Ensinamentos dos Presidentes
Um Testemunho Pessoal Inabalável


Capítulo 7

Um Testemunho Pessoal Inabalável

Ao vivermos o evangelho de Jesus Cristo, aumentamos nosso conhecimento da verdade e nossa capacidade de servir ao Senhor.

Da Vida de Heber J. Grant

Otestemunho de Heber J. Grant do evangelho restaurado começou a criar raízes quando ele era criança. Na fase adulta, ele sempre externava sua gratidão pelos professores e líderes que haviam nutrido seu testemunho nascente. E ele tinha uma gratidão especial por sua mãe. “Hoje sou presidente da Igreja”, disse ele certa vez, “porque segui os conselhos, orientações e testemunho ardente da divindade da obra de Deus que me foram transmitidos por minha mãe.” 1

Ao amadurecer, seu testemunho cresceu. Ele contou o seguinte a respeito do testemunho que recebeu ao estudar o Livro de Mórmon: “Quando eu tinha cerca de quinze anos, eu lia o Livro de Mórmon com empenho e fervor e naquela época recebi no coração um testemunho firme e duradouro de sua autenticidade divina. Daqueles dias até hoje, seus ensinamentos maravilhosos têm sido um consolo, uma bênção e um guia para mim”.2

O Presidente Grant continuou a nutrir seu testemunho no decorrer da vida, orando sinceramente para permanecer fiel à fé.3 Quando estava com 80 anos de idade, declarou: “Verdadeiramente não tenho palavras para expressar a gratidão que me enche o coração pelo testemunho inabalável que tenho no fundo da alma da divindade desta obra. Ao longo dos anos, descobri tantas evidências sólidas e vigorosas da divindade desta obra que nem consigo exprimir com palavras minha gratidão; e tudo o que encontrei só veio a fortalecer minha fé”.4

Ensinamentos de Heber J. Grant

O testemunho vem como revelação pessoal de Deus por meio do Espírito Santo.

Deus concede aos homens e mulheres de todo o mundo que buscam a luz de Seu Espírito em orações humildes um testemunho e conhecimento de que este evangelho é exatamente o que afirma ser — de que é a verdade, de que permanecerá para sempre e de que aqueles que o viverem serão exaltados eternamente na presença de nosso Pai Celestial e Seu Filho, nosso Redentor.5

Centenas, mesmo milhares, foram tocados no coração pela inspiração do Espírito, pelas revelações concedidas por Deus e receberam um conhecimento da divindade do trabalho no qual estamos envolvidos. Eles receberam um testemunho do Espírito Santo, satisfazendo sua alma e seu próprio ser, levando-os a declarar com júbilo que sabem que Deus vive, que sabem que Jesus é o Cristo, que sabem que Joseph Smith é um Profeta do Deus vivo e verdadeiro. Nenhuma pessoa na Terra pode alegar saber que o que eles dizem não é verdade. Ela pode até não crer no testemunho deles, mas não pode tirar o conhecimento que eles possuem. Posso declarar que amo minha família, e uma pessoa pode dizer: “Não acredito nisso”, mas isso não altera o conhecimento que tenho de que os amo. Quando um homem recebe um testemunho do Espírito Santo, quando recebe o conhecimento de que este evangelho é verdadeiro e sabe disso e o proclama, mesmo que o mundo inteiro não acredite, isso não muda o conhecimento que ele possui.6

Agradeço a Deus pelo fato de todos os santos terem direito aos sussurros de Seu Santo Espírito. Agradeço a Deus pelo fato de nenhum de nós depender de outras pessoas para ter um testemunho do evangelho. Agradeço a Ele pelo fato de que todos nós, sem exceção, podemos adquirir um testemunho por nós mesmos.7

