Manuais da Primária e Tempo de Compartilhar
Lição 10: Arrependimento


Lição 10

Arrependimento

Propósito

Ajudar as crianças a compreender o princípio do arrependimento e a razão de sua importância em nossa vida.

Preparação

  1. Em espírito de oração, estude e esteja preparado para comentar Doutrina e Convênios 58:42 e 3 Néfi 9:22.

  2. Utilize o cartaz “Tornar-se Membro da Igreja de Jesus Cristo” preparado na lição 7, com a tira de papel “Fé em Jesus Cristo” no lugar. Tenha à mão a tira com a palavra “Arrependimento” para utilizar durante a lição. (É bom prepararse para revisar a quarta regra de fé com as crianças e ajudá-las a decorar (as que conseguirem) toda ela ou parte, à medida que falam sobre os princípios durante a lição.)

  3. Prepare as seguintes tiras de palavras (guarde-as para utilizá-las na lição 22): c.

    Ficar triste

    Pedir perdão

    Consertar o erro

    Não repetir o erro

  4. Prepare-se para ajudar as crianças a cantar ou repetir a letra da segunda estrofe de “Faze-me, ó Pai, Perdoar” (Músicas para Crianças, p. 52). A letra está incluída no fim deste manual.

  5. Lembre-se de que as crianças abaixo de oito anos não são responsáveis; não se deve fazer com que elas se sintam culpadas.

  6. Materiais necessários:

    1. Bíblia, Livro de Mórmon e Doutrina e Convênios;

    2. Fita adesiva;

    3. Curativo.

  7. Faça os preparativos necessários para quaisquer Atividades Complementares que deseje utilizar.

Sugestões para o Desenvolvimento da Lição

Convide uma criança para fazer a primeira oração.

Verifique alguma designação que tenha sido dada na semana anterior.

Devemos Arrepender-nos Quando Fazemos Escolhas Erradas

Atividade motivadora

Mostre um curativo para as crianças.

  • Vocês já se cortaram?

  • Doeu muito?

  • O que devemos fazer quando nos cortamos? (Limpar o corte e colocar um curativo)

  • Por que devemos limpar o corte e colocar um curativo? (Para que ele sare mais rápido)

Quando fazemos algo errado, é como se nos cortássemos. Dói por dentro de nós e ficamos tristes porque sabemos que fizemos algo errado. O arrependimento poderá ajudar-nos quando tivermos cometido um erro. É o meio de limparmos e curarmos um machucado espiritual.

Coloque a tira com a palavra “Arrependimento” no quadro (ou outro lugar visível) com o uso de fita adesiva.

História

Conte a seguinte história, utilizando suas próprias palavras:

Ricardo foi até uma loja comprar linha para sua mãe. Ele viu algumas balas no balcão e desejou comprá-las, mas o dinheiro não era suficiente. Enquanto o dono da loja foi pegar a linha, Ricardo colocou algumas balas no bolso. Quando o dono da loja voltou, Ricardo pagou a linha. Ele chupou as balas no caminho para casa. Mais tarde, Ricardo começou a pensar em algo que seus pais lhe haviam ensinado.

Peça a uma criança mais velha que leia Êxodo 20:15 ou leia você mesmo.

  • Como acham que Ricardo se sentiu? (Triste)

  • O que Ricardo fez de errado? (Roubou algumas balas)

  • O que Ricardo pode fazer para livrar-se de sua tristeza? (Arrepender-se)

Peça a uma criança que cole a tira com “Ficar triste” abaixo da palavra “Arrependimento”.

Diga que quando percebemos ter feito algo errado, devemos admitir que cometemos um erro e ficarmos tristes por termos feito tal coisa. Esse sentimento é a maneira pela qual o Pai Celestial nos ajuda a saber que fizemos algo errado.

Diga que o próximo passo de Ricardo será pedir perdão pelo que fez. Peça a outra criança que pregue a tira com “Pedir Perdão” abaixo das demais.

  • A quem Ricardo precisa pedir perdão? (Ao Pai Celestial e ao dono da loja)

Diga que quando nos arrependemos de nossas escolhas erradas, devemos pedir perdão ao Pai Celestial e à pessoa a quem prejudicamos. Temos de admitir que fizemos uma escolha errada e pedir que sejamos perdoados pelo que fizemos.

  • Como pedimos perdão ao Pai Celestial? (Pedimos em oração)

Diga que a terceira coisa que Ricardo deve fazer é tentar consertar o erro. Peça a outra criança que coloque a tira com “Consertar o erro” abaixo das demais. Ajude-as a compreender que precisamos corrigir quaisquer problemas que tenhamos causado devido a nossas escolhas erradas. Algumas vezes não podemos corrigir os problemas (como, por exemplo, repor algo que tenhamos estragado), mas precisamos sempre fazer o melhor possível.

