Seminário
Mateus 18:11–14


Mateus 18:11–14

A compaixão do Pai Celestial e de Jesus Cristo

Imagem
Blind man gains sight. Outtakes include Jesus anointing his eyes, and going to the pool of Siloam.

Jesus Cristo ensinou que Ele e o Pai Celestial têm amor e preocupação por todos. O objetivo desta lição é ajudá-lo a sentir que o Pai Celestial e Jesus Cristo são compassivos e desejam salvar todas as almas perdidas.

A natureza do Pai Celestial e de Jesus Cristo

  • Qual das seguintes declarações você acha que melhor descreve como o Pai Celestial e Jesus Cristo se sentem por aqueles que pecaram?

  1. Para Eles, é frustrante perdoar os pecadores, mas Eles perdoarão se nos arrependermos sinceramente.

  2. Eles prefeririam que nos arrependêssemos para que pudessem nos perdoar, mas Eles ficam felizes com as nossas escolhas.

  3. Eles sentem grande alegria em perdoar os pecadores que se arrependem.

  • Como a compreensão de uma pessoa sobre a natureza do Pai Celestial e de Jesus Cristo influencia suas escolhas?

Ao estudar esta lição, pense no que aprendeu sobre a natureza do Pai Celestial e de Jesus Cristo, e como esse conhecimento pode afetar sua vida.Depois de ensinar a Seus discípulos a respeito da gravidade de se ofender ou desprezar os filhos de Deus, o Salvador expressou Seu desejo misericordioso de salvar “o que se tinha perdido, e chamar os pecadores ao arrependimento” ( Tradução de Joseph Smith, Mateus 18:11 , em Mateus 18:11, nota de rodapé c).

Leia Mateus 18:11–14 e identifique como o Pai Celestial e Jesus Cristo se sentem em relação aos que estão espiritualmente perdidos.

  • Que palavras ou expressões desses versículos ajudam você a entender melhor a natureza do Pai Celestial e de Jesus Cristo?

  • Quais são as diferentes maneiras pelas quais as pessoas se perdem espiritualmente?

Uma das verdades que podemos aprender com esses versículos é que o Pai Celestial e Jesus Cristo são compassivos e desejam salvar aqueles que estão espiritualmente perdidos.

O presidente Dieter F. Uchtdorf, que na época servia na Primeira Presidência, explicou:

Imagem
Official portrait of Elder Dieter F. Uchtdorf of the Quorum of the Twelve Apostles, 2006. Called as Second Counselor in the First Presidency, 3 February 2008. Made official portrait in 2008 replacing portrait taken in 2004.

Ao longo dos séculos, essa parábola [da ovelha perdida] foi tradicionalmente interpretada como uma conclamação à ação para trazermos de volta as ovelhas perdidas e estendermos a mão aos que se perderam. Embora essa interpretação, sem dúvida, seja adequada e boa, pergunto-me se não haveria mais do que isso.

Seria possível que o propósito de Jesus, acima de tudo e em primeiro lugar, fosse o de ensinar a respeito do trabalho do Bom Pastor?

Será que Ele estava testificando a respeito do amor que Deus tem por Seus filhos que se desviaram do caminho? (…)

Não importa como você tenha se perdido — seja por causa de suas próprias más escolhas ou por causa de circunstâncias além de seu controle. (…)

E porque Ele o ama, Ele vai encontrá-lo. Ele vai colocá-lo sobre Seus ombros, cheio de júbilo. E quando Ele os levar para casa, dirá a cada um: “Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida” ( Lucas 15:6).

(Dieter F. Uchtdorf, “Ele vai colocar você sobre os ombros e carregá-lo para casa”, A Liahona, maio de 2016, pp. 102–103)

  • Por que você acha que Jesus Cristo quer que saibamos quão compassivos Ele e nosso Pai Celestial são?

  • Como a compreensão da natureza compassiva Deles pode ajudar você com as circunstâncias de sua vida neste momento?

Evidências da natureza compassiva do Pai Celestial e de Jesus Cristo

Uma maneira de fortalecer nosso testemunho dos princípios do evangelho é procurar exemplos da vida real que ilustrem sua veracidade. Ao enxergar as evidências dos princípios do evangelho na vida de outras pessoas, o Espírito Santo pode ajudar você a ter esperança e confiança de que esses princípios abençoarão sua vida também. As sugestões a seguir podem ajudá-lo a enxergar exemplos da vida real da verdade de que o Pai Celestial e Jesus Cristo são compassivos e desejam salvar aqueles que estão espiritualmente perdidos.

Procure nas escrituras relatos que mostrem como o Pai Celestial e Jesus Cristo são misericordiosos e compassivos. Se precisar de ajuda, você pode estudar um ou ambos os relatos das seguintes escrituras: João 8:1–11 ; Alma 36:6–21 .

