Vem, e Segue-Me
3 a 9 de junho. João 13–17: “Permanecei neste meu amor”


“3 a 9 de junho. João 13–17: ‘Permanecei neste meu amor’”, Vem, e Segue-Me — Escola Dominical: Novo Testamento 2019

“3 a 9 de junho. João 13–17”, Vem, e Segue-Me — Escola Dominical, 2019

Imagem
Última Ceia

A Última Ceia, de Walter Rane

3 a 9 de junho

João 13–17

“Permanecei neste meu amor”

Ao estudar em espírito de oração João 13–17, pondere qual seria a melhor maneira de demonstrar amor por seus alunos. O Espírito Santo lhe dará ideias ao estudar as escrituras, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar e este esboço.

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar a participação de todos

Escreva os números de 13 a 17 no quadro, representando os capítulos de João que os alunos leram esta semana. Convide alguns alunos a escrever, ao lado do número de cada capítulo, a referência de um versículo que consideraram significativo e gostariam de discutir em classe.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina

João 13:1–17

O Salvador é nosso exemplo de como servir ao próximo com humildade.

  • Para ajudar os alunos a ponderar a importância de Jesus ter lavado os pés de Seus discípulos, você pode convidar previamente um aluno a desempenhar o papel de Pedro nesse relato e ser entrevistado pelos outros alunos. Incentive-os a examinar João 13:1–17 e a pensar em perguntas significativas que poderiam fazer a Pedro. O que aprendemos nesse relato que pode afetar o modo como prestamos serviço às pessoas?

João 13:34–35

O amor é a característica marcante dos discípulos de Jesus Cristo.

  • O que pode encorajar os alunos a serem mais amorosos? Talvez você possa lhes perguntar como eles podem identificar um seguidor de Cristo. Que características eles notam na pessoa? Peça-lhes que examinem João 13:34–35 para aprenderem como os verdadeiros discípulos do Salvador podem ser identificados. O que podemos fazer para tornar o amor a característica marcante de nosso discipulado? Como esse ensinamento influencia o modo como tratamos as pessoas, inclusive na mídia social?

  • A classe aprendeu este ano muito sobre a vida do Salvador, inclusive muitos exemplos de como Ele demonstrou amor pelas pessoas. Uma maneira de ajudar os alunos a ponderar o mandamento encontrado em João 13:34 poderia ser escrever no quadro Como eu vos amei a vós e pedir aos alunos que listem exemplos do Novo Testamento que ilustram o amor de Jesus. Depois, escreva no quadro Uns aos outros vos ameis e peça aos alunos que listem maneiras pelas quais podemos seguir Seu exemplo de amor. Cantar ou ouvir o hino “Amai-vos uns aos outros”, Hinos, nº 197, ou ver os vídeos que se encontram em “Recursos adicionais” seria um bom acréscimo a essa atividade.

  • Se não estivermos nos sentindo particularmente amorosos em relação às pessoas, o que podemos fazer para buscar o dom do amor? O que o conselho encontrado em Morôni 7:48, 8:26 acrescenta a nosso entendimento desse dom? Quem conhecemos que precisa sentir nosso amor?

Imagem
família brincando

O amor é a característica marcante dos discípulos de Cristo.

João 14:16–27; 15:26; 16:7–15

O Espírito Santo permite que cumpramos nosso propósito como discípulos de Jesus Cristo.

  • Para ajudar os alunos a aprender sobre os diferentes papéis do Espírito Santo, você pode dividi-los em grupos e dar a cada grupo uma das seguintes passagens: João 14:16–27, 15:26 e 16:7–15. Peça a cada grupo que escreva no quadro o que aprendeu sobre o Espírito Santo nessas passagens. Os alunos podem acrescentar outros esclarecimentos que encontrarem ao estudarem as escrituras listadas nos “Recursos adicionais”. Quando foi que vocês sentiram a influência do Espírito Santo? Que objetos ou auxílios visuais você poderia levar para a classe para ajudar os alunos a entender os papéis do Espírito Santo?