  • Como Ricardo poderia consertar seu erro? (Voltar à loja e pagar as balas ou fazer algum tipo de trabalho para o dono da loja sem receber nada em troca.)

Lembre à classe que o outro passo é Ricardo decidir não fazer escolhas erradas novamente. Peça a outra criança que pregue a tira com “Não repetir o erro” abaixo das demais. Conclua que Ricardo tem que decidir nunca mais fazer a escolha errada. Ele saberá que se arrependeu verdadeiramente quando se sentir triste por ter feito algo errado, estiver pronto a reconhecer isso, pedir perdão, tentar consertar o erro e decidir nunca fazer a escolha errada novamente. Ao mencionar cada passo do arrependimento, aponte para a tira de palavras adequada.

Música

Cante ou repita a letra da segunda estrofe de “Faze-me, ó Pai, Perdoar”.

O Arrependimento É um Passo para Tornarmo-nos Membros da Igreja Verdadeira

Cartaz e debate

Diga que Jesus Cristo quer que saibamos o que fazer para nos arrependermos, a fim de que, quando nos tornarmos membros da Igreja, sejamos capazes de nos arrepender de nossos erros.

Mostre o cartaz “Tornar-se Membro da Igreja de Jesus Cristo”, utilizado na lição 7.

Lembre à classe que numa lição anterior aprenderam a respeito de um passo que deve ser dado para nos tornarmos membros da Igreja verdadeira. Esse passo é ter fé em Jesus Cristo. Remova a tira com a palavra “Arrependimento” do quadro e coloque-a no cartaz acima da tira com “Fé em Jesus Cristo”.

Peça às crianças que repitam em voz alta esses dois passos necessários para nos tornarmos membros da Igreja verdadeira—fé e arrependimento.

Diga que após sermos batizados devemos arrepender-nos durante toda a vida, sempre que fizermos uma escolha errada. O Salvador prometeu-nos que, sempre que nos arrependermos verdadeiramente, Ele nos perdoará e não mais se lembrará de nossos pecados.

Leia Doutrina e Convênios 58:42 para as crianças.

  • Qual é a grande promessa que Jesus nos faz se nos arrependermos?

Apresentação pelo professor

Diga que o arrependimento deve ser uma parte importante de nossa vida.

Ao atingirmos oito anos de idade, tornamo-nos responsáveis pelas escolhas que fizermos. Ele nos ama e deu-nos um modo de sobrepujarmos nossas escolhas erradas. Ele nos disse que devemos arrepender-nos para podermos voltar a viver com Ele e com o Pai Celestial.

Resumo

Explicação das escrituras

Leia em voz alta—ou peça a uma criança que o faça—a primeira frase de 3 Néfi 9:22.

Diga que o arrependimento é uma bênção muito importante que nos ajuda a nos prepararmos para viver com o Pai Celestial novamente. Explique também que mesmo após termos feito todo o possível para corrigirmos nossos erros, o Pai Celestial nos perdoará somente por causa do sacrifício expiatório de Jesus Cristo. (Ver 2 Néfi 25:23.)

Testemunho do professor

Preste testemunho do princípio do arrependimento e diga às crianças que peçam a seus pais que lhes expliquem o arrependimento novamente. Fale de sua gratidão ao Pai Celestial e Jesus Cristo por terem tornado possível corrigirmos nossos erros a fim de podermos desfrutar a vida aqui na Terra e voltar a viver com Eles para sempre.

Convide uma criança para oferecer a última oração.

Atividades Complementares

Escolha, dentre as atividades seguintes, as que melhor se adaptem às crianças de sua classe. Você pode utilizá-las na própria lição ou como revisão ou resumo. Para informações adicionais, ver “Distribuição do Tempo da Aula” em “Auxílios para o professor”.

  1. Prepare a seguinte folha para cada criança. Peça às crianças que escrevam os quatro passos utilizados no arrependimento. Para as crianças menores, desenhe círculos e peça-lhes que desenhem rostos nos círculos. Sugira que as crianças pendurem os desenhos em casa onde consigam vê-los com facilidade, a fim de que se lembrem como arrepender-se e transformar sua tristeza em alegria.

    Imagem
    repent
  2. Peça às crianças que façam uma representação, fingindo que estão tristes por ter feito algo errado e fingindo que estão pedindo perdão por algum erro que tenham cometido. Enfatize que a sinceridade é importante quando pedimos perdão. Essa sinceridade normalmente é demonstrada pelo tom da voz. Demonstre como pedir perdão, sem sinceridade e com sinceridade, e peça-lhes que treinem com o tom de voz e a postura corretas.

  3. Utilizando suas próprias palavras, conte a história do arrependimento de Alma, o filho, e dos quatro filhos de Mosias. (Ver Mosias 27.) Refira-se a cada um dos passos do arrependimento enquanto conta a história.