Atração por pessoas do mesmo sexo
Quais são as melhores maneiras de demonstrar amor cristão?


“Quais são as melhores maneiras de demonstrar amor cristão?”, Atração por Pessoas do Mesmo Sexo: Família e Amigos, 2020

“Quais são as melhores maneiras de demonstrar amor cristão?”, Atração por Pessoas do Mesmo Sexo: Família e Amigos

Quais são as melhores maneiras de demonstrar amor cristão?

Elevar as pessoas

Apesar de não ser um pecado, a atração por pessoas do mesmo sexo pode ser um desafio. Mesmo que uma pessoa não tenha escolhido ter esses sentimentos, ela pode se comprometer a guardar os mandamentos de Deus. O pai de um filho ou uma filha que tem atração por pessoas do mesmo sexo ou que afirma ser gay, lésbica ou bissexual deve escolher amar e aceitar esse filho ou essa filha. Como uma comunidade de membros da Igreja, devemos decidir criar uma comunidade acolhedora.

É tão importante que entendamos, antes de tudo, que todas as pessoas estão em uma situação diferente na vida e que precisamos desenvolver uma atenção pelas pessoas que estão ao nosso redor.

“Conheço pessoas que vão à igreja todo domingo para serem inspiradas e elevadas e que simplesmente saem dali sentindo-se julgadas e indesejáveis — desnecessárias, como se lá não houvesse lugar para elas. Precisamos agir de maneira diferente. Precisamos estar profundamente cientes de que o propósito de irmos à igreja aos domingos é termos certeza de que todos que lá estiverem se sintam amados, necessários, aceitos e elevados. As pessoas têm dificuldades que nem ao menos sabemos. E é muito importante que entendamos que todos ao nosso redor são amados por Deus e que precisamos vê-los com olhar cristão. Não podemos permitir que o julgamento dite a maneira como vamos interagir com as pessoas. Isso simplesmente não é certo. Sinto que o Senhor nos coloca onde estamos e nos conecta com as pessoas ao nosso redor por um propósito, porque não é sobre nosso próprio progresso, mas ajudar os outros a progredir. Passei a reconhecer que somos colocados onde estamos para que amemos e elevemos o próximo.

Não podemos ser, nem nos chamar, discípulos de Cristo se não estivermos ajudando os outros nesse caminho. O evangelho de Jesus Cristo não marginaliza as pessoas, as pessoas que marginalizam as pessoas. Precisamos consertar isso. Temos que ser sensíveis e amá-las, temos que dar a elas a oportunidade de crescer, de florescer e de ser o melhor que elas podem ser. Elas têm talentos, habilidades e uma personalidade que são necessários no reino de Deus. E, se vamos edificar o reino de Deus na Terra, precisamos que todos venham e façam sua parte. Precisamos reconhecer isso. Quando uma pessoa entrar pela porta da capela, precisa imediatamente se sentir acolhida, amada, elevada e motivada; e, quando sair pela mesma porta, ir e ser uma pessoa melhor. Porque ela sabe que o Senhor a ama e que tem amigos na Igreja” (Carol F. McConkie, “Lifting Others”, ChurchofJesusChrist.org).

Servir e amar ao próximo

“Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22:37–39).

“O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei” (João 15:12).

Podemos demonstrar nosso amor a Deus ao guardarmos Seus mandamentos (ver João 14:15) e ao amarmos uns aos outros (ver João 13:34). Se um membro de sua família ou um amigo tem atração por pessoas do mesmo sexo ou afirma ser gay, lésbica ou bissexual, ame-o. O presidente Henry B. Eyring disse:

“Se desejássemos ficar perto de alguém muito querido que se encontrasse distante, saberíamos como fazê-lo. Encontraríamos uma forma de falar com essa pessoa, de ouvi-la, e descobriríamos maneiras de fazer coisas um pelo outro. Quanto mais frequentemente isso ocorrer e quanto mais tempo durar, mais forte será o laço de afeição. Quanto mais tempo se passar sem que nos falemos, sem que ouçamos um ao outro, sem que nos sirvamos mutuamente, mais o laço se enfraquecerá.

Deus é perfeito e onipotente, e você e eu somos mortais. Mas Ele é nosso Pai, Ele nos ama e oferece a mesma oportunidade de nos aproximarmos Dele como o faria um amigo amado. E podemos fazê-lo da mesma maneira: falando, ouvindo e agindo” (“Aproximar-se mais de Deus”, A Liahona, julho de 1991, p. 74).

Você demonstra seu amor a Deus ao amar e servir ao próximo.

“E eis que vos digo estas coisas para que aprendais sabedoria; para que saibais que, quando estais a serviço de vosso próximo, estais somente a serviço de vosso Deus” (Mosias 2:17).

O que significa amar uns aos outros? O amor se importa. O amor ouve. O amor inclui. O amor inspira. O amor é o ponto central do que nos torna humanos, porque somos filhos de Deus, e “Deus é amor” (1 João 4:8). Na Última Ceia, o Salvador reiterou: “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (João 13:35).

Respeitar as diferenças

Se um membro de sua família ou um amigo tem atração por pessoas do mesmo sexo ou afirma ser gay, lésbica ou bissexual, ame-o. O mandamento de amar uns aos outros inclui as pessoas que não veem o mundo da mesma forma que nós vemos.

Conforme explicou o presidente Dallin H. Oaks:

“Em muitos relacionamentos e situações da vida, devemos conviver com as diferenças. Quando essencial, nosso lado dessas diferenças não deve ser rejeitado ou abandonado, mas, como seguidores de Cristo, devemos viver pacificamente com outras pessoas que não compartilham de nossos valores ou não aceitam os ensinamentos sobre os quais se baseiam. O plano de salvação do Pai, que conhecemos por revelação profética, coloca-nos em uma situação mortal em que devemos guardar Seus mandamentos. Isso inclui amar nosso próximo de diferentes culturas e crenças como Ele nos ama. Como ensinou um profeta do Livro de Mórmon, devemos prosseguir, tendo ‘amor a Deus e a todos os homens’ (2 Néfi 31:20)” (“Amar os outros e conviver com as diferenças”, A Liahona, novembro de 2014, p. 28).