2021
Você é o único membro da Igreja na sua família? Você não está sozinho
Abril de 2021


Apenas online: Jovens adultos

Você é o único membro da Igreja na sua família? Você não está sozinho

Pode ser difícil ser o único membro da Igreja na sua família. Estes jovens adultos dão conselhos para que você permaneça firme na fé, apesar da oposição.

Imagem
família sentada no sofá sorrindo

Poucas coisas nesta vida machucam mais do que acreditar firmemente em algo e depois ver aqueles que você mais ama no mundo rejeitar ou até zombar dessas crenças. O evangelho de Jesus Cristo traz alegria e realização em muitos aspectos. No entanto, o caminho do discipulado às vezes pode ser solitário, quando você está trilhando seus passos no evangelho mas um amigo, um dos pais ou até mesmo um cônjuge não apoia nem compartilha da sua crença.

Independentemente de sua situação específica, você sempre pode ter esperança em si mesmo e em sua família por causa do Salvador Jesus Cristo. Quando estiver se sentindo incapaz ou desanimado sobre sua situação, lembre-se de que “o Salvador ama restaurar o que vocês não podem restaurar, ama curar feridas que vocês não são capazes de curar, ama consertar o que está irreparavelmente quebrado, de que Ele os compensa por qualquer injustiça que lhes tenha sido infligida e que ama curar corações, mesmo que se encontrem despedaçados”.1

Se você é o único membro da Igreja na sua família ou tem um ente querido que se afastou da Igreja, o conselho compartilhado aqui por outros jovens adultos pode dar força e esperança para você prosseguir.

Coloque o Senhor em primeiro lugar

“Quando fui batizada há seis anos, pensei que meus pais se interessariam pelo evangelho e aceitariam ser batizados, mas isso não aconteceu. Li essa escritura um dia: ‘Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim’ (Mateus 10:37). Eu adorava meus pais, por isso me perguntei como poderia amar mais ao Senhor do que a eles.

Meus pais não foram contra a minha filiação à Igreja, mas às vezes se sentiam mal quando eu passava mais tempo lendo as escrituras ou indo à igreja em vez de fazer algo com eles no Dia do Senhor. E era difícil explicar por que eu não fazia mais certas coisas aos domingos.

Tínhamos um pouco de atrito, mas quanto mais lia as escrituras e conhecia mais o Salvador e o Pai Celestial, mais o meu amor por minha família aumentava. E sei que se eu seguisse a Jesus Cristo, minha família seria abençoada. Decidi colocá-Lo em primeiro lugar. Nem preciso dizer que as coisas entre nós começaram a melhorar. Sei que se for obediente ao Senhor, Ele vai continuar abençoando a mim e minha família.”

— Magaly Perez, Coahuila, México

Respeite o próximo

“Minha família me ensinou a respeitar o próximo. Mesmo que não acreditemos nas mesmas coisas, eles me ensinam e me ajudam a ser mais semelhante ao Salvador. Eu ficava triste por não poder estar com meu pai para sempre, mas sei que Deus ama minha família.”

— Anicée Dufour, Provence-Alpes-Côte d’Azur, França

Seja paciente ao ajudá-los a compreender

“Tento ser bem detalhista quando respondo as dúvidas e preocupações da minha família com relação ao evangelho. Levou muito tempo, mas, por fim, eu os ajudei a ver além dos falsos estereótipos nos quais acreditavam e a perceber que eu só estou tentando ser a melhor pessoa que posso ser.”

— Brian Steven King, Carolina do Norte, EUA

Seja um exemplo

“Continue firme. Você eleva e inspira as pessoas ao seu redor mais do que pode imaginar.”

— Leanna Mohlman, Utah, EUA

Saiba que você não está sozinho

“Cada um de nós tem uma história de conversão diferente. E embora nossa situação familiar seja desafiadora, à medida que continuarmos a seguir as palavras de Deus, Ele vai nos guiar todos os dias. Percebi que, quando estou seguindo os mandamentos de Deus, nunca estou sozinho. E isso me faz prosseguir no caminho certo. Tudo vale a pena.”