  • Você pode convidar com antecedência alguns alunos para que estudem um dos discursos da conferência geral sugeridos nos “Recursos adicionais” (ou outros discursos de conferência que eles conheçam) sobre o Espírito Santo. Permita que falem brevemente com a classe o que aprenderam. O que essas mensagens acrescentam ao que aprendemos sobre o Espírito Santo em João 14–16?

João 15:1–12

Se permanecermos no Salvador, seremos frutíferos e teremos alegria.

  • O que os alunos aprenderam esta semana com a parábola contada pelo Salvador sobre a vinha e os ramos? Você pode levar uma plantinha para a sala de aula e usá-la para ajudar os alunos a visualizar a parábola do Salvador. Depois de ler João 15:1–12 com a classe, você pode discutir o que significa “estar em Cristo” (ver João 15:4). Peça a alguns alunos que digam como eles descobriram que os ensinamentos de João 15:5 são verdadeiros. (Ver também a declaração do élder Jeffrey R. Holland nos “Recursos adicionais”.) O vídeo “A Vontade de Deus” (LDS.org) também pode ser útil nesse debate.

João 17

O Pai Celestial e Jesus Cristo são perfeitamente unidos, e Eles querem que sejamos unidos também.

  • Você provavelmente não vai poder ensinar todas as verdades importantes de João 17 em uma única aula, mas aqui está um modo de ajudar a classe a explorar várias delas. Liste no quadro os conceitos encontrados em João 17, como estes:

    • Nosso relacionamento com Jesus Cristo

    • O relacionamento de Jesus Cristo com Seu Pai

    • Nosso relacionamento com o restante do mundo

    • Nosso relacionamento uns com os outros, como Seus discípulos

    Convide cada aluno a escolher um desses conceitos e a ler João 17, procurando versículos relacionados a esse assunto. Peça a vários alunos que relatem o que aprenderam.

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Para incentivar os alunos a ler Mateus 26, Marcos 14, Lucas 22 e João 18 durante a próxima semana, você pode lhes dizer que nesses capítulos eles lerão sobre um dos momentos fundamentais do grande plano de salvação de Deus.

Imagem
ícone de recursos

Recursos adicionais

João 13–17

Vídeo de LDS.org sobre o amor.

  • “Preparação de Thomas S. Monson: Ele Aprendeu sobre Compaixão em Sua Juventude”

O Espírito Santo.

Estar em Cristo.

Observando que a palavra estar conota permanência e compromisso, o élder Jeffrey R. Holland ensinou:

“O sentido desse termo é ‘estar, mas estar para sempre’. Esse é o chamado contido na mensagem do evangelho. (…) Venham, mas venham para permanecer. Venham com convicção e perseverança. (…)

Jesus disse: ‘Sem mim nada podeis fazer’ (João 15:5). Testifico a vocês que esta é a verdade de Deus. Cristo é tudo para nós e devemos ‘estar’ Nele permanentemente, submissamente, inabalavelmente, para sempre. Pois, para que o evangelho produza seus frutos e abençoe nossa vida, precisamos estar firmemente alicerçados Nele, o Salvador de todos nós, e nesta Igreja, que é Sua e leva Seu santo nome. Ele é a videira, nossa verdadeira fonte de forças e única fonte de vida eterna. Nele, nós não só perseveraremos, mas prevaleceremos e triunfaremos nessa causa sagrada, que nunca nos abandonará” (“Estai em Mim”, A Liahona, maio de 2004, p. 32).

Aperfeiçoar o ensino

Convidar o Espírito. “Nenhum professor mortal, por mais talentoso e experiente que seja, é capaz de substituir o Espírito. Mas podemos ser instrumentos nas mãos de Deus para ajudar Seus filhos a aprender pelo Espírito. Para isso, convidamos a influência do Espírito em nossa vida e incentivamos aqueles a quem ensinamos a fazer o mesmo. (…) A música sagrada, as escrituras, as palavras dos profetas modernos, as expressões de amor e testemunho, e momentos de serena contemplação, tudo isso pode convidar a presença do Espírito” (Ensinar à Maneira do Salvadorp. 10).