Transmissões Anuais
O seminário abençoou minha vida


O seminário abençoou minha vida

Transmissão do Treinamento Anual do S&I com o Presidente Ballard — 2022

Sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Bom dia. Vocês certamente foram bem ensinados nesta manhã, e certamente endosso tudo o que ouviram até agora e oro para que o Senhor me ajude a acrescentar à maravilhosa reunião que estamos tendo com vocês, que têm uma grande responsabilidade. É um prazer estar com vocês. Quero expressar meu amor a cada um de vocês e espero que estendam esse amor aos membros de sua família. Trago o amor da Primeira Presidência e do Quórum dos Doze Apóstolos. Somos gratos pelos seus esforços fiéis e extraordinários para ensinar o evangelho de Jesus Cristo, que vai abençoar a vida e fortalecer o testemunho de nossos jovens membros da Igreja.

Quero começar contando como o seminário abençoou minha própria vida. Ele me ajudou a desenvolver meu testemunho do evangelho, preparou-me para a missão e para as oportunidades de liderança.

Como vocês devem saber, eu sou trineto de Hyrum Smith, o irmão mais velho do profeta Joseph Smith Jr. Minha mãe pertenceu a família Smith e eu sou bisneto do presidente Joseph F. Smith, sexto presidente da Igreja. Também sou neto de dois apóstolos — élder Hyrum Mack Smith, pai de minha mãe e Melvin J. Ballard, pai de meu pai.

Tendo esses homens como meus antepassados, vocês podem pensar que eu teria o evangelho profundamente em meu coração quando era adolescente. No entanto, eu não tinha. Permitam-me compartilhar com vocês um pouco mais sobre meus pais e minha vida antes do serviço missionário.

Meu pai era dono de uma concessionária de automóveis. Em 1929, quando eu tinha apenas 10 meses de idade, fomos afetados pela Grande Depressão. Os desafios econômicos causaram uma desagradável mudança em meus pais e em nossa família, mas principalmente em meu pai. Meu pai ficou tão preocupado com a luta para sustentar uma família durante esse período difícil que, por um tempo, ele se afastou das atividades na Igreja.

Quando fiquei mais velho e nossa situação financeira tinha se estabilizado, meu pai comprou uma propriedade nas montanhas a leste de Salt Lake City. Aos domingos, ele passava o tempo construindo uma cabana e todos nós trabalhávamos com ele. Não íamos às reuniões da Igreja em família.

O afastamento de meus pais das atividades da Igreja não me impediu de ir às reuniões de adoração com bons amigos, o que eu fazia quando nossa família estava em casa, e nem de orar com minha querida mãe. Mas eu não estava frequentando o seminário.

Quando estava no primeiro ano do Ensino Médio, minha amiga Nedra Mortensen me perguntou por que eu não estava frequentando o seminário matutino. Então, no dia seguinte, comecei a frequentar todos os dias daquele dia em diante. O seminário começava às 6h30 da manhã. Era bem cedo para o Ensino Médio — pelo menos era para mim. Lembro-me de ir às aulas nas manhãs frias de inverno com muita neve. Quando meu último ano na escola começou, fui eleito presidente do seminário da East High School.

Minha frequência no seminário foi uma das coisas que me colocaram na direção certa para minha vida. No seminário, meu coração foi tocado e a semente do testemunho foi plantada na minha alma. Não me lembro de tudo o que me foi ensinado, mas lembro de como eu me sentia quando estava lá. E me lembro de sentir que eu pertencia àquele lugar.

Sou grato pelos meus professores do seminário, que, assim como cada um de vocês, dedicam seu tempo para preparar lições significativas que convidam o Espírito.

Também sou grato a cada um dos professores que ensinaram meus filhos. Enquanto eles cresciam, estudávamos o evangelho em família, mas as instruções adicionais que recebiam no seminário abençoaram a vida deles naquela época — e continuam a abençoá-los. Como avô e bisavô, dei há pouco tempo as boas-vindas ao meu centésimo bisneto. Agradeço aos professores que ensinaram e que estão ensinando meus netos. Em nome de todos os pais e avós no mundo todo, obrigado por todos os sacrifícios que vocês fazem para preparar, ensinar, receber, amar e convidar todos os filhos do Pai Celestial a se achegarem a Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo.

