Sobre batismo por procuração e confirmação

O que é um batismo por procuração?

O batismo e a confirmação são essenciais

A quarta Regra de Fé declara que as primeiras ordenanças do evangelho de Jesus Cristo são “o batismo por imersão para remissão de pecados” e a “imposição de mãos para o dom do Espírito Santo”. O Salvador ensinou que o batismo e a confirmação são essenciais para todos os que desejam segui-Lo e voltar ao Pai Celestial depois desta vida.

No início de Seu ministério, Jesus viajou da Galileia até o rio Jordão, na Judeia. João Batista estava lá, pregando sobre o arrependimento e batizando as pessoas. Jesus também pediu para ser batizado, mas João estava relutante, pois sabia que Jesus era justo em todos os aspectos. O Salvador explicou que Ele precisava ser batizado para “cumprir toda a justiça” (Mateus 3:15) e ser obediente aos mandamentos do Pai Celestial. Então Jesus Cristo deu o exemplo para todos nós quando Ele entrou na água e foi batizado por João.

João também recebeu um testemunho pessoal dessa experiência sagrada:

“E sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.

E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mateus 3:16–17).

Mais tarde no ministério do Salvador, um líder judeu chamado Nicodemos veio até Ele à noite. Ele reconheceu que Jesus era um “Mestre, vindo de Deus” (João 3:2) e queria aprender mais. Jesus ensinou-lhe que o batismo e a confirmação são necessários para nossa salvação:

“Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus” (João 3:5).

“Nascer da água” significa ser batizado, e “nascer do Espírito” significa receber o dom do Espírito Santo. Essas ordenanças são sagradas e, fazemos solenes convênios ou promessas, quando as recebemos. Esses convênios incluem tomar sobre nós o nome de Jesus Cristo, sempre lembrar Dele e guardar os mandamentos de Deus. Quando honramos esses compromissos, demonstramos nossa fé em Jesus Cristo e nossa disposição de segui-Lo.

Depois de Sua Ressurreição, o Salvador novamente ensinou a importância do batismo. Ele enviou os apóstolos para pregar Seu evangelho a todo o povo, dizendo: “Quem crer e for batizado será salvo” (Marcos 16:16).

Quando o Salvador restaurou Sua Igreja na Terra nos tempos modernos, Ele também revelou o verdadeiro método do batismo ao Profeta Joseph Smith. Ele deixou claro que a ordenança deve ser realizada por alguém que tenha a autoridade do sacerdócio e que deve ser feita por imersão (ver D&C 20:73–74).


Deus ama todos os Seus filhos

Todos são filhos do Pai Celestial. Todos são preciosos para Ele. Ele os conhece e os ama. “Pois eis que esta é minha obra e minha glória: Levar a efeito a imortalidade e vida eterna do homem” (Moisés 1:39). Ele providenciou um meio para todos os Seus filhos retornarem a Ele depois desta vida — assim é o evangelho de Jesus Cristo.

Muitas pessoas têm a oportunidade de aceitar o evangelho e ser batizadas enquanto estão vivas. Mas, e aquelas que morreram sem ser batizadas, ou mesmo sem conhecer Jesus Cristo? Como elas podem ser salvas também? Deus não as esqueceu.

Aquelas pessoas que morrem sem a chance de aprender sobre o evangelho nesta vida são ensinadas no mundo espiritual. (ver 1 Pedro 3:18–20; D&C 138:16–19) Lá essas pessoas têm a oportunidade de aceitar o evangelho e de se arrependerem. No entanto, como espíritos, não podem ser batizados porque eles não têm um corpo físico. Um Pai Celestial misericordioso concedeu outro meio para eles aceitarem o batismo.

