as” (Moisés 1:35).

Parte do motivo pelo qual Joseph tinha a confiança de fazer o que lhe foi pedido era que ele compreendia que era um filho de Deus, que o conhecia de modo pessoal.

Imagem
Joseph Smith no Bosque Sagrado

Lição nº 3: Ao nos arrependermos, preparamo-nos para experiências espirituais.

Uma das principais razões de Joseph para ir ao Bosque Sagrado era se arrepender de seus pecados. Esse é o mesmo motivo pelo qual ele orou na noite em que o anjo Morôni apareceu a ele: “Pedir perdão por todos os [seus] pecados e imprudências” (Joseph Smith—História 1:29). Isso nos ensina duas coisas:

Primeiro, se cometermos erros, não devemos achar que não somos dignos de orar. Joseph havia cometido “pecados e imprudências”, mas ainda sabia que poderia orar e obter perdão.

Segundo, ao nos arrependermos, podemos sentir o Espírito mais intensamente. Como explicou o élder Jörg Klebingat, dos setenta: “A confiança espiritual aumenta quando você voluntária e alegremente se arrepende dos pecados”.3

O presidente Russell M. Nelson ensinou que o arrependimento nos ajuda a nos tornar mais semelhantes ao Salvador. Ao nos arrependermos, abrimos as portas do céu. “Escolhemos crescer espiritualmente e receber alegria — a alegria da redenção advinda Dele.”4

Então, se precisar se arrepender de algo, faça-o! Arrepender-se não apenas lhe trará paz e o ajudará a se tornar mais semelhante ao Salvador, mas também vai ajudá-lo a sentir o Espírito com mais intensidade e obter respostas para as orações.

Joseph Smith pode ter vivido há muito tempo, mas as lições que ele aprendeu quando era adolescente ainda podem ajudá-lo hoje. Esse é apenas mais um motivo para sermos gratos pelo profeta Joseph Smith.