Irmãos e irmãs, vocês são importantes para o Senhor e Seu plano. Cada um de vocês tem o papel de tocar o coração desses jovens preciosos. Seu trabalho e esforço são extremamente importantes para fortalecer a nova geração e edificar o reino de Deus. Estejam cientes da nossa extrema gratidão por sua disposição para servir e por seus esforços fiéis para ensinar e administrar os assuntos do programa de seminário e instituto do mundo todo.

Expresso minha gratidão ao élder Holland e ao comitê executivo, ao élder Clark Gilbert como comissário e ao irmão Chad Webb como administrador. E a todos os líderes do departamento, membros da equipe e a todos os professores, nós os amamos, somos gratos a vocês por todos os esforços de todos à educação religiosa.

Como mencionei anteriormente, minha frequência no seminário me ajudou a ganhar um testemunho e a seguir adiante no caminho do convênio. Por causa disso, pude ajudar meus pais a se tornarem ativos. Servi missão, o que provavelmente não teria acontecido se não fosse por bons amigos que eu conhecia no seminário e que sugeriam que eu também deveria servir missão.

Antes de sair em missão, meu pai foi ouvir meu discurso na reunião sacramental. Essa foi a primeira vez na minha vida que me lembro de estar com meu pai na igreja. Quando voltei para casa após minha missão, conversei com meus pais sobre a importância da frequência às reuniões da Igreja. Meus pais escolheram retornar às atividades da Igreja e aceitaram vários chamados e designações ao longo da vida.

Recentemente, a Igreja fez algumas análises dos jovens em Utah. Uma das combinações de indicadores que tornavam “altamente provável” que os jovens participassem das atividades da Igreja cinco anos mais tarde era se frequentassem o seminário e se tivessem uma recomendação para o templo. 1

A Divisão de Pesquisa e Correlação da Igreja também estudou o impacto do seminário, do instituto e das faculdades da Igreja. Esses estudos mostram que, ao longo da vida, o seminário foi a principal influência nas atividades da Igreja, no testemunho, em se sentir incluído, em sentir o Espírito, nas devoções pessoais e familiares. 2

Irmãos e irmãs, vocês estão fazendo a diferença. Um espírito poderoso de dedicação irradia de vocês como discípulos do Senhor Jesus Cristo. Obrigado por carregarem esse Espírito por toda a vida e por levarem esse Espírito para o ambiente de suas classes. Obrigado por tocarem o coração de nossos jovens e jovens adultos.

Quando penso em nossa responsabilidade de ensinar e tocar o seu coração, lembro-me de uma experiência que tive no Templo de Salt Lake há muitos anos. Em uma reunião de testemunho no quarto andar do Templo de Salt Lake, o presidente Gordon B. Hinckley testificou sobre a importância de as pessoas aplicarem os princípios do evangelho e permanecerem ancorados neles. Para que isso aconteça, ele disse que as pessoas necessitam mais do que uma conversão mental — elas precisam de uma conversão espiritual. Ele disse que precisamos deixar de apenas saber em nossa mente a importância do evangelho e passar a senti-la em nosso coração. Obrigado por fazerem isso acontecer com seus alunos.

No dia 25 de junho de 2015, semanas antes de me tornar presidente do Quórum dos Doze Apóstolos e enquanto servia como encarregado do Conselho Executivo Missionário, o presidente Russell M. Nelson falou no seminário para a liderança da missão. Ele ensinou sobre os missionários se tornarem epístolas do Senhor. Ele disse: Nós, como agentes do Senhor, temos o privilégio de pregar Seu evangelho. O apóstolo Paulo ensinou um conceito incrível. Ele declarou que cada agente, cada discípulo, sim, cada missionário, pode se tornar uma ‘carta [viva] de Cristo, (…) escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo (…) [incorporado] nas tábuas de carne do coração’ (2 Coríntios 3:3).” 3 Testifico que cada aluno pode ser tocado pelo evangelho ao frequentar o seminário; eles podem ter o evangelho escrito nas tábuas de carne do coração.

