Seminário
João 4, parte 2


João 4, parte 2

A água viva

Imagem
“He Comes Again to Rule and Reign” by Mary R. Sauer.

Jesus ensinou à mulher samaritana junto à fonte sobre a água viva que Ele oferece. O objetivo desta lição é ajudá-lo a entender mais sobre a água viva que o Salvador oferece: o que é, por que você precisa dela e como pode recebê-la.

O caminho para a felicidade e realização

O élder Lawrence E. Corbridge, dos setenta, ensinou:

Imagem
Official Portrait of Elder Lawrence E. Corbridge. Photographed March 2017.

Há um único caminho para a felicidade e a realização. [Jesus Cristo] é o Caminho. Todo outro caminho, qualquer outro caminho, seja qual for, é insensatez.

Ele oferece a fonte de água viva. Ou bebemos e nunca mais sentimos sede ou não bebemos e, de maneira tola, continuamos com sede.

(Lawrence E. Corbridge, “O caminho”, A Liahona, novembro de 2008, p. 34)

  • O que as pessoas às vezes procuram para obter felicidade e realização, mas que pode as deixar com sede espiritual ou insatisfeitas?

  • Por que você acha que as pessoas às vezes recorrem a coisas que não trazem satisfação duradoura?

  • O que Jesus Cristo oferece que traz felicidade e realização duradouras?

Pense em como essas perguntas se relacionam com sua própria vida. Existem coisas às quais você recorre em busca de felicidade e realização, mas que não produzem o efeito esperado? Que experiências você já teve em que sentiu a paz e a felicidade duradouras que só podem vir de Jesus Cristo?

A água viva

Imagem
Jesus Christ depicted teaching a Samaritan woman at a well. Christ is portrayed sitting on the edge of the well. The woman is seated on the ground before Him.

Lembre-se de seu estudo de João 4 na lição anterior, em que Jesus ensinou uma mulher samaritana sobre a água viva, que é um “símbolo do Senhor Jesus Cristo e de Seus ensinamentos” (Guia para Estudo das Escrituras, “ Águas Vivas ”, scriptures.ChurchofJesusChrist.org).

Imagine que lhe pediram que você preparasse um discurso para ser dado numa reunião sacramental sobre a água viva que Jesus Cristo oferece. Como parte de seu discurso, você deve identificar (1) o que é a água viva, (2) por que precisamos dela e (3) como podemos recebê-la do Salvador. Usando as seguintes escrituras, declarações e perguntas, bem como qualquer ajuda adicional que possa encontrar por conta própria, esboce suas ideias e organize seu discurso.

A água viva

Leia as passagens de escritura e as declarações a seguir e identifique ideias sobre a água viva que Jesus Cristo oferece.

O élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou:

Imagem
Elder David A. Bednar, Quorum of the Twelve Apostles official portrait. 2020.

A água viva mencionada em [ João 4:10 ] representa o Senhor Jesus Cristo e Seu evangelho. Tal como a água é necessária para manter a vida física, o Salvador e Suas doutrinas, Seus princípios e Suas ordenanças são essenciais para a vida eterna. Todos precisamos dessa Sua água viva diariamente e em grande quantidade para manter nosso contínuo crescimento e desenvolvimento espiritual.As escrituras contêm as palavras de Cristo e são um reservatório de água viva ao qual temos pronto acesso e do qual podemos beber em abundância por muito tempo. Todos precisamos nos voltar para Cristo e nos achegar a Ele, que é a “fonte de águas vivas” ( 1 Néfi 11:25 ; compare com Éter 8:26 ; 12:28), ao ler (ver Mosias 1:5), estudar (ver Doutrina e Convênios 26:1) , examinar (ver João 5:39 ; Alma 17:2) e nos banquetear (ver 2 Néfi 32:3) com as palavras de Cristo, que estão contidas nas santas escrituras. Ao fazermos isso, poderemos receber orientação espiritual e proteção durante nossa jornada mortal.

(David A. Bednar, “Um reservatório de água viva”, devocional do Sistema Educacional da Igreja para jovens adultos, 4 de fevereiro de 2007, p. 1, broadcasts.ChurchofJesusChrist.org)

O élder Joseph B. Wirthlin (1917–2008), do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou:

Imagem
Last official portrait of Elder Joseph B. Wirthlin of the Quorum of the Twelve Apostles, 2004. Died December 1, 2008.

