Publicação semanal para jovens adultos
Tu Pertences
Março de 2024


“Tu Pertences”, Liahona, mar. 2024.

Jovens Adultos

Tu Pertences

Podemos encontrar o nosso sentido de pertença ao desenvolvermos um relacionamento significativo com o Pai Celestial e Jesus Cristo.

Imagem
Deus Pai e Jesus Cristo a estenderem os braços para saudarem as pessoas à sua volta

Detalhe de Glory in Degrees [Glória em Graus], Annie Henrie Nader

Cada um de nós nasceu com uma necessidade inata de pertencer. Ansiamos naturalmente por esta pertença nas associações com os nossos familiares, amigos, colegas de trabalho, alas e outras pessoas na nossa vida. O nosso coração parece ter anseios celestiais por uma necessidade profunda e permanente de pertencer.

Nós fazíamos parte — e ainda fazemos — duma família eterna com o nosso Pai Celestial, muito antes de virmos à Terra. As escrituras descrevem-nos como “estrangeiros e peregrinos na Terra” (Hebreus 11:13; Doutrina e Convénios 45:13). Ao deixar o nosso lar celestial e vir a um mundo cheio de confusão, solidão e sofrimento, podemos sentir-nos errantes e ansiar pelo nosso lar e relacionamentos eternos.

Se já te sentiste com um pouco de saudades do Céu, talvez seja porque o teu verdadeiro lar e identidade estão ligados ao nosso Pai Celestial e Salvador, Jesus Cristo. É por isso que é tão importante ter uma ligação profunda com Eles. Quando estamos ligados a Eles através dum relacionamento por convénio, encontramos o verdadeiro sentido de pertença que os nossos espíritos anseiam.

O Nosso Relacionamento por Convénio com Deus

As nossas ações e pensamentos refletem os relacionamentos que valorizamos. O mesmo se aplica ao nosso relacionamento por convénio com o Pai Celestial e o Salvador.

Quando valorizamos o relacionamento por convénio com Deus, tudo muda. Em vez de sermos influenciados pelo mundo, somos influenciados por Ele e tornamo-nos mais semelhantes a Ele. A nossa vida começa a adquirir mais significado, estabilidade e poder espiritual. De repente, “pertencer” ultrapassa os domínios mortais do que pensamos ser “pertencer”.

Quando este relacionamento por convénio com Deus está em primeiro lugar, as distrações vazias do mundo perdem a sua força e encontramos a verdadeira paz e pertença pessoal. Num mundo que nem sempre oferece coisas de graça, o nosso Pai Celestial estende amorosamente as Suas bênçãos por convénio, independentemente do nosso status neste mundo (ver 2 Néfi 9:50–51).

O Presidente Russell M. Nelson ensinou de uma maneira bonita que “quando fazemos um convénio com Deus, deixamos para sempre o terreno neutro. Deus não abandonará [o] Seu relacionamento com aqueles que forjaram [este] vínculo com Ele. Na verdade, todos os que fizeram um convénio com Deus têm acesso a um tipo especial de amor e misericórdia”.1

Nós determinamos se temos um relacionamento próximo com Deus — Ele é sempre constante connosco, mas temos de escolher ser constantes com Ele. E esta escolha divina é ao mesmo tempo fortalecedora e libertadora! Esta escolha liberta-nos das falsas perceções de quem somos e das correntes limitadoras das expectativas mundanas.

E quando descobrimos esta pertença ao nosso Pai Celestial, podemos então olhar para fora e ver os outros como Ele vê. Quando compreendo o que Ele sente por mim, compreendo melhor o que Ele sente por ti e a minha capacidade e desejo de estender a mão e coligar outras pessoas tornam-se mais fortes.

Imagem
Templo de Nauvoo ao pôr do sol

Ilustração do Templo de Nauvoo ao pôr do sol, de Max D. Weaver

Os Convénios Desbloqueiam Bênçãos

O Pai Celestial e Jesus Cristo desejam que façamos convénios com Eles para que possam abençoar-nos da forma que precisamos e mudar-nos de uma maneira que nos permita regressar à Sua presença.

Gostaria de convidar-te a ir sempre que puderes à casa do Senhor. Ao comprometer-me a ir com frequência e intencionalmente, recebo alívio do mundo e os meus pensamentos e natureza são elevados.

Ao guardarmos os nossos convénios, recebemos o poder do sacerdócio que desbloqueia as bênçãos da Expiação do Salvador na nossa vida. Estas bênçãos incluem cura, orientação, proteção, ajuda, força, paz, perspetiva e alegria. O Pai Celestial deseja abençoar-nos com todas estas coisas através do nosso relacionamento por convénio.

Se ainda não recebeste as bênçãos do templo, convido-te a estudar sobre as bênçãos do templo, o poder do sacerdócio, os convénios e o que Deus deseja para ti. Não fiques à espera de receber o Seu alívio, poder e ajuda amorosa.

O Presidente Nelson ensinou:

“[Exorto-vos] a não esperar pelo casamento para receber a investidura na casa do Senhor. Comecem agora a aprender e a vivenciar o que significa estar armado com o poder do sacerdócio.