Você também pode assistir ao vídeo a seguir: “O Salvador Quer Perdoar” (5:42), em ChurchofJesusChrist.org. Esse vídeo mostra um exemplo de como Jesus Cristo estende a mão com compaixão e misericórdia àqueles que estão espiritualmente perdidos em nossos dias.

1. Em seu diário de estudo, descreva os exemplos que você escolheu e responda às perguntas a seguir.

  • Em sua opinião, o que o Senhor quer que você aprenda com os exemplos que você escolheu?

  • De que maneira você notou que o Salvador demonstrou compaixão e buscou aqueles que estavam perdidos?

Identificar exemplos de princípios do evangelho em sua própria vida e na vida das pessoas que você conhece pode ser uma maneira especialmente eficaz de ajudá-lo a sentir que eles são verdadeiros.

2. Faça a seguinte atividade em seu diário de estudo:

Sem revelar detalhes ou nomes pessoais, descreva alguém que você conhece cuja vida é uma evidência de que o Pai Celestial e Jesus Cristo são compassivos e procuram aqueles que se perderam em nossos dias.Reflita sobre como esses exemplos ajudam a fortalecer seu testemunho da natureza compassiva do Pai Celestial e de Jesus Cristo. Pense por que é importante que você saiba isso a respeito Deles.

Opcional: Quer saber mais?

As ovelhas que se perderam representam quem em Mateus 18:12–13 ?

Isaías explicou: “Todos nós como ovelhas andávamos desgarrados; cada um se desviava pelo seu caminho” ( Isaías 53:6 ; grifo do autor). Portanto, a ovelha perdida que precisa ser resgatada pelo Bom Pastor representa cada um de nós.

Como o Pai Celestial se sente em relação àqueles que estão tentando segui-Lo, mas caem repetidas vezes?

O presidente Dieter F. Uchtdorf, que na época era membro da Primeira Presidência, ajudou a responder a essa pergunta. Você pode assistir ao vídeo “Quatro Títulos”, em ChurchofJesusChrist.org, a partir de 3:07 até 4:49.

Imagem
Official portrait of Elder Dieter F. Uchtdorf of the Quorum of the Twelve Apostles, 2006. Called as Second Counselor in the First Presidency, 3 February 2008. Made official portrait in 2008 replacing portrait taken in 2004.

Todos já vimos um bebê aprendendo a andar. Ele dá um passinho, tropeça e cai. Será que o repreendemos por tentar? É claro que não! Que pai puniria um bebê por tropeçar? Incentivamos, aplaudimos, elogiamos, porque a cada passinho a criança se torna mais semelhante aos pais.

Ora, irmãos, comparados à perfeição de Deus, nós, mortais, somos pouco mais que bebês desajeitados e cambaleantes. Mas nosso amoroso Pai Celestial quer que nos tornemos mais semelhantes a Ele e, queridos irmãos, essa também deve ser nossa meta eterna. Deus sabe que não chegaremos lá num instante, mas dando um passo por vez.

Não creio num Deus que estabelece regras e mandamentos apenas para que falhemos e assim Ele possa nos punir. Creio num Pai Celestial que é amoroso e carinhoso e que Se regozija com cada esforço nosso para erguer-nos e caminhar em Sua direção. Até quando tropeçamos, Ele nos incentiva a não desanimar — a nunca desistir ou fugir do campo de serviço que nos foi designado — mas a reunir coragem, encontrar nossa fé e continuar tentando.

(Dieter F. Uchtdorf, “Quatro títulos”, A Liahona, maio 2013, p. 58)

Já que Deus é tão amoroso, será que realmente precisamos nos esforçar para guardar Seus mandamentos para sermos salvos?

O presidente Dallin H. Oaks, da Primeira Presidência, ensinou:

Imagem
Official portrait of Elder Dieter F. Uchtdorf of the Quorum of the Twelve Apostles, 2006. Called as Second Counselor in the First Presidency, 3 February 2008. Made official portrait in 2008 replacing portrait taken in 2004.

Alguns parecem dar valor ao amor de Deus por esperarem que esse amor seja tão grande e tão incondicional que os dispensará misericordiosamente de obedecer a Suas leis. (…)

Se uma pessoa entender os ensinamentos de Jesus, não poderá concluir razoavelmente que nosso amantíssimo Pai Celestial ou Seu divino Filho crê que Seu amor suplante Seus mandamentos. (…)

Jesus ensinou: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus” ( Mateus 7:21).

(Dallin H. Oaks, “O amor e a lei”, A Liahona, novembro de 2009, pp. 26– 28)