Obrigado por sua preparação pessoal para fazer o que vocês fazem melhor — ensinar o evangelho de Jesus Cristo, para que o Espírito possa tocar o coração dos filhos do Pai Celestial.

Em um mundo com diferentes opiniões sobre o que é certo, esses jovens precisam da alegria e paz oferecidas pelo Salvador Jesus Cristo por meio de Seu evangelho. Eles precisam sentir no coração o amor que nosso Salvador tem por eles individualmente.

Gostaria de falar sobre fortalecer os futuros líderes. Vocês sabem que os jovens e os jovens adultos de hoje são nossos futuros líderes. Eles vão guiar — ou já estão guiando — suas famílias. Eles influenciarão vizinhos e comunidades. Todos serão líderes ao ensinarem na Igreja, em casa, na escola ou na comunidade. Alguns servirão na Primária, nas Moças ou na Sociedade de Socorro — e até mesmo nas presidências. Outros servirão nos bispados, como presidente de estaca ou como líderes de missão. Alguns vão liderar a Igreja mundial daqui a 20, 30 anos. Vocês estão ensinando jovens com um destino futuro que não conhecem ou compreendem no momento. Pode muito bem haver, em uma de suas classes, um futuro membro do Quórum dos Doze Apóstolos. Vocês não sabem disso, mas que o Senhor os abençoe para que continuem ensinando como ensinam.

Para serem bons líderes da Igreja, primeiro nossos jovens precisa ser bons líderes no lar. Ensine-os, especialmente os rapazes, que “nenhum poder ou influência pode ou deve ser mantido em virtude do sacerdócio, a não ser com persuasão, com longanimidade, com brandura e mansidão e com amor não fingido” e “com bondade e conhecimento puro, que grandemente expandirão a alma, sem hipocrisia e sem dolo”. 4

Como professores, concentrem-se e sejam úteis na vida das pessoas que vocês ensinam. Vocês não os estão preparando apenas para o serviço missionário ou para a faculdade. Vocês os estão preparando para se tornarem bons pais. Vocês os estão preparando para se tornarem bons membros e líderes da Igreja. Vocês os estão preparando para serem bem-sucedidos em todos os empreendimentos futuros. Ao olharem para cada um de seus alunos, visualizem o que eles estarão fazendo em 5, 10 ou 20 anos e busquem inspiração do céu para saberem como ajudá-los a se prepararem para essa época.

Deem a eles a oportunidades de liderar. Como mencionei anteriormente, fui presidente do seminário da East High School no meu último ano do Ensino Médio. Meus professores se arriscaram ao permitirem que eu fosse o presidente. Só comecei a frequentar o seminário no meu primeiro ano do Ensino Médio. Eu não era aquele aluno com um registro comprovado de anos de frequência. Espero que vocês fiquem atentos aos rapazes e às moças com potencial e deem a eles uma chance. Ajudem cada aluno a ir um pouco mais longe. Não os deixem à deriva e depois esperem que eles liderem. Pelo contrário, ensinem-nos como liderar, em seguida deixem eles liderar e depois continuem a ensiná-los a ser ainda melhores.

Por exemplo, quando um novo setenta autoridade geral é chamado, fornecemos oportunidades de ensino e instrução antes de enviá-los para suas designações individuais no mundo. Nós os levamos para as designações conosco. Esses homens têm experiências de liderança significativas na Igreja; no entanto, continuamos a ensiná-los antes que iniciem seu trabalho. Várias vezes durante o ano, os membros do Quórum dos Doze Apóstolos participam de reuniões dos setenta a fim de fornecer instruções para ajudá-los a fortalecer seu testemunho e a serem líderes mais eficazes. Gostaria até de acrescentar que temos a oportunidade de ensinar uns aos outros no Quórum dos Doze, viajar uns com os outros e aprender uns com os outros. Vocês acham que, depois de passarmos muito tempo em nossas designações, nós sabemos de tudo. Não, o mundo muda e as necessidades das pessoas são diferentes — particularmente em diferentes lugares do mundo. Assim, nós, como membros do Quórum dos Doze, aguardamos ansiosamente e esperamos ensinar uns aos outros como ser melhores para cumprir nossa responsabilidade como apóstolos do Senhor Jesus Cristo.