Muitos se sentam à mesa de banquete do evangelho de Jesus Cristo e apenas beliscam os pratos oferecidos. Fazem as ações externas — assistem às reuniões, folheiam as escrituras, repetem as orações familiares —, mas seu coração está distante. Se forem sinceros, admitirão estar mais interessados nos últimos boatos da vizinhança, nas tendências da bolsa de valores e no programa favorito de televisão do que nas sublimes maravilhas e nos doces sussurros do Santo Espírito.Desejam beber dessa água viva e sentir a fonte divina jorrando dentro de vocês para a vida eterna?Então não tenham medo. Creiam do fundo do coração. Desenvolvam uma fé inabalável no Filho de Deus. Abram o coração em sincera oração. Encham a mente de conhecimento Dele. Abandonem suas fraquezas. Caminhem em santidade e harmonia com os mandamentos.

(Joseph B. Wirthlin, “Vida em abundância”, A Liahona, maio de 2006, p. 100)

Com base no que você aprendeu ao estudar esses recursos ou outros, comece a criar um esboço para seu discurso. Certifique-se de que seu esboço responda às perguntas a seguir. Pense também em como você pode comunicar seus sentimentos a respeito de Jesus Cristo em seu discurso. Se desejar, compartilhe experiências pessoais que teve ao partilhar da água viva do Salvador e como essas experiências o impactaram.

  • Qual é a água viva oferecida por Jesus Cristo?

  • Por que precisamos da água viva do Salvador?

  • O que podemos fazer para receber a água viva do Salvador?

  • De que forma saber que o Salvador deseja que todos partilhem de Sua água viva afeta o que você sente por Ele?

1. Escreva o esboço de seu discurso no diário de estudo. Seu esboço será enviado ao professor.

Opcional: Quer saber mais?

Como a água viva que Jesus Cristo oferece se relaciona com o sacramento?

Quando servia como segunda conselheira na presidência geral da Primária, a irmã Cheryl A. Esplin ensinou:

Imagem
Final official portrait of Cheryl A. Esplin, second counselor in the Primary general presidency, 2011. Released as second counselor and sustained as first counselor at the April 2015 general conference. Released at the April 2016 general conference.

Nossa alma ferida pode ser curada e renovada, não só porque o pão e a água nos relembram do sacrifício do corpo e do sangue do Salvador, mas também porque os emblemas nos relembram que Ele sempre será o nosso “pão da vida” ( João 6:48) e a “água viva” ( João 4:10).

Depois de administrar o sacramento aos nefitas, Jesus disse:

“Aquele que come este pão, come do meu corpo para a sua alma; e aquele que bebe deste vinho, bebe do meu sangue para a sua alma; e sua alma nunca terá fome nem sede, mas ficará satisfeita.

Ora, depois de toda a multidão ter comido e bebido, eis que ficaram cheios do Espírito” ( 3 Néfi 20:8–9).

Com tais palavras, Cristo nos ensina que o Espírito cura e renova nossa alma. A bênção prometida por honrarmos esse convênio é que “[teremos] sempre [conosco] o seu Espírito” ( Doutrina e Convênios 20:77).

(Cheryl A. Esplin, “O sacramento: Renovação para a alma”, A Liahona, novembro de 2014, p. 13)

Como a água viva do Salvador pode me ajudar a vencer as influências malignas do mundo?

O presidente James E. Faust (1920–2007), da Primeira Presidência, ensinou:

Imagem
Last official portrait of President James E. Faust, Second Counselor in the First Presidency, 2001. Died 10 August 2007.

A maior parte da contaminação espiritual que vem a nossa vida chega pela internet, pelos jogos eletrônicos, programas de TV e filmes que são muito insidiosos e que mostram de maneira explícita os atributos mais baixos da humanidade. Por vivermos num ambiente desses, é preciso que aumentemos nossa força espiritual.

Enos fala que sua alma ficou faminta e que clamou o dia todo e também à noite por sua alma (ver Enos 1:4). Ele ansiava pelos nutrientes espirituais que saciariam sua sede de verdade espiritual. Como disse o Salvador do mundo à mulher junto à fonte de Samaria: “Aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna” ( João 4:14).

(James E. Faust, “Nutrição espiritual”, A Liahona, novembro de 2006, p. 55)