2022
O Salvador pode nos libertar
Dezembro de 2022


“O Salvador pode nos libertar”, Força dos Jovens, dezembro de 2022.

O Salvador pode nos libertar

Você enfrentará muitos problemas na vida. Mas o Pai Celestial deu Seu Filho, Jesus Cristo, para ajudá-lo.

Imagem
Jesus Cristo

The Light of Christ, de Regan Reichert

Você já teve um problema que parecia muito grande para resolver? Talvez parte da culpa tenha sido sua — ou até mesmo toda a culpa. Talvez tenha sido causado por alguém com quem você se importa. Ou talvez tenha ocorrido simplesmente porque vivemos em um mundo imperfeito. Na vida, não há escassez de problemas. Às vezes, isso pode ser muito, muito difícil.

A boa notícia é que não precisamos passar por tudo isso sozinhos. O Salvador tomou sobre Si nossos pecados, nossas tristezas e nossas enfermidades (ver Alma 7:11–13). Ele sabe o que estamos passando e do que precisamos. Ao confiarmos Nele e aceitarmos Sua vontade, Ele pode nos livrar de qualquer problema que enfrentemos.

Ele nos liberta…

Do pecado

Uma moça chamada Thricia sentiu culpa, vergonha e indignidade depois de fazer algo errado. Ela começou a ouvir músicas da Igreja, assistir a vídeos da Igreja e estudar os discursos do evangelho com mais atenção, mas os sentimentos não desapareceram. Por fim, ela decidiu conversar com o presidente do ramo. Ao falar com ele, ela sentiu o amor que o Pai Celestial e Jesus Cristo têm por ela. Agora ela se sente grata por saber que, por meio da Expiação do Salvador, ela pode ser perdoada de seus pecados e receber ajuda para superar suas fraquezas. “Agora me apego ao conhecimento de que Ele está sempre comigo nesta jornada”, diz ela.

Cada um de nós falha e peca. Mas o Salvador pode ajudar. Ele não vai necessariamente eliminar todas as consequências de nossas ações, mas pode nos ajudar ao orarmos ao Pai Celestial pedindo perdão e ao tentarmos fazer as coisas certas.

O Salvador sangrou e morreu por seus pecados no Getsêmani e na cruz. Mas também testificou que, por causa do Salvador, “ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve” (Isaías 1:18).

Imagem
Jesus Cristo com a mulher apanhada em adultério

Neither Do I Condemn Thee, de Eva Timothy

Da raiva

Às vezes, enfrentamos problemas devido às más escolhas de outras pessoas. A melhor amiga de uma moça começou a contar mentiras sobre ela para as outras moças da ala. A moça ficou obviamente com raiva, mas decidiu ser gentil, e o Pai Celestial e o Salvador a ajudaram.

Você provavelmente já teve momentos em que também ficou com raiva. Talvez seu irmão mais novo “pegou emprestado” coisas que não são dele, ou sua irmã mais velha o provoca até o limite. Ou talvez você já tenha ficado com raiva por ter vivenciado coisas mais sérias, como negligência ou abuso.

Quando você se sentir com raiva, ore ao Pai Celestial. Ouça os sussurros que receber e confie no poder do Salvador para libertá-lo. Assim como Ele tomou sobre Si seus pecados, Ele pagou o preço pelas ações de outras pessoas que nos magoam. Ele pode nos ajudar a parar de sentir raiva e, com o tempo, encontrar paz.

Do medo

Uma nova missionária estava com medo de muitas coisas — ir para um novo lugar, falar sobre o evangelho com pessoas desconhecidas e até mesmo voar de avião. Por isso, ela ficou com medo quando enfrentaram turbulência durante um voo. Mas naquele momento ela se lembrou do Salvador e, embora ainda estivesse com medo, sua fé Nele lhe trouxe um sentimento de paz. “Jesus Cristo acalmou os mares e sem dúvida conseguiria acalmar meu medo de aviões”, diz ela.

Talvez você tenha medo de altura, de aranhas ou de fazer discursos na Igreja. Ou talvez você esteja enfrentando ansiedade ou tenha medo de problemas graves como doenças, contendas familiares ou dificuldades em sua comunidade.

Seja qual for a causa de seus medos, lembre-se de que o Salvador ama você e o compreende. Às vezes, você ainda pode sentir medo, mas sua fé em Jesus Cristo pode permitir que Ele acalme seus mares tempestuosos e o livre do medo.

Da tristeza

Chase ficou muito triste quando seus pais se divorciaram. Certo dia, ele estava chorando e orando ao Pai Celestial. Ao orar, sentiu paz e soube que Jesus Cristo Se importava com ele e sabia o que ele estava passando.

Todos nós temos momentos de tristeza. Mas o Salvador tomou sobre Si dores, aflições, tentações, doenças e morte para saber, “segundo a carne, como socorrer seu povo” (Alma 7:11–12). Ele sabe exatamente como você se sente e como ajudá-lo.

Seus problemas podem não desaparecer, mas Ele vai aliviar “as cargas que são colocadas sobre [seus] ombros” e “[fortalecê-lo] para que [possa] carregar seus fardos com facilidade” (Mosias 24:14–15).

Imagem
Jesus Cristo

He Is Risen, de Dan Wilson

Da morte

Cherry tinha 12 anos quando sua mãe morreu. Cherry ainda não era membro da Igreja e sentia que sua vida não tinha mais significado. Ela se sentiu despedaçada, triste e sozinha. Até pensou em tirar a própria vida. Depois, ela aprendeu sobre o evangelho e agora está se preparando para ser batizada por sua mãe no templo. Ela sabe que, assim como o Salvador morreu e ressuscitou, todos ressuscitaremos um dia. A morte não é o fim.

Perder um ente querido é uma das coisas mais difíceis pelas quais podemos passar. Mas o Salvador nos dá esperança. Ao confiarmos Nele, podemos esperar por uma eternidade mais feliz do que podemos imaginar.

Sim, a vida está cheia de problemas — pequenos, grandes e alguns que parecem impossíveis de ser resolvidos. Mas o Pai Celestial deu Seu Filho — a solução para todos eles. Ao se esforçar para seguir Jesus Cristo, Ele lhe dará forças para perseverar e vai libertá-lo quantas vezes for necessário.