Seminário
Revisão de domínio doutrinário 10


Revisão de domínio doutrinário 10

Aplicar passagens de domínio doutrinário

Imagem
Illustration of young adults - teenagers of various ethnicity. There is a yellow band above them.

Um dos propósitos do domínio doutrinário é ajudá-lo a aprender como aplicar a doutrina ensinada nas passagens de domínio doutrinário a situações da vida real. Esta lição lhe dará oportunidades de praticar a aplicação de algumas das passagens que você estudou este ano.

Preparação do aluno: Peça aos alunos que examinem as quatro passagens de domínio doutrinário mostradas na tabela a seguir. Peça-lhes que estejam preparados para falar sobre algumas maneiras específicas de aplicar as verdades nessas passagens.

Possíveis atividades de aprendizado

Pode ser necessário ensinar uma lição de passagem de domínio doutrinário no lugar desta lição de revisão. Consulte o cronograma de andamento fornecido pelo diretor ou coordenador da área ou região para garantir que cada lição de passagem de domínio doutrinário seja ensinada dentro do período de aula do seminário.

Doutrina para a vida real

Examine as quatro passagens de domínio doutrinário na tabela a seguir. Ao ler as situações a seguir, determine qual passagem de domínio doutrinário pode ajudar em cada situação.

Referência das escrituras

Frase-chave de escritura

Mateus 22:36–39

“Amarás ao Senhor teu Deus. (…) Amarás o teu próximo.”

Lucas 22:19–20

Jesus Cristo ordenou que partilhássemos do sacramento dizendo “fazei isto em memória de mim”.

Lucas 24:36–39

“Pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho.”

João 17:3

“A vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo.”

Mostre no quadro as situações a seguir para que os alunos as vejam à medida que entram. Se necessário, ajuste as situações para torná-las mais relevantes aos alunos. Dependendo do tempo, os alunos podem fazer uma ou ambas as atividades desta lição.

Incentive os alunos a usar os pensamentos que tiveram durante a atividade de preparação do aluno aqui e durante o restante da lição.

  1. Carlos tem um amigo de outra religião cristã que crê que Jesus Cristo é um espírito e não tem um corpo físico.

  2. Lisa se considera inclusiva, o que inclui aceitar qualquer comportamento, desde que seja sincero. Isso a levou a questionar a doutrina do Pai Celestial sobre o casamento e a família. Por causa de seus questionamentos, Lisa parou recentemente de frequentar a Igreja e de viver outros mandamentos.

  3. Maria se pergunta como ela pode tornar o sacramento uma experiência mais significativa.

  4. Francisco parou de prestar atenção em sua classe do seminário e nas reuniões da Escola Dominical porque sente que já sabe o suficiente sobre o Pai Celestial e Jesus Cristo.

Selecione uma das situações e pense na passagem de domínio doutrinário que você associou a ela.

  • Como a passagem de domínio doutrinário que você escolheu se aplica a essa situação?

  • Como essa passagem pode ajudar a pessoa na situação a entender sobre o Pai Celestial e Jesus Cristo e o que Eles desejam para nós?

  • Que ações você sugere que essa pessoa tome para aplicar as verdades da passagem que você escolheu? Por quê?

Aplicar as passagens de domínio doutrinário às circunstâncias pessoais

Em seu diário de estudo, desenhe um boneco que represente um adolescente e escreva sua idade, seu sexo e sua situação familiar. Essa pessoa pode ser real ou fictícia. Inclua algumas perguntas, problemas ou desafios específicos que essa pessoa esteja enfrentando no momento.

Você pode pedir aos alunos que façam isso em uma folha de papel em vez de usarem o diário de estudo. Eles podem fazer um símbolo no canto da folha antes de entregá-la para ajudá-los a identificar sua folha sem revelar a quem cada uma pertence. Distribua as folhas de papel a outros alunos para que possam responder às perguntas a seguir com base na situação fornecida. Como alternativa, os alunos podem usar a situação em sua própria folha de papel.

Examine as passagens de domínio doutrinário a seguir (e quaisquer outras de sua escolha) e determine quais delas podem ser úteis à situação.

Mostre a tabela a seguir para que os alunos possam consultá-la durante a lição. Se for ajudar, você pode usar passagens adicionais ou outras passagens de domínio doutrinário além das enfatizadas nesta lição.

Imagem
Doctrinal Master - Matthew - John

Referência das escrituras

Frase-chave de escritura

Lucas 2:10–12

“Pois hoje, na cidade de Davi, vos nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor.”

João 3:5

“Aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.”

João 3:16

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito.”

Mateus 5:14–16

“Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens.”

Mateus 11:28–30

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.”

Mateus 16:15–19

Jesus disse: “Eu te darei as chaves do reino”.

João 7:17

“Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina.”

Mateus 22:36–39

“Amarás ao Senhor teu Deus. (…) Amarás o teu próximo.”

Lucas 22:19–20

Jesus Cristo ordenou que partilhássemos do sacramento dizendo “fazei isto em memória de mim”.

João 17:3

“A vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo.”

Lucas 24:36–39

“Pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho.”

Escreva um breve bilhete para o adolescente da situação. Inclua o seguinte:

  • A passagem de domínio doutrinário que você sente que melhor o ajudaria a entender o que o Pai Celestial e Jesus Cristo desejam para ele e por quê.

  • Uma experiência pessoal, uma história das escrituras ou um exemplo da vida do Salvador que se relaciona com o que é ensinado na passagem e pode incentivar o adolescente.

  • Ações que ele pode realizar para aplicar as verdades da passagem de domínio doutrinário que você sugeriu. (Por exemplo, para Lucas 22:19–20 , você pode incluir conselhos sobre como convidar a influência do Espírito Santo e coisas sobre o Salvador para lembrar durante o sacramento; ou, para João 7:17 , você pode sugerir discursos que ele poderia ler para entender melhor o Pai Celestial e Jesus Cristo.)

  • Seu próprio testemunho de Jesus Cristo e das verdades ensinadas na passagem que você escolheu.

Se os alunos tiverem realizado a atividade com a situação de outra pessoa, peça-lhes que redistribuam as folhas de modo que cada aluno possa recuperar sua própria folha de papel. Peça aos alunos que compartilhem o que aprenderam com essa experiência. Você pode compartilhar uma experiência pessoal relacionada ou seu testemunho.

Se você escreveu o bilhete para uma pessoa real, você pode dar o bilhete a ela ou conversar com ela sobre ele.