2022
Viver “como se” as promessas de Deus já tivessem sido cumpridas
Fevereiro de 2022


Viver “como se” as promessas de Deus já tivessem sido cumpridas

Uma simples frase me ajudou a ver as diferentes maneiras pelas quais Deus cumpre Suas promessas, incluindo aquelas encontradas em minha bênção patriarcal, mesmo que eu não as vivencie neste momento.

Imagem
young adult woman

Ilustrações fotográficas: Getty Images

Às vezes, ter uma perspectiva eterna pode parecer uma bênção e uma maldição. Mesmo sendo consolada ao saber que as coisas vão dar certo em algum momento, a eternidade parece ser um tempo muito longo para esperar. O élder Neal A. Maxwell (1926–2004), do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou que “Deus vive em um eterno agora, em que passado, presente e futuro estão continuamente diante Dele”.1 Esse ensinamento me faz pensar que Deus não vê apenas a minha espera pelas promessas agora, mas também vê o efeito do cumprimento dessas promessas na eternidade. Apesar de, no momento, não ter um esposo ou filhos nesta Terra, Ele me vê como esposa e mãe. Embora eu demonstre minhas fraquezas e fragilidades humanas diariamente, Ele me vê como um ser perfeito e glorificado e, por Ele me ver com essas atribuições eternas, posso esperar e viver “como se” (Jarom 1:11) essas coisas já tivessem acontecido.

Viver “como se” essas coisas já tivessem acontecido exige acreditar que Deus é um cumpridor de promessas. Embora a expressão “cumpridor de promessas” não seja uma frase escriturística, ela se tornou uma das minhas definições preferidas para Ele. As escrituras são livros de promessas. Seu santo templo é uma casa de promessas. Meus convênios com Ele são minhas promessas pessoais. Sua obra é uma obra de promessas. E Ele é um cumpridor de promessas que está ansioso para derramar bênçãos sobre Seu povo (ver Doutrina e Convênios 109:21). Ele Se lembrou de Raquel, livrou Davi, alimentou a mulher de Sarepta, guiou os filhos de Israel à terra da promissão, e iniciou a tão esperada e prometida Restauração do evangelho. E, mais importante que tudo, Ele enviou Seu Filho Unigênito para “levar a efeito a imortalidade e vida eterna do homem” (Moisés 1:39). Verdadeiramente, por meio das escrituras, “o Senhor Se revelou e revelou Seu caráter perfeito (…) para permitir que a mente do homem deposite confiança Nele sem relutância” (Bible Dictionary, “Faith”).

Uma vez que Deus é um Deus de promessas, é difícil para mim, às vezes, entender por que certas promessas ainda não foram cumpridas em minha vida. Conheço muitas pessoas que se sentem do mesmo modo quando analisam sua bênção patriarcal ou levam em consideração outras bênçãos do sacerdócio e inspirações do Espírito Santo. Então, de que forma vivemos “como se” as promessas de Deus já tivessem sido cumpridas? Gostaria de compartilhar três ideias.

1. Leve em consideração a variedade de promessas

Uma das chaves para acreditar que o Pai Celestial é cumpridor de promessas é estar ciente da variedade de promessas que Ele nos concedeu. Algumas promessas parecem mais empolgantes ou significativas do que outras e, para elas, temos a tendência de dar mais foco. Embora reconheçamos que muitas dessas promessas não serão cumpridas plenamente nesta vida, esperamos receber alguma porção delas na mortalidade e viver fielmente para que, um dia, obtenhamos de sua plenitude. Por exemplo, ansiamos para que “todos (…) ressuscitem” (2 Néfi 9:22); que tenhamos a alegria de trazer “a [Ele] mesmo que seja uma só alma” (Doutrina e Convênios 18:15); que sejamos libertos do “espinho na carne” (2 Coríntios 12:7); que tenhamos um casamento e uma família eternos; e, por fim, exaltação, tornando-nos como nossos pais celestiais.2

Outras promessas podem ser pequenas e simples e, às vezes, desprezadas. Essas promessas permitem que encontremos alegria na mortalidade e incluem coisas como “ter sempre [conosco] o Espírito [de Cristo]” (Doutrina e Convênios 20:77); saber que “[Sua] graça [nos] basta” (2 Coríntios 12:9); vivenciar “paz neste mundo” (Doutrina e Convênios 59:23); e ser “felizes em qualquer circunstância”.3 Cristo nos promete: “Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós” (João 14:18).

Suas promessas são infinitas como Seu poder e amor. Ao reservarmos tempo para reconhecer mais plenamente o que Ele prometeu, conseguiremos aumentar a probabilidade de enxergar mais o cumprimento de Suas promessas e, assim, confiar mais Nele como um cumpridor de promessas.

2. Reconheça Sua mão

Acho que muitas vezes em minha vida, quando estive tão focada em promessas aparentemente mais significativas ou promessas específicas pelas quais estive esperando, deixei de perceber o que o Senhor estava fazendo por mim no presente. Temos a tendência de buscar evidências para o que quer que estejamos procurando. Se procurarmos o cumprimento de promessas, veremos a companhia do Senhor durante nossos dias. Veremos as portas que Ele abra para nós. Veremos as “[certezas]” (Alma 58:11) que Ele nos dá.

