Seminário
Domínio Doutrinário: Tiago 2:17–18


Domínio Doutrinário: Tiago 2:17–18

“A fé, se não tiver as obras, está morta”

Imagem
two young men sharing Book of Mormon

Em uma lição anterior, você aprendeu que demonstramos fé em Jesus Cristo por meio de nossas ações justas. Esta lição vai ajudá-lo a memorizar a referência de domínio doutrinário e a frase-chave da escritura de Tiago 2:17–18, explicar a doutrina e aplicar os princípios para se adquirir conhecimento espiritual em situações da vida real.

Demonstrar aos alunos que suas contribuições são valorizadas e essenciais. Procure maneiras de ajudar cada aluno a se sentir valorizado e aceito, sabendo que suas contribuições abençoam a classe. Lembre-se de agradecer aos alunos por sua participação e dizer-lhes que você aprecia sua disposição de contribuir.

Preparação do aluno: Peça aos alunos que pensem em um princípio do evangelho no qual acreditam, mas podem ter dificuldade de seguir. Peça-lhes que reflitam sobre o que pode estar impedindo que eles ajam de acordo com esse princípio.

Possíveis atividades de aprendizado

Esta lição de passagem de domínio doutrinário foi elaborada para ser ensinada após a lição “Tiago 2”, que é a lição contextual para a passagem de domínio doutrinário Tiago 2:17–18 . Se esta lição precisar ser transferida para uma semana diferente, certifique-se de ensinar a lição contextual correspondente durante essa semana também.

Memorizar e explicar

Ajude os alunos a memorizar e explicar a referência da escritura e a frase-chave de Tiago 2:17–18 . A atividade a seguir é uma maneira de fazer isso.

Escreva Tiago 2:17–18: A fé, se não tiver as obras, está morta em uma folha de papel com algum espaço entre cada palavra. Diga essa referência e a frase-chave da escritura em voz alta. Depois recorte cada palavra e número separadamente, embaralhe-os e coloque-os de volta em ordem. Diga a escritura e a referência novamente. Repita o processo até que você possa dizer de cor a referência das escrituras e a frase-chave sem a ajuda de qualquer papel.

Se funcionar melhor para sua classe, corte vários conjuntos desses papéis antes da aula e coloque cada conjunto em um envelope que os alunos possam usar individualmente, em grupos ou duplas.

Ao ler Tiago 2:17–18 , relembre da lição anterior o princípio de que a verdadeira fé em Jesus Cristo exige obras justas.

  • Como você poderia explicar essa verdade de modo a motivar outra pessoa a agir de acordo com sua fé?

Aplicação prática

Examine os três princípios a seguir para se adquirir conhecimento espiritual. Depois, para cada princípio, escreva uma frase que resuma seu significado com suas próprias palavras. Se for útil, revise os parágrafos 5–12 da seção “Adquirir conhecimento espiritual” do Documento Principal de Domínio Doutrinário, 2022.

  1. Agir com fé.

  2. Examinar conceitos e perguntas com uma perspectiva eterna.

  3. Buscar mais entendimento por meio de fontes divinamente atribuídas.

Agir de acordo com nossas crenças pode ser difícil. O élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, declarou: “O que sabemos nem sempre se manifesta no que fazemos” (“Mais diligentes e interessados em casa”, A Liahona, novembro de 2009, p.17). Ao ler as seguintes situações, pense nos motivos pelos quais nem sempre agimos de acordo com os princípios do evangelho que conhecemos.

  • Uma moça quer ler as escrituras todos os dias. Às vezes, ela perde motivação quando não entende ou não encontra significado no que está lendo.

  • Uma moça pagava fielmente o dízimo quando criança. Agora que está mais velha e tem um emprego fixo, a quantia esperada do dízimo é bem mais alta e é mais difícil de pagar.

