2023
A esperança de Jonalin por um templo
Abril de 2023


“A esperança de Jonalin por um templo”, Força dos Jovens, abril de 2023.

A esperança de Jonalin por um templo

Jonalin não estava tão animada quanto outras pessoas a respeito de ter um templo na Samoa Americana — até que lhe foi pedido que falasse na cerimônia de abertura de terra.

Imagem
membros da família caminhando juntos

Fotografias: Sam Solaita

Certo dia, Jonalin Y. recebeu um telefonema inesperado.

A cerimônia de abertura de terra do Templo de Pago Pago Samoa Americana estava chegando, e os líderes da área pediram a Jonalin, de 16 anos de idade, que compartilhasse seu testemunho do templo durante a cerimônia de abertura de terra. Só havia um problema. Jonalin nunca tinha estado em um templo. Ela sempre quis ser selada à família, mas não sabia se isso aconteceria tão cedo.

“Quando anunciaram que o templo seria construído aqui, eu não estava tão animada ou entusiasmada quanto as outras pessoas”, conta Jonalin. “Achei que não fazia sentido ficar animada, pois meu pai não é membro e não pode ir conosco ao templo. Um templo não mudaria o fato de que minha família não está selada.”

A família da mãe de Jonalin faz parte de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias há várias gerações. Sua mãe ensinou a ela e a seus quatro irmãos o evangelho de Jesus Cristo, e eles foram batizados quando completaram 8 anos. Mas seu pai decidiu não se tornar membro.

Imagem
moça falando ao púlpito

Desde que Jonalin se lembra, sua família tem tentado ajudar o pai a se converter ao evangelho de Jesus Cristo. Ela e a mãe, três irmãs e o irmão o convidam para ir à igreja, e ele sempre vai quando não está trabalhando. Eles também fazem a noite no lar e o convidam para as atividades da Igreja. Inúmeros missionários já passaram por sua casa, mas o pai de Jonalin decidiu não seguir em frente no evangelho.

Por causa disso, Jonalin ficou confusa ao ser convidada para falar sobre o templo. Parecia que todos os amigos dela estavam mais animados com o templo do que ela e mal podiam esperar para ir até lá com toda a família. Lembro-me de ter pensado: “Sou a menina com um pai não membro. Por que eu?”, diz Jonalin.

Imagem
moça com os olhos fechados

Uma mudança de coração

Logo, os sentimentos de Jonalin sobre o templo começaram a mudar. “O que mudou meu coração foi ter sido escolhida para compartilhar meu testemunho”, diz ela. “Parecia ser a maneira de Deus me ajudar a saber que o templo é uma bênção. Eu sabia que era Sua maneira de acalmar meu coração duvidoso.”

“Ouvi dizer que o templo é bom e tranquilo”, diz ela. “Eu gostaria muito de sentir isso por mim mesma. Preparar-me para compartilhar meu testemunho me deu a oportunidade de pensar em como será incrível ter um templo construído tão perto de casa. E isso me deu esperança de que um dia, de acordo com o tempo de Deus, minha família será selada no templo.”

Jonalin faz o melhor que pode para confiar no tempo de Deus em vez de no seu próprio. “Deus trabalha de modos misteriosos”, ela diz. “Ele sabia qual era o momento certo para construir um templo na Samoa Americana, uma época em que todos estavam desesperados por causa da pandemia, uma época em que o templo era necessário para muitos e uma época em que Ele sabia que eu desejava que minha família fosse selada. Seu tempo é perfeito.”

Imagem
Templo de Pago Pago Samoa Americana

Alegria no evangelho

Uma razão pela qual Jonalin quer que seu pai seja batizado é que o evangelho tem sido uma bênção em sua própria vida. “Adoro aplicar os ensinamentos do evangelho na escola, e isso ajuda muito”, diz Jonalin. “Sou muito grata por ser membro e estou animada por fazer parte desta grande e maravilhosa obra.”

Imagem
família tomando sorvete juntos

Jonalin também tenta compartilhar a alegria do evangelho com seus amigos, a maioria deles, membros da Igreja. “Sempre que estou ansiosa por algo, acordo cedo pela manhã e vou observar o céu. É uma ótima terapia”, diz ela. “Às vezes, quando faço isso, sinto que devo fazer algumas anotações, como lições que aprendi na igreja. Depois, envio essas anotações para meus amigos em um grupo de conversa. Tenho uma amiga que não é membro, e vê-la responder com um coração tão grande — é muito bom e adoro.”

Esperança no futuro

Ao compartilhar sua fé com seus amigos, Jonalin ainda tem esperança de que um dia seu pai será convertido ao evangelho de Jesus Cristo. “Deus vê meu coração e sabe o quanto quero que meu pai seja batizado”, diz ela. Mas ela também entende que seu pai tem o arbítrio para escolher. “Houve ocasiões em que perguntei a Deus por que meu pai estava demorando tanto. Mas a resposta do Pai Celestial continua a mesma: seja paciente. Então, vou ser paciente.”

Imagem
moça

“Oro para que um dia minha família seja selada para a eternidade”, diz Jonalin. “Sei que o evangelho é verdadeiro. Ele tem abençoado minha família de muitas maneiras. Testifico que Deus ouve nossas orações. Sou abençoada por fazer parte de Sua obra e continuarei a viver de acordo com Sua vontade.”