Uma maneira pela qual aprendi a enxergar Sua companhia veio do presidente Henry B. Eyring, segundo conselheiro na Primeira Presidência, que ensinou sobre fazer um registro diário de como vemos a mão de Deus se estendendo para nos abençoar a cada dia.4 Essa reflexão e esse registro diários talvez tenham me mudado mais do que qualquer outra coisa. Por meio disso, comecei a ver que o Senhor esteve caminhando ao meu lado todos os dias e cumprindo mais promessas do que eu podia imaginar.

Vivemos em um mundo onde muitas pessoas focam no que falta em sua vida. Muitos de nós começamos o dia com pensamentos de que não somos bons o suficiente e terminamos nos sentindo um fracasso. Talvez sintamos que não temos tempo, dinheiro, energia, coragem, esperança, fé suficientes e assim por diante. Esse tipo de perspectiva dificulta nossa capacidade de enxergar o cumprimento de qualquer promessa.

Um hino sacramental no hinário em inglês declara: “Contemplamos tua graça eterna, tua caridade infinita”.5 Por anos, minha preparação para o sacramento era focada nos erros que eu cometera durante a semana e na incapacidade que eu demonstrara. Tudo que eu via era o quão distante eu estava de ser semelhante a Cristo. Depois que o Espírito me ensinou por meio da letra desse hino, comecei a focar em como eu via Sua “graça eterna” e “caridade infinita” durante a semana anterior. Ao refletir sobre essas coisas, vi o cumprimento das promessas. Percebi que Ele havia estado comigo. Ele havia me consolado, capacitado e fortalecido. Ele havia cumprido Suas promessas.

3. Ajude-O a cumprir Suas promessas para outras pessoas

Imagem
close-up of one person’s hand being held by another person’s hands

Há alguns anos, durante o Natal, tive várias experiências que aprofundaram minha compreensão de Seu desejo de cumprir Suas promessas para Seus filhos. Em vez de temer mais uma época solitária de feriado, decidi ser Seu instrumento, de qualquer maneira que Ele precisasse que eu fosse. Assim, todos os dias perguntei a Ele quem precisava sentir Seu amor naquele dia e como eu poderia compartilhar esse amor por Ele. Por meio do Espírito Santo, presenciei milagres e senti a alegria de ser um instrumento em Suas mãos para cumprir algumas pequenas e simples promessas. Continuei a orar todos os dias para ser um instrumento para Ele.

Quando escolhemos confiar em Deus e viver “como se” as promessas já tivessem sido cumpridas, encontramos força para nos levantar da cama, viver fielmente e esperar pacientemente, mesmo quando parecer difícil. Como Sara, escolhemos “[ter] por fiel aquele que lho tinha prometido” (Hebreus 11:11). Como Abraão, buscamos “não [duvidar] da promessa de Deus” (Romanos 4:20) embora “em esperança, [cremos] contra a esperança” (Romanos 4:18).

Viver “como se” será diferente para cada um de nós. Para mim, significa me arrepender rápida e regularmente, e confiar que meus esforços estão me ajudando a me tornar como Ele é. Guardo os convênios que já fiz, sabendo que as escolhas que faço agora abençoarão meu esposo e minha família. Peço forças para não “recuar” (Doutrina e Convênios 19:18) em razão da solidão, e procuro oportunidades para edificar outras pessoas. Hoje, edifico um lar onde eu me sentiria bem para criar meus filhos.

Confiar em Suas promessas não é sempre uma escolha fácil. Esperar no Senhor exige tamanha fé em Jesus Cristo que parece, às vezes, quase mais do que conseguimos ter. Apesar disso, Alma testificou que “Ele cumprirá todas as promessas que [nos] fizer, pois cumpriu as promessas que fez a nossos pais” (Alma 37:17). As promessas de Deus são garantidas, e sei que o Salvador oferecerá qualquer assistência e apoio de que precisarmos, à medida que buscarmos conhecer e confiar em nosso Pai Celestial, que cumprirá “sua palavra em cada pormenor” (Alma 25:17). Pois verdadeiramente “não há Deus como tu, em cima nos céus nem embaixo na terra, que guardas o convênio e a benevolência a teus servos que andam com todo o seu coração diante de ti” (1 Reis 8:23).

Notas

  1. Neal A. Maxwell, “Preocupai-vos com a vida da alma”, A Liahona, maio de 2003, p. 70.

  2. Ver Doutrina e Convênios 132:20; Tópicos do Evangelho, “Mãe Celestial”, ChurchofJesusChrist.org/topics?lang=por

  3. Eliza R. Snow, citada no discurso de Russel M. Nelson, “Alegria e sobrevivência espiritual”, A Liahona, novembro de 2016, p. 82.

  4. Ver Henry B. Eyring, “Oh! Lembrai-vos, lembrai-vos”, A Liahona, novembro de 2007, pp. 66–69.

  5. “As Now We Take the Sacrament”, Hymns, nº 169.