  • Um rapaz estudou a respeito de Jesus Cristo e de Sua Expiação por anos. Ele acredita que Jesus sofreu pelos pecados da humanidade e que seus pecados podem ser perdoados. No passado, ele teve uma experiência significativa com o arrependimento. Contudo, ele se vê passando longos períodos de tempo sem pensar em arrependimento.

Escolha uma das situações acima ou pense em outro princípio do evangelho em que você acredita, mas tenha dificuldade de aplicar. Escreva como você ou a pessoa em sua situação escolhida poderia usar os três princípios para se adquirir conhecimento espiritual para lidar com a situação.

Se quiser alguma ajuda para aplicar esses princípios à situação que escolheu, responda algumas ou todas as perguntas a seguir.

Princípio 1: Agir com fé

  • No passado, em que princípio do evangelho você agiu com fé?

  • O que você aprendeu sobre Jesus Cristo com essa experiência que pode ajudá-lo nessa situação?

Princípio 2: Examinar conceitos e perguntas com uma perspectiva eterna

  • Como você acha que o Pai Celestial vê essa situação? De que maneiras Ele poderia ajudar?

  • De que forma agir de acordo com esse princípio pode levar a bênçãos agora e eternamente?

Princípio 3: Buscar mais entendimento por meio de fontes divinamente atribuídas

  • De que forma Tiago 2:17–18 pode ajudar nessa situação? Que outras escrituras ou outros discursos da conferência geral poderiam ajudá-lo a entender melhor e se sentir motivado a viver esse princípio? (Ver, por exemplo, Alma 32:27–28 .)

  • Muitas vezes pode ser útil conversar sobre esses assuntos com um amigo de confiança, membro da família ou líder da Igreja. Com quem o Senhor gostaria que você conversasse sobre essa situação?

Esforce-se para criar um ambiente em que os alunos se sintam seguros para debater seus pensamentos e suas preocupações. Peça a vários alunos que sugiram uma ou mais maneiras de usar os princípios para se adquirir conhecimento espiritual para ajudar em sua situação sem compartilhar nada muito pessoal. Se for útil, faça perguntas de acompanhamento como “Por que esse princípio ajudaria?” e “Alguém da classe tem ideias ou experiências que possam ser úteis nessa situação?”

Reserve algum tempo para ponderar sobre o que aprendeu nesta lição. Se você identificou uma verdade do evangelho que você pessoalmente tem dificuldade de seguir, avalie honestamente se planeja agir de acordo com ela agora. Se não tenciona agir agora, pense nos obstáculos que estão em seu caminho e em como o Senhor poderia ajudá-lo.

Pode ser útil debater as perguntas do parágrafo acima com a classe. Preste testemunho da disposição do Senhor em ajudar e das bênçãos que recebemos ao agir com fé em Jesus Cristo.

Revisão de domínio doutrinário

Durante uma aula futura, ajude os alunos a recapitular essa passagem de domínio doutrinário e a frase-chave da escritura. Você pode colocar os alunos em duplas e pedir-lhes que examinem brevemente a referência da escritura e a frase-chave: “Tiago 2:17–18: A fé, se não tiver as obras, está morta”. Depois, peça-lhes que se revezem dizendo uma palavra ou um número de cada vez. Por exemplo, o primeiro aluno pode dizer “Tiago”, o segundo aluno diria “dois” e assim por diante. Eles continuariam a se revezar até que tivessem dito toda a referência e a frase-chave da escritura. Depois, eles poderiam trocar quem vai dizer a primeira palavra e repetir o exercício.

Atividade de aprendizado complementar 

Além das duas perguntas após o “Princípio 3: Buscar mais entendimento por meio de fontes divinamente atribuídas”, você pode pedir aos alunos que reservem alguns minutos para procurar tópicos na Biblioteca do Evangelho em ChurchofJesusChrist.org (como o estudo das escrituras, o dízimo ou o arrependimento) relacionados à situação que escolheram responder. Os alunos podem usar o que aprenderam para lidar com a situação escolhida.