O que dá poder a esta Igreja é esse conhecimento pessoal, essa voz mansa e delicada da revelação ouvida por toda alma honesta e fervorosa em resposta à oração. Sem esse testemunho individual que é recebido por homens e mulheres de todo o mundo, quando eles ouvem este evangelho e suplicam a Deus Seu Espírito, não seríamos o que somos hoje — um povo unido, uno em coração e alma, uno com Deus e uno com nosso Salvador.8

Quero dizer hoje que é o poder de Deus, que é o Espírito de Deus que convence os homens; que não é a eloqüência, não é o grau de instrução, não são as palavras rebuscadas nem a maneira primorosa de empregá-las que acham lugar no coração dos filhos dos homens para convencê-los da verdade.9

Já encontrei várias pessoas que questionaram meu testemunho. Elas disseram: “Sr. Grant, o senhor não tem como saber essas coisas”. Mas estou pronto e disposto a testificar que sei, e sei tão bem quando sei distinguir a luz das trevas e o calor do frio. Sei que recebi respostas a minhas orações depois de dirigir súplicas ao Senhor. Assim, tenho um conhecimento dessas coisas, e sei que são verdadeiras assim como sei que amo minha família e meus amigos. Recebi esse conhecimento de maneira tal que estou pronto e disposto a prestar testemunho a todo o mundo, e sei que prestarei contas do testemunho que eu prestar. Eu não seria fiel a mim mesmo se não prestasse testemunho das coisas que conheço quando surgisse a ocasião.10

Nós como santos dos últimos dias temos grandes motivos para sermos gratos pelas muitas manifestações de bondade e misericórdia de nosso Deus. Empenhemo-nos, com todas as nossas forças, para alcançar inteligência, luz e conhecimento suficientes de nosso Pai Celestial a fim de permanecermos no caminho do dever. Muitos de nós sentem que estão firmes no conhecimento do evangelho e que não há muito o que temer nas provações da vida que podem desviar-nos da verdade. Ao mesmo tempo, devemos ter plena consciência de que em nenhum dia ou hora de nossa vida conseguiremos resistir sozinhos e manter o testemunho do evangelho sem a luz e inspiração do Espírito de Deus.11

Recebemos e fortalecemos nosso testemunho por meio da oração, do estudo e da obediência ao Senhor.

O maior testemunho que podemos receber é o da voz da revelação — a inspiração do Espírito Santo. Ninguém é capaz de recebê-lo sem viver digno dele.12

Não temos como transferir para os outros o que alcançamos por nós mesmos; assim como não posso alimentar-me no lugar de uma pessoa, não posso dar-lhe um testemunho deste evangelho. Posso indicar-lhe como recebê-lo. Posso relatar-lhe as bênçãos de Deus para mim. No entanto, cada pessoa precisa viver o evangelho se espera alcançar um testemunho individual da divindade desta obra.

Essa maneira de receber um testemunho já foi testada em todo o mundo por homens e mulheres que foram odiados, maltratados e perseguidos até mesmo por familiares por terem-se filiado à Igreja. Contudo, em resposta a orações humildes e por meio da obediência ao que Deus lhes pediu, eles receberam a luz, o conhecimento e o testemunho sobre a divindade desta obra.13

Irmãos e irmãs, se estudarmos as escrituras, o plano da vida e salvação, guardando os mandamentos do Senhor, todas as promessas que foram feitas serão cumpridas sobre nossa cabeça. E cresceremos e aumentaremos nossa luz, conhecimento e inteligência.14

Prometo-lhes, como servo do Deus vivo, que todos os homens e mulheres que obedecerem aos mandamentos de Deus prosperarão, que todas as promessas feitas por Deus se cumprirão sobre sua cabeça e que eles crescerão e se desenvolverão em sabedoria, luz, conhecimento, inteligência e, acima de tudo, no testemunho do Senhor Jesus Cristo.15

Nosso testemunho aumenta quando o prestamos.

