Seminário
Domínio doutrinário: 1 Pedro 4:6


Domínio doutrinário: 1 Pedro 4:6

“O evangelho [foi] pregado também aos mortos”

Imagem
Jesus Cristo ressuscitado pregando aos espíritos no mundo espiritual.

Em seu estudo de 1 Pedro 4, você aprendeu que o Salvador estabeleceu o trabalho missionário no mundo espiritual para que todos os filhos do Pai Celestial pudessem ter a oportunidade de receber a salvação. Esta lição vai ajudá-lo a memorizar a referência de domínio doutrinário e a frase-chave de escritura de 1 Pedro 4:6. Também pode ajudá-lo a explicar a doutrina ensinada nessa passagem. Depois, você terá a oportunidade de aplicar essa doutrina e os princípios de adquirir conhecimento espiritual a uma situação da vida real.

Memorizar e explicar

Reserve um momento para desenhar um diagrama do plano de salvação.

1. Responda às perguntas a seguir em seu diário de estudo:

  • Todos os filhos de Deus foram ensinados sobre o evangelho na vida pré-mortal. O que aconteceu com aqueles que aceitaram o evangelho ao escolher o plano de Deus? O que aconteceu com aqueles que o rejeitaram?

  • Como o evangelho é ensinado aqui na Terra?

  • O que acontece com aqueles que nunca tiveram a oportunidade de aprender sobre Jesus Cristo ou receber as ordenanças autorizadas do sacerdócio nesta vida?

  • Onde podemos ler sobre isso no Novo Testamento?

Escreva a referência de domínio doutrinário e a frase-chave de escritura “ 1 Pedro 4:6: ‘O evangelho [foi] pregado também aos mortos’” em uma folha de papel. Apague ou cubra de três a quatro palavras ou números e tente recitar a referência e a frase com as partes que estão faltando. Continue esse processo até conseguir recitar a referência e a frase-chave de escritura completamente de cor.

Aplicação prática

Na lição anterior, você aprendeu a seguinte verdade em 1 Pedro 4:6: O evangelho é pregado aos mortos para que, na eternidade, eles possam ter as mesmas oportunidades daqueles que ouviram o evangelho na vida mortal.

Use a seguinte situação para praticar a aplicação dessa verdade e dos princípios de aquisição de conhecimento espiritual.

Situação: Parte 1

Imagine que você tenha um amigo chamado Jason que está sendo ensinado pelos missionários. Jason pede para ir ao seminário com você para aprender mais sobre o evangelho. Em seu primeiro dia no seminário, seu professor pede à classe que examine com um colega os princípios para se adquirir conhecimento espiritual. Jason se volta para você e pergunta: “Quais são os princípios para se adquirir conhecimento espiritual?”

  • Como você apresentaria a Jason os princípios para se adquirir conhecimento espiritual? (Você pode examinar os parágrafos 5–12 da seção “Adquirir conhecimento espiritual”, no Documento Principal de Domínio Doutrinário, 2022, se precisar de ajuda para responder a essa pergunta.)

Situação: Parte 2

Mais tarde naquela semana, Jason e os missionários se reúnem em sua casa. Você ajuda os missionários a ensinar sobre os primeiros princípios e ordenanças do evangelho, inclusive a fé em Jesus Cristo e o batismo por imersão para a remissão de pecados. Os missionários usam João 3:5 para ensinar que o batismo pela devida autoridade do sacerdócio é necessário para ser salvo no reino dos céus. Jason pensa sobre isso por um momento, então parece um pouco triste. Um dos missionários pergunta por que ele está triste, e Jason responde: “Meu avô nunca foi batizado, mas ele foi um homem muito bom que sempre disse que queria ter uma vida boa para poder ir para o céu. Ele vai para o céu?” Você faz uma oração silenciosa, perguntando ao Pai Celestial como poderia ajudar Jason. A ideia de usar os princípios para se adquirir conhecimento espiritual e a doutrina ensinada em 1 Pedro 4:6 lhe vem à mente.

2. Complete a atividade a seguir em seu diário de estudo:

Descreva como você pode usar os três princípios para se adquirir conhecimento espiritual e a doutrina ensinada em 1 Pedro 4:6 para ajudar Jason a encontrar respostas para sua pergunta e sentir paz em relação a seu avô. Depois da descrição, prepare uma resposta para Jason. Pense nas perguntas que você faria para ajudá-lo a descobrir e sentir a veracidade da doutrina. Certifique-se de incluir todos os três princípios para se adquirir conhecimento espiritual e a doutrina ensinada em 1 Pedro 4:6 em sua resposta.

Se necessário, você pode usar algumas ou todas as perguntas a seguir para guiá-lo.

  • Como você poderia ajudar Jason a obter uma perspectiva eterna? O que você diria a Jason sobre o Pai Celestial e Jesus Cristo que poderia lhe dar paz a respeito do avô?

  • Além de 1 Pedro 4:6, que outras fontes divinamente atribuídas você pode compartilhar com Jason para ajudá-lo a sentir esperança por meio de Jesus Cristo? Como você usaria essas passagens para ajudar Jason a descobrir a verdade?

  • Como seria agir com fé na situação de Jason? O que você o convidaria a fazer?

  • Que experiências você já teve ao fazer o trabalho de templo ou história da família por seus antepassados que poderia compartilhar com Jason?

  • Do que você prestaria testemunho para ajudar seu amigo?