2022
A Força da Minha Casa
Janeiro de 2022


MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA DA ÁREA

A Força da Minha Casa

Conhecer “o plano” dará a vocês, jovens e adultos, uma compreensão do que significa ser “incríveis” — filhos de Deus com potencial divino, juntamente com responsabilidade para com o Divino.

Em outubro e novembro de 1833, os santos do condado de Jackson, Missouri, foram expulsos de suas casas por turbas. Um mês depois, em 16 de dezembro de 1833, uma revelação foi dada a Joseph Smith, explicando o motivo da expulsão dos membros da Igreja do Condado de Jackson.1

Como parte dessa revelação, os santos foram instruídos, por meio de uma parábola, a “reunir a força da casa do Senhor, meus jovens e os homens de meia idade — Reuni-vos na terra de Sião.”2

O Senhor prometeu aos Santos que travaria suas batalhas. Ele travaria suas batalhas com a força de Sua casa. Por meio de Joseph Smith, o Senhor deu as seguintes instruções aos membros da Igreja: “Com a força de minha casa, sim, meus guerreiros, meus jovens [e moças] e os homens de meia idade … se reunissem para a redenção de meu povo e derrubassem as torres de meus inimigos e dispersassem seus atalaias.”3

Somos abençoados como Igreja hoje, ao seguirmos esse padrão de envolver plenamente os jovens e os jovens adultos no desenvolvimento e fortalecimento da Igreja. Somos abençoados quando nossos líderes de estaca e ala envolvem os jovens e os jovens adultos em serviço significativo na Igreja.

Aos Jovens e Jovens Adultos

Para vocês, jovens e jovens adultos, foi dito que conhecer o plano é o antídoto para sentimentos de ansiedade e depressão. Conhecer o plano lhe dará uma compreensão do que significa ser “incríveis” — filhos de Deus com potencial divino, juntamente com responsabilidade para com o Divino. É o único caminho para a autonomia real que vocês buscam. Lembrar-se do plano de salvação e fazer escolhas diárias com base nas verdades centrais da palavra de Deus produzirá uma conversão duradoura.

Vossa eficácia no reino do Senhor depende de quão bem vocês entendem e aplicam o plano de salvação em suas vidas. Enquanto vocês tem todo o futuro pela frente, estejam cientes de como vocês usam vosso tempo e recursos.

O uso inteligente de todos os nossos recursos

A maioria das pessoas, inclusive eu, passou a vida dizendo: “Se eu tivesse mais dinheiro, teria um plano melhor”. O que não consegui entender é que, se tivesse um plano melhor, teria dinheiro suficiente. Nosso amoroso Pai Celestial tinha todos nós em mente quando disse: “Frutificai-vos e multiplicai-vos e enchei a terra.”4

Meu simples conselho para vocês, meus queridos amigos, é se vocês tiverem um dólar, nunca gastem mais do que 70 cêntimos. Qualquer que seja a sua situação, onde quer que você esteja, ou em qualquer circunstância, você pode estar — se você pudesse apenas compreender este princípio, nunca gaste mais de 70 cêntimos de cada dólar que vier em seu caminho, por meio de doações de trabalho você será autossuficiente. Você entenderá o que o Senhor quis dizer quando disse: “a terra está repleta e há bastante e de sobra.”5

Esses princípios vão abençoar a todos nós: aqueles que estão empregados atualmente precisam fazer planos para o futuro, assim como aqueles de nós que estão lutando na vida e sobrevivendo com dificuldade. Esse conceito seria uma grande bênção e ajuda para ser autossuficiente.

Minhas sugestões sobre por onde começar seriam as seguintes:

Dez cêntimos são para o Senhor. Pague o dízimo. O Presidente Russell M. Nelson ensinou: “Para desenvolver uma fé duradoura, é essencial um compromisso duradouro de ser um dizimista integral. Inicialmente, é preciso ter fé para pagar o dízimo. Depois, o dizimista desenvolve mais fé ao ponto de o dízimo se tornar um privilégio precioso.”6 Esse ensinamento transformador de vidas do profeta do Senhor é muito verdadeiro.

Dez cêntimos são para capital. Coloque-o em algum lugar onde você não possa ter acesso ou usá-lo. Isso pode durar 10, 15 ou mais anos. Quando penso nesses dez cêntimos, lembro-me de minha mãe. Ela peneirava amendoim e milho muito bons e separava alguns para usar como sementes. Ela os fumigava — ou assim fomos levados a acreditar, para que não fôssemos tentados a assar o milho e comer os amendoins quando estivéssemos com fome. Minha mãe nunca usou as sementes, mesmo em situações difíceis. Ela preferia que ficássemos sem nada do que comer essas sementes. Elas deveriam ser semeadas na estação chuvosa seguinte e multiplicá-las. Ela fazia o mesmo em cada colheita. Ela nunca dependeu de doações do governo.7

Os terceiros dez cêntimos devem ser investidos. Isso ajuda a garantir que você não precise comprar nada a crédito — exceto uma casa ou bens essenciais. Quando alguém investe esses dez cêntimos, permite que outra pessoa use e pague juros para você. Não é o valor que conta, é o PLANO!

Ao fazer isso, você se tornará autossuficiente e a força da casa do Senhor. Você cumprirá a bênção do Pai Celestial para você e será frutífero! Na verdade, é mais sobre o que estamos nos tornando do que sobre o que obteremos.

Levantem e Sejam Contados

O Senhor depende de vocês para construir Seu reino. Ele expressou sua preocupação por alguns de vocês: “Mas a força da minha casa não deu ouvidos às minhas palavras.” O Senhor também aplaude a maioria de vocês, que estão no caminho do convênio: “Mas, sendo que há alguns que deram ouvidos às minhas palavras, preparei uma bênção e uma investidura para eles, caso continuem fiéis.”8

Meu humilde convite a vocês, meus queridos amigos, é que vocês dêem o melhor de si em qualquer chamado em que estejam a servir e, se não tiverem um chamado no momento, procurem seu bispo. Deixe-o saber que vocês estão disponíveis como a força da casa do Senhor para servir em Seu Reino. Ao fazer isso, Ele expandirá sua visão. O Senhor conhece vocês; Ele os ama e sabe o que vocês podem se tornar.

O Élder Dube foi chamado como Setenta Autoridade Geral em abril de 2013. Ele é casado com Naume Keresia Salizani. O casal tem quatro filhos.

Notas

  1. Ver Doutrina e Convênios 101:1–9.

  2. Doutrina e Convênios 103:22.

  3. Doutrina e Convênios 105:16.

  4. Gênesis 1:28.

  5. Doutrina e Convênios 104:17.

  6. Russell M. Nelson, “Encarar o Futuro com Fé,” A Liahona, Maio de 2011, 35.

  7. Ver Edward Dube, Beyond the Shade of the Mango Tree [2021], 29–30.

  8. Doutrina e Convênios 105:17–18.