Peço a vocês que ajudem os futuros líderes; muitos estão ansiosos para aprender com suas experiências de liderança. Seu tempo com eles como professores do seminário e do instituto é curto, mas fiquem atentos a esses momentos em que vocês podem influenciar cada um deles.

Gostaria de mencionar a necessidade de responder corretamente às perguntas. Todos sabemos que fazer perguntas é uma excelente maneira dos alunos aprenderem. A maioria das perguntas mostra um desejo de aprender. Encoraje os alunos a fazer perguntas e ajudem-nos a aprender a encontrar respostas por meio do estudo e da oração. O evangelho fornece respostas para a maioria das perguntas da vida. No entanto, haverá algumas que não poderão ser respondidas porque não temos as informações necessárias para uma resposta adequada. Nessas situações, não faça especulações. Não há problema em dizer: “Não sei” ou “não sabemos”. Sempre estaremos seguros e protegidos quando ensinamos a verdade, quando ensinamos as coisas que sabemos. Não se afastem da verdade e não especulem sobre coisas que não entendemos ainda. Em quase todos os casos, vocês podem proporcionar uma interpretação fiel, ponderada e precisa das escrituras, da doutrina do evangelho, da história da Igreja ou de outros tópicos que nós conhecemos. Eu os incentivo a permanecer no currículo oferecido a vocês e a usar os recursos autorizados.

Mantenham as coisas simples. Usei tanto essa frase ao longo da vida que meus filhos colocaram essa declaração na lápide de minha querida esposa e um dia vou ficar ali ao lado dela. E sobre essa lápide está: “Mantenha as coisas simples”. Quando eu falecer, espero que todos entendam que esse é um princípio importante para mim. Mantenham o evangelho simples. É simplesmente belo, claro e maravilhoso. Ao ensinarem o evangelho, mantenham as coisas simples e testifiquem com frequência sobre o ministério e a missão divina de nosso Salvador Jesus Cristo.

Lembrem-se de que Néfi se gloriava na clareza. 5 Ele ensinou que “falamos de Cristo, regozijamo-nos em Cristo, pregamos a Cristo, profetizamos de Cristo e escrevemos de acordo com nossas profecias, para que nossos filhos saibam em que fonte procurar a remissão de seus pecados”. 6 Testifico que, à medida que vocês ensinarem, pregarem e testificarem de Cristo, seus alunos sentirão seu testemunho e vão se regozijar na bondade de Jesus Cristo e no Seu evangelho.

Sou neto do élder Melvin J. Ballard. Ele serviu como apóstolo por 20 anos. Eu tinha 11 anos quando ele morreu. Mas houve muitos — quando eu estava maduro o suficiente para perceber — que meu avô havia servido como apóstolo, que o ouvira pregar, que o ouvira ensinar. Eu questionei repetidas vezes pessoas diferentes em diferentes lugares do mundo que o ouviram ensinar e pregar o evangelho. E quase sempre eu recebia a resposta: “Não me lembro exatamente do que ele disse”, as pessoas me diziam: “Mas nunca, jamais me esquecerei de como me senti”. Que as pessoas a quem ensinamos não se lembrem de nossas palavras, mas que nunca se esqueçam de como se sentiram ao ensinarmos as doutrinas simples e belas de Jesus Cristo.

