2022
A revelação profética também serve como revelação pessoal para mim?
Maio de 2022


Aplicar o Velho Testamento à sua vida

A revelação profética também serve como revelação pessoal para mim?

A revelação profética dada à Igreja é aplicável a todos, enquanto a revelação pessoal nos ajuda a saber como aplicar esses ensinamentos.

Imagem
moça assistindo à conferência geral

Fotografia: Tiffany Myloan Tong

Podemos aprender muito sobre revelação profética e revelação pessoal com Moisés. Quando Israel foi pedir ajuda a Moisés, murmurando pelo fato de terem apenas maná para comer, Moisés clamou ao Senhor, dizendo: “Eu sozinho não posso levar todo este povo, porque muito pesado é para mim” (Números 11:14).

Em resposta, o Senhor chamou setenta élderes de Israel para ajudar a carregar esse fardo, dizendo a Moisés: “Então eu descerei e ali falarei contigo, e tirarei do espírito que está sobre ti, e o porei sobre eles; e contigo levarão a carga do povo, para que tu sozinho não a leves (Números 11:17).

Contudo Moisés tinha algo mais em mente, ele desejava que “todo o povo do Senhor fosse profeta, e que o Senhor pusesse o seu espírito sobre ele!” (Números 11:29.) Em outras palavras, Moisés desejava que as pessoas fossem dignas de receber o Espírito Santo para orientá-las.

Hoje nossos líderes frequentemente nos incentivam a buscar revelação pessoal, além daquelas que recebemos por meio dos profetas. Conforme o presidente Russell M. Nelson explicou: “Nos dias que estão por vir, não será possível sobreviver espiritualmente sem a orientação, a direção, o consolo e a influência constante do Espírito Santo”.1 Temos que saber como seguir o conselho do profeta ao mesmo tempo em que buscamos conselhos para nossa própria vida.

Quem pode receber revelação profética?

Alguns membros da Igreja têm dificuldade para distinguir entre revelação profética e revelação pessoal. Mas o Senhor deixou bem claro quem tem ou não permissão para receber revelação para toda a Igreja, como ilustrado em Números 12.

Aarão e Miriã começaram a duvidar do papel de Moisés como profeta, perguntando: “Porventura falou o Senhor somente por Moisés? Não falou também por nós?” (Números 12:2.)

O Senhor respondeu:

“Meu servo Moisés (…) é fiel em toda a minha casa.

Boca a boca falo com ele” (Números 12:7–8).

O Senhor esclareceu esse princípio muitos anos mais tarde em Doutrina e Convênios 28, ensinando que a revelação para a Igreja em todo o mundo só é dada ao profeta chamado: “Mas eis que em verdade, em verdade eu te digo: Ninguém será designado para receber mandamentos e revelações nesta igreja, a não ser meu servo Joseph Smith Júnior porque ele as recebe como Moisés” (versículo 2).

Como a revelação profética e a revelação pessoal trabalham em conjunto

Onde a revelação pessoal se encaixa em tudo isso? O presidente Dallin H. Oaks, primeiro conselheiro na Primeira Presidência, explicou:

“[A] linha pessoal de comunicação com nosso Pai Celestial por intermédio de Seu Santo Espírito é a fonte de nosso testemunho da verdade, de nosso conhecimento e de nossa orientação pessoal pelo amoroso Pai Celestial. (…)

Em sua plenitude, a linha pessoal não funciona independentemente”.2

A revelação profética dada à Igreja é aplicável a todos, enquanto a revelação pessoal nos ajuda a saber como aplicar esses ensinamentos em nossa vida. A revelação pessoal do Senhor pode confirmar o que o profeta ensina; não contradiz a revelação que Ele dá a Seus profetas.

Temos aqui alguns exemplos de conselhos proféticos que convidam à revelação pessoal:

  • As mudanças feitas nos programas de mestres familiares e professoras visitantes. Nossos profetas e apóstolos nos aconselharam sobre as novas metas de ministrar como o Salvador, que entrou no lugar dos programas de mestres familiares e professoras visitantes em 2018, mas o formato deixa espaço para que os membros decidam como ministrar melhor a pessoas e famílias específicas.

  • Estudo do Vem, e Segue-Me. Apresentado pela Primeira Presidência ao mundo todo em 2018, o manual nos dá um esboço e uma linha sugerida de estudo, mas cada pessoa e família determinam como estruturar seu estudo para atender às suas necessidades específicas.

A revelação é um dom e, ao buscarmos revelação pessoal, podemos aprender a aplicar os conselhos proféticos em nossa vida.

Aprender como o Espírito fala conosco

A revelação moderna é belíssima. Sua existência significa que o Pai Celestial quer comunicar-Se conosco e nos deu várias maneiras de receber revelação proveniente Dele. Mas pode ser necessário ter uma boa dose de prática para aprender como o Espírito fala conosco e o que o Pai Celestial quer nos revelar.

A melhor coisa que podemos fazer, nas palavras do presidente Nelson, é perguntar e estar dispostos a receber: “Que sabedoria lhes tem faltado? O que vocês sentem uma necessidade urgente de saber ou de entender? (…) Encontrem um lugar calmo onde possam ir regularmente. Humilhem-se diante de Deus. Abram seu coração para seu Pai Celestial. Voltem-se a Ele para obter respostas e consolo”.3

O Senhor verdadeiramente quer falar conosco, tanto pessoalmente à nossa mente e ao nosso coração, como à Igreja como um todo por meio de Seu profeta. Ao buscarmos a bênção da revelação pessoal, seremos guiados por toda a vida.

Em uma entrevista para as revistas da Igreja, os membros contam como seguir o profeta abençoou sua vida e trouxe paz em tempos difíceis.