Doutrina e Convênios 2021
6 a 12 de setembro. Doutrina e Convênios 98–101: “Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus”


“6 a 12 de setembro. Doutrina e Convênios 98–101: “Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus”, Vem, e Segue-Me — Escola Dominical: Doutrina e Convênios 2021

“6 a 12 de setembro. Doutrina e Convênios 98–101”, Vem, e Segue-Me — Escola Dominical, 2021

Imagem
Os santos fugindo da turba

C. C. A. Christensen (1831–1912), Saints Driven from Jackson County Missouri [Os Santos São Expulsos do Condado de Jackson], aprox. 1878, pintura em musselina, 2 x 2,87 metros. Museu de Arte da Universidade Brigham Young, doação dos netos de C. C. A. Christensen, 1970

6 a 12 de setembro

Doutrina e Convênios 98–101

“Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus”

Que tipos de dificuldades ou desafios os alunos de sua classe enfrentam? Que palavras de conforto ou conselhos em Doutrina e Convênios 98–101 poderiam ajudá-los?

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar todos a participar

Você poderia pedir aos alunos que contem algo que aprenderam em Doutrina e Convênios 98–101 que os ajudou com uma dificuldade ou um desafio que estão enfrentando.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina

Doutrina e Convênios 98:1–3, 11–16, 23–30, 37; 101:2–5, 9–16

Nossas dificuldades podem contribuir para o nosso bem.

  • A perseguição ou oposição que enfrentamos hoje pode ser diferente da que os santos enfrentaram no Missouri em 1833, mas o conselho do Senhor em Doutrina e Convênios 98 ainda se aplica. Para ajudar os alunos a aprender com esse conselho, escreva no quadro perguntas como as seguintes: De que maneira o Senhor quer que Seus santos vejam a oposição? Como o Senhor deseja que respondamos à perseguição? Os alunos podem trabalhar em pequenos grupos para encontrar as respostas em Doutrina e Convênios 98:1–3, 11–16, 23–30 e depois debater o que aprenderam. Que verdades encontramos que podem nos ajudar a ser melhores discípulos de Jesus Cristo? As citações nos “Recursos adicionais” podem ser de proveito nessa conversa.

  • Em épocas de perseguição ou provações, essa mensagem das seções 98101 pode ajudar muito: O Senhor nos ajudará se confiarmos Nele. Para ajudar os alunos a encontrar essa mensagem, escreva no quadro a lista de versículos a seguir e peça a eles que escolham alguns para ler: Doutrina e Convênios 98:1–3, 11–12, 37; 101:2–5, 9–16. Peça a eles que digam o que encontraram que os incentiva a confiar no Senhor. O que esses versículos ensinam sobre como colocar nossa confiança no Senhor? (Ver também Linda S. Reeves, “Reivindique as bênçãos de seus convênios”, A Liahona, novembro de 2013, p. 118.)

Doutrina e Convênios 101:1–8, 43–62

Seguir os conselhos de Deus nos ajuda a ficar em segurança.

  • Como você pode ajudar os alunos a reconhecer a segurança que temos ao “atender à voz do Senhor”? (Versículo 7.) Você poderia convidar alguns alunos para representar a parábola em Doutrina e Convênios 101:43–62 enquanto outro aluno a lê em voz alta. Depois, debatam perguntas como estas: O que os diferentes elementos da parábola podem representar? O que fez com que os servos perdessem a vinha? Que lições aprendemos com as ações dos servos? O que aprendemos sobre o Senhor com as ações do nobre? Pode ser proveitoso comparar os versículos 1–8 com os versículos 47–51 e conversar sobre como podemos ser fiéis e prudentes em nosso empenho de edificar Sião em nossa vida pessoal, em casa e na Igreja.

    Imagem
    Jesus Cristo

    Detalhe de Cristo e o Jovem Rico, de Heinrich Hofmann

Imagem
ícone de recursos adicionais

Recursos adicionais

Dar a outra face requer coragem cristã.

O élder Robert D. Hales ensinou:

“Algumas pessoas pensam erroneamente que responder com silêncio, mansidão, perdão e prestar um humilde testemunho são sinal de fraqueza ou passividade. Mas, amar nossos inimigos, bendizer os que nos maldizem, fazer o bem aos que nos odeiam e orar pelos que nos maltratam e perseguem (ver Mateus 5:44) exige fé, força, e acima de tudo coragem cristã. (…)

Quando não retaliamos — quando damos a outra face e resistimos aos sentimentos de raiva —, nós também estamos seguindo o exemplo do Salvador. Mostramos Seu amor, que é o único poder capaz de subjugar o adversário e responder aos nossos acusadores sem devolver na mesma moeda. Isso não é fraqueza. Isso é coragem cristã” (“Coragem cristã: O preço de seguir a Jesus”, A Liahona, novembro de 2008, p. 72).

Perdoar não é tolerar.

O élder Kevin R. Duncan disse: “Irmãos e irmãs, por favor não me interpretem mal. Perdoar não é tolerar. Não racionalizamos o mau comportamento de outras pessoas nem permitimos que nos maltratem por causa de suas dificuldades, dores e fraquezas. Mas podemos obter maior compreensão e paz quando vemos com uma perspectiva maior. (…) O perdão é um glorioso princípio de cura. Não precisamos ser vítimas duas vezes. Podemos perdoar” (“O bálsamo restaurador do perdão”, A Liahona, maio de 2016, p. 35).

Aperfeiçoar o ensino

Incluir as pessoas que estão com problemas. Às vezes, os membros da classe que estão com problemas só precisam ser incluídos no grupo para se sentirem amados. Você pode pedir a eles que aceitem uma designação para a próxima aula, convidá-los para assistir à aula ou assegurar-se de que tenham como chegar à igreja. Não desista se eles não corresponderem aos seus esforços no início (ver Ensinar à Maneira do Salvador, pp. 8–9).