Venho falando sobre a importância de nossas responsabilidades como professores e administradores. Essas responsabilidades são importantes e necessárias. Porém, suas responsabilidades em sua própria família são ainda maiores. Estamos aqui nesta terra para nos tornamos parte de uma família com habilidade de criar e formar nossa própria parte nessa família. Cada uma das circunstâncias de nossa família é diferente. Sejam quais forem suas circunstâncias, nutram e fortaleçam esses relacionamentos familiares. Para aqueles que são casados, passem tempo com seu cônjuge. Busquem e sigam o conselho de seu cônjuge. Fui um pai, marido e um líder melhor por causa dos conselhos gentis e amorosos de minha querida e amada esposa, Barbara. Para aqueles que não estão casados, procurem o conselho de seus pais, de membros da família ou de alguém em quem vocês confiem. Todos nós devemos fortalecer nossos relacionamentos familiares porque eles continuam depois desta vida. Suas responsabilidades ou seu chamado como professor neste programa vãoi acabar, mas seus relacionamentos familiares são eternos.

Ao concluir minhas palavras, penso na alegria em fazer parte dessa importante e gloriosa obra junto com vocês. Sinto a mesma alegria que Amon quando disse o seguinte sobre seus irmãos:

“Temos grandes razões para nos regozijarmos (…)?

Fomos transformados em instrumentos nas mãos de Deus, para realizar esta grande obra. (…)

Bendito seja o nome de nosso Deus! Cantemos em seu louvor, sim, demos graças a seu santo nome, porque ele pratica a retidão eternamente! (…)

“Minha alegria é completa, sim, meu coração transborda de alegria e regozijar-me-ei em meu Deus”. 7

Meus amados irmãos e irmãs e colegas professores — e digo colegas professores porque a principal responsabilidade dos membros do Quórum dos Doze Apóstolos é ensinar. Testifico que, como filhos do Pai Celestial, podemos sentir alegria e paz quando vivemos e ensinamos o evangelho, obedecemos aos mandamentos do Senhor e andamos na verdade.

A vida, o ministério e o evangelho de Jesus Cristo trazem alegria. No Novo Testamento, Jesus disse a Seus discípulos: “Tenho-vos dito essas coisas, para que a minha alegria permaneça em vós, e a vossa alegria seja completa”. 8

O profeta Leí sentiu a alegria do fruto do evangelho e desejou que sua família partilhasse dele. Ele disse: “E enquanto eu comia do fruto, ele encheu-me a alma de imensa alegria; portanto, comecei a desejar que dele também comesse minha família; porque sabia que era mais desejável que qualquer outro fruto”. 9

Tenho certeza de que cada um de nós sente a mesma coisa que o apóstolo João quando ele disse: “Não tenho maior alegria do que esta: de ouvir que os meus filhos andam na verdade”. 10

O mundo de hoje está conturbado com decepções, discordâncias, descontentamento, discriminação, desrespeito, desânimo e desconsolo. O evangelho de Jesus Cristo pode nos suster nesses tempos difíceis. O profeta Leí ensinou um simples princípio revelado pelo Senhor. Ele disse: “Os homens [e as mulheres] existem para que tenham alegria”. 11

Em nome do Senhor e por meio do santo apostolado, peço ao Senhor que abençoe cada um de vocês para que encontrem alegria em sua família, alegria no evangelho e alegria em suas responsabilidades como professor ou administrador do grande programa do Seminário e Instituto da Igreja. Novamente expresso meu amor a cada um de vocês e a seus alunos.

Presto e deixo meu testemunho de que Jesus Cristo vive — e esta é Sua Igreja, e este é Seu evangelho. Que o Senhor os abençoe, meus amados concidadãos mestres, para que possamos estender a mão com toda a energia de nosso coração para tocar não apenas a mente, mas o coração de mais filhos de nosso Pai, que precisam saber que Jesus é o Cristo, que Ele levantou um profeta, sim, Joseph, e restaurou a plenitude do evangelho eterno, e que tudo o que é necessário para encontrar paz e alegria nesta vida foi revelado novamente e encontra-se em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Invoco uma bênção em nome da Primeira Presidência e do Quórum dos Doze sobre vocês e sua família. Presto testemunho disso no sagrado nome do Senhor Jesus Cristo, amém.