Nenhum homem pode proclamar o evangelho sob a inspiração e poder do Espírito Santo de Deus (…) a menos que sinta, saiba e compreenda que foi abençoado pelo Deus Todo-Poderoso e seja capaz de testificar do poder de Deus que recebemos ao proclamar este evangelho do Senhor Jesus Cristo.16

Ouvi o Presidente [Brigham] Young e outros homens dizerem várias vezes que os jovens recebem, com muito mais freqüência, um testemunho, na alma, da divindade desta obra ao levantarem-se [para prestar testemunho] do que quando estão ajoelhados e orando pedindo esse testemunho; que é sob a inspiração do Espírito do Senhor que eles recebem o derramamento abundante desse Espírito, sua alma enche-se de luz e conhecimento que vêm de Deus por meio do Espírito Santo. Eles receberam um testemunho no coração por meio do qual podem testificar que sabem com certeza que estão envolvidos no plano da vida e salvação; que sabem com certeza que Deus vive, que Jesus é o Cristo, que Joseph Smith foi e é um profeta do Deus vivo e verdadeiro.17

Ao presidir a missão européia, tive várias vezes a oportunidade de dar instruções aos jovens que para lá se dirigiam a fim de pregar o evangelho — jovens que não tinham instrução formal, que não tinham experiência. Em muitos casos, ao chegarem ao escritório da missão em Liverpool, era a primeira vez na vida que eles se levantavam e prestavam testemunho. Eu aconselhava-os a estudarem o evangelho e orarem para receberem inspiração do Espírito do Senhor e prometia-lhes que se eles abrissem a boca e testificassem que Jesus Cristo era o Redentor do mundo e que Joseph Smith era Seu profeta, Deus lhes daria algo a dizer, mesmo que a princípio não lhes viesse nada à mente. Dezenas e dezenas de élderes testificaram para mim que essa promessa se cumpriu e que Deus de fato os abençoou sempre que eles prestaram testemunho da divindade da missão de Joseph Smith, que, sob a direção de Deus, restabeleceu A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias na Terra.18

Ao longo de minha vida, já ouvi milhares de testemunhos de rapazes e moças que, ao voltarem para casa depois de servirem no campo missionário e proclamarem este evangelho, testificaram do aumento de seu conhecimento da divindade desta obra e do fortalecimento de seu testemunho.19 Na Igreja de Deus, não é possível ficarmos estacionados. Não podemos viver com o testemunho recebido anos atrás. Ouvimos (…) o testemunho de um homem de setenta e nove anos de idade, mas se ele parar de prestar o testemunho que recebeu, o Espírito de Deus o abandonará, pois não há idade para pararmos na obra e no evangelho de Deus.20

O testemunho dá-nos a capacidade e a coragem de realizar a obra do Senhor.

Aqueles que são obedientes aos mandamentos do Senhor, aqueles que seguem as regras do evangelho, aumentam dia após dia e ano após ano o testemunho e o conhecimento do evangelho e a determinação para incentivar as outras pessoas a conhecerem o plano da vida e salvação.21

Nós, como povo, demonstramos ser verdadeira a declaração do Salvador de que se alguém desejar fazer a vontade do Pai, conhecerá a doutrina. [Ver João 7:17.] Demonstramos também que [temos] um conhecimento perfeito e absoluto e é por isso que [estamos] dispostos a fazer sacrifícios pela causa da verdade.22

Sou muito grato pelo fato de os santos dos últimos dias em todo o mundo terem um testemunho pessoal, individual e inabalável da divindade da obra na qual estamos envolvidos. Se não fosse por esse testemunho, homens e mulheres nem sequer cogitariam fazer os grandes sacrifícios que fazem, tanto no próprio lar como no mundo afora, em prol do avanço da obra do Senhor. (…)

(…) Sinto gratidão ao pensar nos homens que já estiveram à frente desta Igreja e todas as suas autoridades, que dedicaram seu tempo e seus talentos e fizeram sacrifícios (isto é, sacrifícios no que diz respeito às coisas do mundo), com um conhecimento perfeito e inabalável de que Deus vive, de que Ele ouve e responde nossas orações e, com o conhecimento inquestionável de que Deus de fato apareceu a Joseph Smith e apresentou Seu Filho a ele, com o conhecimento perfeito de que o Sacerdócio Aarônico e o de Melquisedeque foram restaurados à Terra pelos homens que possuíam as respectivas chaves no meridiano dos tempos. (…)

