Atração por pessoas do mesmo sexo
Qual é o conselho em relação a agir de acordo com os impulsos sexuais?


“Qual é o conselho em relação a agir de acordo com os impulsos sexuais?”, Atração por Pessoas do Mesmo Sexo: Líderes da Igreja, 2020

“Qual é o conselho em relação a agir de acordo com os impulsos sexuais?”, Atração por Pessoas do Mesmo Sexo: Líderes da Igreja

Qual é o conselho em relação a agir de acordo com os impulsos sexuais?

Ter uma vida casta

“Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1 Coríntios 3:16.)

Nosso corpo é uma dádiva especial de Deus. Ele proporciona a nosso espírito uma maneira de vivenciar o mundo físico. É a chave para nossa possível exaltação. Aprender a controlar o corpo é uma parte importante do processo de nos tornarmos como nossos pais celestiais. O domínio exige tempo, paciência e prática, mas tem consequências eternas.

Deus nos ordenou que “todas as [nossas] paixões sejam dominadas, para que [nos enchamos] de amor” (Alma 38:12).

Viver a lei da castidade é uma grande fonte de bênçãos. O presidente Marion G. Romney declarou: “Não consigo imaginar bênçãos a ser mais fervorosamente desejadas do que as que foram prometidas aos puros e virtuosos. Jesus falou de recompensas específicas para as diversas virtudes, porém, a meu ver, reservou a maior delas para os puros de coração, ‘porque’, disse Ele, ‘eles verão a Deus’ (Mateus 5:8). E não apenas verão o Senhor, mas se sentirão em casa em Sua presença.

Aqui está (…) a promessa do Salvador: ‘Que a virtude adorne teus pensamentos incessantemente; então tua confiança se fortalecerá na presença de Deus’ (D&C 121:45)” (“Confia no Senhor”, A Liahona, outubro de 1979, p. 68).

A sexualidade é uma parte importante do ser humano e é também uma fonte de paixões que precisam ser refreadas. Apesar desses sentimentos intensos, há santos dos últimos dias que seguem fielmente a lei moral do Senhor ao longo de muitos anos.

Essas pessoas assumiram o firme compromisso de levar uma vida casta e de se abster de qualquer coisa que reduza as inibições. Além disso, elas prestam um serviço excepcional a outras pessoas, especialmente na Igreja. Ao fazer isso, encontram alegria, satisfação e paz.

Os pais devem ensinar seus filhos

As crianças e os jovens precisam da ajuda dos pais e de adultos de confiança para aprender e entender a sexualidade em seu contexto divino: “Os pais têm a responsabilidade principal na educação sexual de seus filhos. Ensinar esse assunto de modo honesto e claro no lar ajuda os jovens a não se envolverem em pecados morais graves.

Nos locais onde existe educação sexual nas escolas, os pais devem procurar se assegurar de que o que é ensinado a seus filhos seja condizente com os bons valores morais e éticos” (“Educação sexual”, Manual Geral: Servir em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, item 38.6.14).

Experiências fora do casamento

Experiências com a expressão sexual fora do casamento são pecados graves.

“A lei da castidade dada pelo Senhor é:

  • A abstinência de relações sexuais fora do casamento entre um homem e uma mulher de acordo com a lei de Deus.

  • Fidelidade no casamento.

A intimidade física entre marido e mulher deve ser bela e sagrada. Ela é ordenada por Deus para a criação de filhos e para a expressão do amor entre marido e mulher.

Somente um homem e uma mulher que sejam legal e legitimamente casados um com o outro devem ter relações sexuais. À vista de Deus, a pureza moral é muito importante. As violações da lei da castidade são muito sérias (ver Êxodo 20:14; Mateus 5:28; Alma 39:5). Os envolvidos fazem mau uso do poder sagrado que Deus nos deu para criar a vida” (“Castidade e fidelidade”, Manual Geral, item 38.6.5).

“Os mandamentos de Deus proíbem todos os comportamentos não castos, tanto homossexuais quanto heterossexuais. Os líderes da Igreja aconselham os membros que violaram a lei da castidade. Os líderes devem ajudá-los a ter um claro entendimento da fé em Jesus Cristo e Sua Expiação, do processo do arrependimento e do propósito da vida na Terra. O comportamento inconsistente com a lei da castidade pode ser motivo para a realização de um conselho de condição de membro da Igreja (ver Manual Geral, item 38.6.5). Ele pode ser perdoado por meio de arrependimento sincero” (“Atração por pessoas do mesmo sexo e comportamento homossexual”, Manual Geral: Servir em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, item 38.6.12).