Seminário
Domínio doutrinário: Avaliação 1


Domínio doutrinário: Avaliação 1

Mateus 5:14–16 até João 17:3

Durante a primeira metade do curso, os alunos estudaram 11 passagens de domínio doutrinário encontradas em Mateus, Lucas e João. Esta avaliação visa determinar a capacidade dos alunos de localizar essas passagens e usá-las em situações da vida real. Também avaliará a compreensão deles dos princípios para se adquirir conhecimento espiritual.

Domínio doutrinário do Novo Testamento: Avaliação 1

Referências de domínio doutrinário

Para as perguntas 1–3, escreva a letra da referência correspondente no espaço em branco ao lado de cada frase. Não use as escrituras nesta parte da avaliação.

1. ___ “Aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.”

a. Mateus 11:28–30

2. ___ Jesus Cristo ordenou que partilhássemos do sacramento dizendo “fazei isto em memória de mim”.

b. Lucas 2:10–12

3. ___ “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.”

c. Lucas 22:19–20

d. João 3:5

e. João 3:16

Frases-chave de escritura

Para as perguntas 4–6, preencha as palavras que faltam nas frases-chave das escrituras de domínio doutrinário. Não use as escrituras nesta parte da avaliação.

4. Jesus disse: “Eu te __________ as __________ do __________” ( Mateus 16:15–19).5. “Pois hoje, na cidade de Davi, vos __________ o __________ , que é Cristo, o __________ ” ( Lucas 2:10–12).6. “Pois um ___________ não tem __________ nem __________, como vedes que eu tenho” ( Lucas 24:36–39).

Use as escrituras para responder ao restante da avaliação.

Para as perguntas 7–9, identifique uma ou mais passagens de domínio doutrinário que poderiam ajudar alguém nas seguintes situações.

7. Você está com os missionários quando alguém pergunta se realmente precisa ser batizado ou se pode simplesmente aceitar Jesus Cristo em seu coração.

8. Na Escola Dominical, um membro de sua ala pergunta como ele pode saber que a doutrina ensinada na Igreja vem de Deus.

9. Alguém está preparando uma aula para a noite familiar sobre como podemos nos tornar melhores discípulos de Jesus Cristo.

Nas perguntas 10–11, demonstre seu conhecimento e sua capacidade de usar os princípios para se adquirir conhecimento espiritual.

10. Como você explicaria os três princípios a seguir para se adquirir conhecimento espiritual, para alguém que não esteja familiarizado com eles?

  • Agir com fé.

  • Examinar conceitos e perguntas com uma perspectiva eterna.

  • Buscar mais entendimento por meio de fontes divinamente atribuídas.

11. Você tem uma amiga que tem se esforçado para acreditar que o Pai Celestial e Jesus Cristo a amam e querem ter um relacionamento com ela. Responda às seguintes perguntas:

  • Que coisas específicas você a convidaria a fazer para agir com fé?

  • Como você pode ajudá-la a ver a situação que ela está vivendo sob uma perspectiva eterna?

  • As passagens de domínio doutrinário são exemplos de fontes divinamente atribuídas. Que passagens de domínio doutrinário você poderia compartilhar com ela? Por quê?

12. Das 11 passagens de domínio doutrinário estudadas até aqui, qual delas teve maior impacto sobre você e por quê? O que essa passagem nos ensina sobre o Pai Celestial e Jesus Cristo?