2022
Seu Messias prometido
Dezembro de 2022


“Seu Messias prometido”, Força dos Jovens, dezembro de 2022.

Seu Messias prometido

Os profetas prometeram que Jesus Cristo viria para trazer alegria e esperança a você.

Imagem
Natividade

Families of Bethlehem, de Kelsy e Jesse Lightweave

O Natal é uma época maravilhosa do ano. À medida que o Natal se aproxima, esperamos ansiosamente por belas luzes, decorações festivas e comidas deliciosas. O Natal é uma época cheia de familiares e amigos, músicas e histórias, e de dar e receber presentes.

Não importa onde morem, as maravilhosas e características tradições natalinas que vocês celebram têm um espírito especial, porque o Natal é a celebração de um dos eventos mais alegres de toda a história — o nascimento de nosso Salvador, Jesus Cristo.

A mensagem do profeta

Muito antes do nascimento do Salvador, os profetas testificaram que Jesus Cristo seria o Messias prometido, “o ungido”, e que Seu sacrifício expiatório redimiria o mundo do pecado e da morte, e abriria a porta para a imortalidade e vida eterna.

A vida e a missão de Jesus Cristo sempre foram a mensagem central dos profetas. Abinádi ensinou: “Pois eis que não (…) profetizou Moisés acerca da vinda do Messias e que Deus redimiria o seu povo? Sim, e mesmo todos os profetas que profetizaram desde o princípio do mundo — não falaram eles mais ou menos a respeito destas coisas?” (Mosias 13:33.)

Hoje, recordamos com o coração grato o nascimento do bebê que veio ao mundo em um humilde estábulo, envolto em panos e deitado em uma manjedoura. Seu nascimento foi infinitamente significativo por causa das coisas que Ele vivenciaria e sofreria para que Ele pudesse não apenas salvar o mundo do pecado e da morte, mas também trazer alegria e esperança a você.

Profecias e promessas

As escrituras estão repletas de profecias maravilhosas sobre o nascimento do Salvador e promessas sobre quem Ele é e o que Ele faria por todos nós.

Imagem
Adão

Foi ordenado a Adão que oferecesse sacrifícios “à semelhança do sacrifício do Unigênito do Pai que é cheio de graça e verdade” (Moisés 5:7). Esses sacrifícios “[indicavam] aquele grande e último sacrifício [do] (…) Filho de Deus” (Alma 34:14).

Ilustrações: Apryl Stott

Imagem
Isaías

Isaías profetizou: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, (…) e o seu nome se chamará: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9:6).

Imagem
Leí

Seiscentos anos antes do nascimento do Salvador, Leí ensinou que Deus levantaria entre os judeus “um Messias, ou, em outras palavras, um Salvador do mundo” (1 Néfi 10:4).

Imagem
Néfi

Um anjo mostrou a Néfi uma visão em que ele “[olhou e viu] (…) a virgem carregando uma criança nos braços.

E disse-[lhe] o anjo: Eis o Cordeiro de Deus, sim, o Filho do Pai Eterno!” (1 Néfi 11:20–21.)

Imagem
Rei Benjamim

O rei Benjamim, 124 anos antes do nascimento do Salvador, ensinou sobre Sua importante missão na Terra:

“Pois eis que o tempo se aproxima e não está muito longe, em que, com poder, o Senhor (…) descerá dos céus (…) e fará grandes milagres entre os homens, como curar os enfermos, levantar os mortos, fazer andar os coxos, dar vista aos cegos, fazer ouvir os surdos e curar toda espécie de enfermidades” (Mosias 3:5).

Imagem
Abinádi

Abinádi declarou: “Ele é a luz e a vida do mundo; sim, uma luz sem fim, que nunca poderá ser obscurecida; sim, e também uma vida que é infinita, de modo que não pode mais haver morte” (Mosias 16:9).

Imagem
Maria e o menino Jesus

Um anjo fez esta promessa a Maria: “E eis que (…) darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus.

Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo” (Lucas 1:31–32).

Promessas cumpridas para você

Quando comemoramos o nascimento de Jesus Cristo, também celebramos todas as promessas proféticas que Ele cumpriu por meio de Seus ensinamentos e da Expiação.

O Salvador nos ensinou a amar e fazer o bem uns aos outros. Ele nos deu mandamentos e, se os seguirmos, podemos sentir Seu amor perfeito mais plena e profundamente, e um dia receber a vida eterna. Seus ensinamentos e Seu exemplo nos guiam e nos fortalecem na maneira como devemos viver.

Então Jesus efetuou Seu sacrifício expiatório. Ele derramou voluntariamente Seu sangue para a remissão de nossos pecados (ver Doutrina e Convênios 27:2), oferecendo o dom do arrependimento e das bênçãos do perdão (ver Alma 34:15–17; 42:22–24). Por meio de Sua Expiação, Ele nos deu o dom da imortalidade. E, como parte de Sua Expiação, Jesus Cristo “sofreu dores e aflições e tentações de toda espécie” (Alma 7:11). Ele fez isso para que pudesse sentir e conhecer pessoalmente nossas tentações, nossas dificuldades, nossos sofrimentos e como nos ajudar.

Lembre-se sempre de que o Salvador voluntariamente vivenciou tudo isso por você porque Ele o ama. Ele é seu Salvador. Não importa o que você esteja enfrentando, Ele está lá para ajudá-lo e fortalecê-lo. Por meio de Isaías, o Salvador disse: “Não temas, porque eu estou contigo; (…) eu te fortaleço, e te ajudo” (Isaías 41:10).

Imagem
Jesus Cristo

On Earth as it is in Heaven, de Justin Kunz

Procure o Messias

Tal como os profetas antigos e modernos, regozijo-me por prestar testemunho do nascimento, da vida, da morte e da Ressurreição de Jesus Cristo. Ele é o Messias prometido e sempre foi e sempre será “a luz, a vida e a esperança do mundo”.1

Com Morôni, eu os convido a “que busqueis esse Jesus sobre quem os profetas e apóstolos escreveram, a fim de que a graça de Deus, o Pai, e também do Senhor Jesus Cristo e do Espírito Santo, que dá testemunho deles, esteja e permaneça em vós eternamente” (Éter 12:41).

Que todos nos lembremos do que nosso Salvador fez por nós e que O amemos e sirvamos neste Natal e sempre.