E a todos os que já fizeram convénios no templo, suplico-vos a procurar — em espírito de oração e de forma consistente — compreender os convénios e ordenanças do templo. As portas espirituais abrir-se-ão. Irão aprender a abrir o véu entre o Céu e a Terra, a pedir aos anjos de Deus que vos assistam e a saber receber melhor orientação do Céu. Os vossos esforços diligentes para fazer isto irão reforçar e fortalecer o vosso alicerce espiritual”.2

Pertencer através do Arrependimento

O arrependimento constante é outra forma bela e poderosa de permanecer próximo do Pai Celestial e de Jesus Cristo. Muitas vezes acreditamos erradamente que se estamos a arrepender-nos de muitas coisas, então estamos longe d’Eles. Mas o oposto é verdadeiro!

O arrependimento não nos afasta d’Eles, mas sim aproxima-nos d’Eles!

Podemos encontrar maior pertença e um relacionamento mais profundo com Eles ao nos esforçarmos por nos voltarmos para Eles em busca de ajuda e para receber o perdão.

Podemos sentir que estamos mais longe da perfeição do que gostaríamos de estar, mas não creio que o Pai Celestial esteja tão preocupado com isso como está com o nosso desejo e esforços para tentar novamente. Ele ama-nos, sabe para onde nos dirigimos e vai guiar-nos amorosamente.

Reconhecer as nossas fraquezas e erros requer vulnerabilidade, mas, ao nos arrependermos, convidamos o Pai Celestial a estar perto desta nossa parte vulnerável. Esta proximidade permite que Ele nos estenda o Seu grande amor e proporcione a cura, o perdão e a segurança de que precisamos. É nesta ligação com Deus que desenvolvemos confiança e encontramos encorajamento e a verdadeira pertença.

Imagem
a Criação

The Creation [A Criação], de Annie Henrie Nader

Procurar uma Perspetiva Mais Elevada

A nossa perspetiva pode contribuir para o sentido de pertença à Igreja do Senhor. Podemos escolher a perspetiva de que as nossas próprias ações podem ajudar a ala, a Sociedade de Socorro ou o quórum de elderes a tornarem-se num lugar amoroso para se pertencer. Procurar ajudar os outros a pertencer, na verdade, aumenta o nosso próprio sentido de pertença.

Uma vez que tu és um filho de Deus, tu pertences — independentemente do modo como os outros te veem ou como tu te vês a ti próprio. O plano de felicidade do Pai destina-se a ti e tu tens um papel importante a desempenhar nele. Cada um de nós tem a capacidade de contribuir e pertencer ao reino de Deus de forma singular, independentemente do nosso estado civil, escolaridade ou origem.

Um pensamento que me vem à mente repetidamente é que os termos “jovens adultos solteiros”, “jovens adultos” e “adultos solteiros” não representam quem tu realmente és. Estes são termos demográficos que ajudam a descrever a idade e o estado civil, mas não são descrições adequadas da verdadeira identidade, propósito e capacidade eternos.

Rótulos ou comparações podem limitar a forma como nos vemos a nós mesmos, o nosso valor e potencial no reino de Deus. O facto é que és membro d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Fizeste convénio com Deus. Tens acesso ao Seu poder do sacerdócio. És membro da Sociedade de Socorro ou do quórum de elderes. És, tal como ensinou o Presidente Nelson, um filho de Deus, um filho do convénio e um discípulo de Jesus Cristo. Isto é quem realmente és, em primeiro lugar, e é isto que vai “[conduzir-te] à vida eterna no reino celestial de Deus”.3

O evangelho foi restaurado por intermédio de um profeta jovem adulto: Joseph Smith. Este é um pensamento poderoso para contemplar. O Pai Celestial e Jesus Cristo confiaram ao Profeta, e aos seus amigos daquela época, a restauração da Igreja. Deus também confia em ti para fazeres parte desta grande obra nestes últimos dias.

Se quiseres saber quem és e se és amado e valorizado, pergunta ao Pai Celestial. Ele vai dizer-te sempre a verdade sobre ti. Ele vai ajudar-te a conseguires ver-te a ti mesmo como Ele te vê — com tremenda capacidade e amor. Ele pode guiar-te para grandes oportunidades e um crescimento que mal podes imaginar!

Que todos tenhamos olhos para nos vermos uns aos outros e a nós mesmos, não através das lentes da idade ou do estado civil, mas através das lentes unificadoras de cumpridores de convénios, discípulos de Jesus Cristo, amigos, irmãos e irmãs e filhos e filhas de Deus. E, nestes papéis e relacionamentos eternos, encontraremos o mais elevado e verdadeiro sentido de pertença.

Notas

  1. Russell M. Nelson, “O Convénio Eterno”, Liahona, out. 2022, p. 5.

  2. Russell M. Nelson, “O Templo e o Vosso Alicerce Espiritual”, Conferência Geral, out. 2021.

  3. Russell M. Nelson, “Escolhas Para a Eternidade” (devocional mundial para jovens adultos, 15 mai. 2022), Biblioteca de Evangelho.