2020
Combater a solidão com o Pai Celestial e com Jesus Cristo
Dezembro de 2020


Apenas digital: Jovens adultos

Combater a solidão com o Pai Celestial e com Jesus Cristo

Quando você se sentir só, não se esqueça de deixar o amor do Pai e do Filho entrar em sua vida.

A autora mora em Utah, EUA.

Por toda a vida nos empenhamos para criar laços. Queremos proximidade com nossa família, nossos amigos, nossa alma gêmea. Num mundo de tecnologia, é fácil pensar que estamos conectados a todos. Isso é parcialmente verdade — podemos manter contato com outras pessoas e ver suas postagens nas mídias sociais —, mas isso nem sempre garante um elo emocional profundo.

Sentir solidão nas datas festivas

Podemos nos sentir solitários quando nos faltam vínculos. E essa solidão pode ser sentida ao longo do ano, porém, muitas vezes é pior durante as datas festivas, o que é uma pena, porque esse é um momento em que deveríamos estar rodeados de amor e alegria. Mas podemos nos sentir solitários por estarmos longe de casa e daqueles que amamos ou mesmo quando estamos com nossa família, mas sem sentir proximidade.

Quando parecer que você está só contra o mundo, lembre-se de que há duas pessoas sempre a seu lado, duas pessoas sempre dispostas a se achegar a você, sejam quais forem suas dificuldades — o Pai Celestial e Jesus Cristo. Acho que às vezes esquecemos que sempre podemos recorrer a Eles nos momentos em que ansiamos por nos conectar a todos os outros.

Deixá-Los entrar

Quando penso em proximidade com o Pai Celestial e Jesus Cristo, uma experiência que tive um tempo atrás me vem à mente.

Eu estava olhando uma tempestade pela janela, esperando que o som dela me trouxesse sentimentos de paz. Normalmente, quando me concentro em ouvir as gotas de chuva caindo, por alguns momentos preciosos consigo esquecer tudo o que estou sentindo.

Até senti paz, mas não tanto quanto eu precisava. A maior parte de meus pensamentos ainda estava presa ao caos da vida. Não entendi por que aquilo não estava me ajudando a me sentir melhor.

Depois de alguns minutos, um pensamento me atingiu em cheio. Você não está deixando a chuva entrar. Com isso, abri a janela e deixei o som tomar conta de mim. Ali estava a paz que eu procurava. Todo o restante dos meus pensamentos tumultuados desapareceu ao ouvir a chuva suave.

Fiquei ali um tempo antes que uma pergunta me ocorresse: Será que estou deixando Deus e o Salvador entrar em minha vida?

Aquilo me pegou desprevenida. Não era algo que eu tinha pensado antes. Porém, quanto mais refletia sobre aquele pensamento, mais fazia sentido. Deixar a chuva entrar me trazia paz, mas deixar meu Pai Celestial e meu Salvador entrarem na minha vida poderia me trazer ainda mais.

Abrir o coração para Deus

Deixar o Salvador e o Pai Celestial entrarem foi apenas o primeiro passo. Eu ainda tinha que abrir meu coração para Eles. Quando ouvi a princípio a chuva através da janela, o som era abafado e não me proporcionou toda a paz que eu queria. E, se eu não tivesse aberto a janela para deixar o som entrar, não teria sentido o que senti.

Isso vale para todas as “janelas” de minha vida. Se eu as deixar fechadas e trancadas, como posso realmente aceitar a Deidade e estabelecer um relacionamento com Eles? Como posso sentir o Espírito e deixar a paz do amor Deles entrar em minha vida?

É mais fácil dizer que preciso abrir todas as minhas janelas do que realmente fazê-lo. Percebi que, quando não me sinto em sintonia com o Espírito, tenho que descobrir o que está me mantendo isolada. Na maioria das vezes, são pequenas coisas, como estar sempre de olho no meu celular. Ou não ler as escrituras tanto quanto eu deveria. Ou decidir seguir minha própria vontade em vez de procurar conhecer a Deles. Ou mesmo me desesperar com todas as minhas provações e me distanciar Deles, por achar que o Pai Celestial não está respondendo às minhas orações.

Depois de determinar o que está me impedindo de sentir o Espírito, posso optar por parar de fazer essas coisas, uma de cada vez. Posso abrir as janelas pouco a pouco, convidando o Pai Celestial e o Salvador a entrarem até sentir o amor Deles ao meu redor.

Saber que nunca estamos sozinhos

A solidão pode parecer sombria e interminável às vezes, sobretudo na época do Natal. Nos momentos em que queremos desistir, precisamos nos lembrar de que não estamos sozinhos. Temos simplesmente que estar dispostos a deixá-Los entrar.

O élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou: “Por ter Jesus trilhado esse caminho tão longo e solitário completamente sozinho, nós não temos de fazer isso. Sua jornada solitária nos proporcionou uma grande companhia para nossa curta versão da trilha”.1

O Pai Celestial e Jesus Cristo estão sempre a nosso lado. Eles nos estendem a mão, esperando pacientemente que abramos nosso coração e nossa vida para Eles — seja no Natal ou em qualquer outro momento.

Nota

  1. Jeffrey R. Holland, “Não havia ninguém com Ele”, A Liahona, maio de 2009, p. 88.