— Caloy Casuyon, Negros Ocidental, Filipinas

Concentre-se em seus objetivos eternos

“Meus pais não apoiam minha religião. Mas continuo com a esperança de que, se for persistente e um bom exemplo, o coração deles vai abrandar. Sei que minha família é importante, mas sempre mantenho minha visão fixa em meus objetivos eternos e minha jornada na mortalidade.”

— Kayla Gonzales, Texas, EUA

Lembre-se de que Cristo sabe como você se sente

“Meu pai e eu somos os únicos membros ativos da nossa família. O que me traz esperança é saber que Cristo também Se sentiu sozinho às vezes. E embora minha família e eu tenhamos escolhas e desejos diferentes, o amor entre nós é algo fácil.”

— Merania Stanley, Nova Gales do Sul, Austrália

Fortaleça seu relacionamento com o Pai Celestial

“Quando sua família não o apoia ou é contra a sua religião, acho que é importante fazer as coisas que fortalecem seu relacionamento pessoal com o Pai Celestial. Em vez de tentar convencer seus familiares a respeito do evangelho ou do que você pensa, concentre-se em se tornar o melhor que puder e crescer espiritualmente, e seja paciente. Mantenha-se firme em suas decisões e as veja como parte de seu progresso eterno. O coração das pessoas muda quando elas podem ver o que o evangelho de Jesus Cristo faz por você e o modo como você vive.”

— Romana Morris, São Filipe, Barbados

Escolha prosseguir com Cristo

“Para mim, só sei que se eu estiver fazendo o que devo fazer e sendo uma luz na vida dos outros, tudo vai dar certo. Não estou preocupada com o caminho escolhido pela minha família. Sou incapaz de controlar a decisão deles, mas posso controlar a minha. E escolho prosseguir com Cristo mesmo se eles não o fizerem.

Deus cuida de cada um de nós, sejamos membros da Sua Igreja ou não. Oro por minha família, coloco o nome deles na lista de oração do templo e os sirvo. Sou grata por termos uma visão diferente e pelo que me ensinam. E sou grata por tê-los em minha vida a despeito de nossas diferenças.”

— Meagan Johnson, Utah, EUA

O Senhor vai guiar você

Embora às vezes seja difícil quando sua situação familiar no evangelho não é o que você esperava que fosse, você pode prosseguir com alegria e fé, sabendo que o Senhor sempre vai apoiá-lo em suas dificuldades. E não só isso, mas Ele pode guiá-lo também em como demonstrar amor, compreensão e compaixão a seus entes queridos que discordam ou acreditam de modo diferente.

O élder Quentin L. Cook, do Quórum dos Doze Apóstolos, prometeu que “ao nos concentrarmos em nosso amor pelo Salvador e por Sua Expiação, ao fazermos Dele o ponto central de nossos esforços para coligar Israel nos dois lados do véu, ao ministrarmos ao próximo e ao nos prepararmos individualmente para o encontro com Deus, a influência do adversário será reduzida e a alegria, o deleite e a paz do evangelho magnificarão nosso lar com o amor de Cristo”.2

Lembre-se sempre de que você nunca está sozinho. Você pode ter um relacionamento significativo com seus familiares e sempre pode escolher ser um exemplo do que você acredita, mesmo que eles não acreditem. E o mais importante, lembre-se de que o Salvador compreende o que você sente. Volte-se a Ele, e Ele estará sempre pronto a trazer paz, esperança e orientação em suas situações.

Notas

  1. Dale G. Renlund, “Ponderar sobre a bondade e a grandiosidade de Deus”, Liahona, maio de 2020, p. 44.

  2. Quentin L. Cook, “Um grande amor pelos filhos de nosso Pai”, Liahona, maio de 2019, p. 80.