Somente esse conhecimento perfeito e absoluto que possuímos como povo pode permitir-nos realizar as coisas que estamos realizando.23

Se conheço meu próprio coração, creio que seu maior desejo é o avanço da Igreja e do reino de Deus. Sei que não há nada na Terra que me traga tanta alegria quanto estar ao lado dos servos e servas de Deus na Igreja de Jesus Cristo; e não há um único dia em que eu não agradeça a Deus pela restauração do plano da vida e salvação, do qual faço parte. Suplico a Ele com fervor que minha mente nunca se obscureça, que eu nunca me afaste da verdade, que eu nunca me esqueça dos convênios que fiz, mas que, ao envelhecer e aumentar minha compreensão, eu aumente meu testemunho do evangelho e meu desejo de trabalhar pelo progresso do reino de Deus na Terra, e que eu de fato o faça.24

Sugestões para Estudo e Discussão

  • Por que é verdade que ninguém pode receber um testemunho “sem viver digno dele”?

  • Por que o testemunho precisa ser fortalecido constantemente? Como podemos permanecer firmes e infatigáveis em nosso empenho para aumentar o testemunho?

  • Como nosso testemunho nos ajuda em momentos de provação ou perseguição? Como nosso testemunho nos ajuda em momentos de paz e prosperidade?

  • Por que nosso testemunho se fortalece quando o prestamos? E por que ele se fortalece quando ouvimos o testemunho de outras pessoas?

  • Em que circunstâncias, além das reuniões de testemunho, podemos prestar nosso testemunho?

  • Como os pais podem ajudar os filhos a desenvolver um testemunho pessoal do evangelho?

Notas

  1. Conference Report, abril de 1934, p. 15.

  2. “As I View the Book of Mormon”, Improvement Era, março de 1934, p. 160.

  3. Ver Gospel Standards, comp. por G. Homer Durham (1941), pp. 204, 371.

  4. “The Power of a Testimony”, Deseret News, 10 de abril de 1937, seção de notícias da Igreja, p. 1.

  5. “Our Religion the Truth”, Juvenile Instructor, maio de 1926, p. 243.

  6. Conference Report, outubro de 1911, p. 23.

  7. Brian H. Stuy, org., Collected Discourses Delivered by President Wilford Woodruff, His Two Counselors, the Twelve Apostles, and Others, 5 vols. (1987–1992), 1:81.

  8. Conference Report, abril de 1925, p. 151.

  9. “Spirit of the Lord Attends Elders of Church Who Strive to Obtain His Aid While Speaking in Public”, Deseret Evening News, 15 de março de 1919, seção 4, VII.

  10. Collected Discourses, 5:400.

  11. Collected Discourses, 2:31.

  12. Gospel Standards, p. 41.

  13. “First Presidency Stresses Value of Personal Testimony in Tabernacle Talks: President Heber J. Grant”, Deseret News, 16 de junho de 1934, seção de notícias da Igreja, p. 6; alterações na disposição dos parágrafos.

  14. Gospel Standards, p. 43.

  15. Gospel Standards, p. 39.

  16. “Significant Counsel to the Young People of the Church”, Improvement Era, agosto de 1921, p. 872.

  17. Improvement Era, agosto de 1921, pp. 869–870.

  18. Conference Report, abril de 1917, p. 25.

  19. Conference Report, outubro de 1930, p. 6.

  20. Collected Discourses, 2:21.

  21. Gospel Standards, p. 73.

  22. “The President Speaks to Youth” Improvement Era, julho de 1936, p. 395.

  23. Conference Report, abril de 1939, pp 14–15.

  24. Gospel Standards, p. 204.