No templo, podemos realizar as ordenanças do batismo e da confirmação em favor daqueles que morreram sem essa oportunidade. Em outras palavras, podemos agir no lugar deles. As ordenanças realizadas em favor de outras pessoas são chamadas de ordenanças por procuração (ou ordenanças vicárias). Como uma das muitas testemunhas do Senhor ressuscitado, o apóstolo Paulo ensinou aos coríntios que o batismo vicário pelos mortos foi praticado porque todas as pessoas serão ressuscitadas por meio da Expiação de Jesus Cristo (1 Coríntios 15:29, 55–57).

A doutrina das ordenanças vicárias sempre fez parte do evangelho de Jesus Cristo. Na verdade, Sua Expiação é o maior ato vicário da história do mundo. Por meio de Seu sacrifício infinito, Jesus fez por todas as pessoas o que não podemos fazer por nós mesmos. Graças a Ele, todas as pessoas serão ressuscitadas, todas ouvirão o evangelho e todas terão a oportunidade de voltar aos nossos Pais Celestiais.

Os batismos no templo realizados em favor de pessoas falecidas são dons oferecidos com amor. Por acreditarmos que a vida continua após a morte, também cremos que aqueles que morreram estão cientes do batismo e podem escolher se o aceitarão.

Pia batismal do templo

Você pode servir a outras pessoas no templo

Se você for um membro fiel da Igreja e tiver pelo menos 12 anos de idade, você pode receber uma recomendação para o templo de seu bispo e ir ao templo para realizar batismos vicários por aqueles que morreram. Após o batismo, você pode ser confirmado por eles para que possam receber o dom do Espírito Santo. Os batismos e as confirmações vicárias são realizadas somente nos templos.

Em cada templo, há um batistério com uma grande pia batismal. A pia batismal repousa sobre 12 estátuas de bois que representam as 12 tribos de Israel, que segue uma tradição que remonta ao Templo de Salomão no Velho Testamento (ver 2 Crônicas 4:2–4). Assim como seu próprio batismo, você se vestirá de branco para realizar os batismos vicários por aqueles que já morreram.

Após os batismos, você vai retornar ao vestiário e vestir roupas secas. Depois irá para uma sala de confirmação separada no batistério. Os portadores do sacerdócio vão colocar as mãos sobre sua cabeça e conferir o dom do Espírito Santo em favor da pessoa falecida. Depois da realização das ordenanças, aqueles que morreram vão poder decidir se querem aceitá-las.

Templo de Meridian Idaho, sala de confirmação

Uma bênção especial dos batismos vicários é que você pode ser batizado por seus antepassados. Ao pesquisar sua própria história da família, você vai encontrar seus antepassados. Levar o nome de um antepassado para o templo e ser batizado e confirmado em favor dele é uma experiência muito pessoal.

Você pode oferecer esse serviço para seus pais, avós, irmãos, tias, tios, primos e outros. As famílias podem ser fortalecidas por meio desse ato de bondade. Você pode sentir uma ligação mais profunda com sua família e uma proximidade com Deus. Pode encontrar paz e inspiração para sua própria vida ao buscar seus antepassados e servi-los. Você vai entender e conhecer o Salvador melhor à medida que você também fizer pelos outros o que eles não podem fazer por si mesmos.

O élder David A. Bednar disse: “Incentivo-os a estudarem, a pesquisarem seus antepassados e a prepararem-se para realizar batismos vicários na casa do Senhor por seus próprios parentes falecidos. (…) Ao atenderem com fé a este convite, seu coração se voltará aos pais. As promessas feitas a Abraão, Isaque e Jacó serão implantadas em seu coração. (…) Seu amor e sua gratidão por seus antepassados vão aumentar. Seu testemunho do Salvador e sua conversão a Ele se tornarão mais profundos e duradouros. E prometo-lhes que serão protegidos da crescente influência do adversário. Ao participarem desse trabalho sagrado e amarem-no, serão protegidos em sua juventude e por toda a vida” (“O coração dos filhos voltar-se-á”, A Liahona, novembro de 2011, pp. 26–27).