Velho Testamento 2022
31 de outubro a 6 de novembro. Daniel 1–6: “Não há outro Deus que possa livrar”


“31 de outubro a 6 de novembro. Daniel 1–6: ‘Não há outro Deus que possa livrar’”, Vem, e Segue-Me — Primária: Velho Testamento 2022

“31 de outubro a 6 de novembro. Daniel 1–6”, Vem, e Segue-Me — Primária, 2022

Imagem
Daniel interpreta o sonho do rei

Daniel Interpreta o Sonho de Nabucodonosor, de Grant Romney Clawson

31 de outubro a 6 de novembro

Daniel 1–6

“Não há outro Deus que possa livrar”

Enquanto lê Daniel 1–6, anote as verdades que você sente que deve ajudar as crianças a descobrirem.

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar todos a participar

Mostre gravuras dos acontecimentos de Daniel 1–6 (ver o esboço da semana no Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar ou o Livro de Gravuras do Evangelho, s 23, 24, 25 e 26). Peça às crianças que contem o que sabem sobre os acontecimentos das gravuras. Peça-lhes que contem uma ocasião em que decidiram seguir o Salvador, como Daniel e seus amigos fizeram.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças menores

Daniel 1:1–17

O Pai Celestial deseja que eu cuide de meu corpo.

Daniel e seus amigos recusaram a carne e o vinho que o rei lhes ofereceu porque queriam seguir os mandamentos de Deus e evitar prejudicar seu corpo. Hoje, a Palavra de Sabedoria nos ajuda a evitar substâncias que prejudicariam nosso corpo.

Atividades sugeridas

  • Compartilhe com as crianças “Daniel e seus amigos” (em Histórias do Velho Testamento), ou faça um resumo de Daniel 1:1–17. Peça às crianças que representem a história. Ajude-as a compreender como o Senhor abençoou Daniel e seus amigos por escolherem obedecer a Ele (ver versículo 17). Que bênçãos recebemos de Deus quando escolhemos o que é certo?

  • Mostre às crianças gravuras de coisas que a Palavra de Sabedoria nos ensina a comer ou usar e coisas que ela nos diz para não comer ou não usar (ver Doutrina e Convênios 89). Peça que as crianças façam de conta que estão comendo coisas boas e digam não às coisas ruins. Testifique que o Senhor nos abençoa quando cuidamos de nosso corpo. Cantem juntos uma música sobre como cuidar de nosso corpo, como “O Senhor deu-me um templo” (Músicas para Crianças, p. 73). O que essa canção nos ensina?

Imagem
quatro meninos numa mesa recusando a carne oferecida por um homem

Ilustração de Daniel e seus amigos recusando a comida do rei, de Brian Call

Daniel 1; 3; 6

Deus vai me abençoar se eu escolher seguir Jesus Cristo.

O livro de Daniel contém histórias de pessoas que escolheram seguir os mandamentos de Deus mesmo quando era difícil. Como você pode ajudar as crianças a aprender com esses exemplos?

Atividades sugeridas

  • Encontre gravuras das histórias de Daniel 1, 3 e 6 (ver a página de atividades desta semana, o esboço da semana no Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar ou o Livro de Gravuras do Evangelho, s 23, 25 e 26). Coloque as gravuras no quadro ou no chão viradas para baixo. Peça que uma criança vire uma das gravuras e a ajude a contar a história que ela representa. (Para obter ajuda, ver “Daniel e seus amigos”, “Sadraque, Mesaque e Abede-nego” e “Daniel e a cova dos leões” em Histórias do Velho Testamento.) Após cada história, debatam perguntas como: O que as pessoas fizeram para seguir ao Senhor? De que modo o Senhor as abençoou? Compartilhe como você foi abençoado por escolher seguir a Jesus Cristo. Peça às crianças que contem suas próprias experiências.

  • Peça que as crianças representem situações em que possam mostrar sua fé em Deus ao guardar Seus mandamentos. Isso pode incluir ser gentil com um irmão, falar sobre o Salvador com alguém ou orar todas as noites. Mostre uma gravura de Sadraque, Mesaque e Abede-nego na fornalha ardente (ver Livro de Gravuras do Evangelho, nº 25) e peça às crianças que contem as pessoas na fornalha. Leia Daniel 3:24–25 para descobrir quem mais estava na fornalha. Preste seu testemunho de que o Senhor está conosco quando O seguimos.

Daniel 6

O Pai Celestial quer que eu ore com frequência.

Daniel estava disposto a arriscar sua vida para poder orar ao Pai Celestial todos os dias. Como você vai ajudar as crianças a desenvolver o desejo de orar?

Atividades sugeridas

  • Conte-lhes a história de Daniel 6 (ver “Daniel e a cova dos leões” em Histórias do Velho Testamento) e peça que as crianças façam um desenho da história. Peça a elas que usem os desenhos para contar a história umas às outras. Por que o Pai Celestial deseja que oremos a Ele? Diga por que a oração é importante para você.

  • Converse com as crianças sobre as ocasiões em que podem orar, como quando estão com medo, quando cometem erros ou quando precisam de ajuda na escola. Por que é bom orar nessas situações? Ensine às crianças que, não importa onde estejam, sempre podem orar em seu coração.

  • Cantem juntos um hino sobre a oração, como “A cabecinha abaixarei” (Músicas para Crianças, p. 18). Converse com as crianças sobre as coisas pelas quais podemos orar.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças maiores

Daniel 1; 3; 6

Posso fazer o que é certo mesmo quando é difícil.

As histórias em Daniel 1, 3 e 6 podem dar às crianças a quem você ensina coragem e fé para fazer boas escolhas mesmo quando se sentem sozinhas.

Atividades sugeridas

  • Desenhe no quadro várias setas, todas apontando na mesma direção e, a seguir, uma seta apontando na direção oposta. Como Daniel e seus amigos são como essa seta? Peça que as crianças deem exemplos das histórias de Daniel 1, 3 e 6 (ver “Daniel e seus amigos”, “Sadraque, Mesaque e Abede-nego” e “Daniel e a cova dos leões” em Histórias do Velho Testamento). Pergunte às crianças por que elas acham que pode ter sido difícil para Daniel e seus amigos fazer boas escolhas. Como o Senhor os abençoou por escolherem o que é certo?

  • Ajude as crianças a pensar em situações em que podem ser pressionadas a fazer uma escolha errada. Peça-lhes que compartilhem experiências em que foram abençoadas por escolher o certo mesmo quando era difícil. Cantem juntos uma canção relacionada a esse tópico, como “Faze o bem, escolhendo o que é certo” (Hinos, nº 148).

Daniel 2

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é o reino de Deus na Terra.

Quando Daniel deu sua interpretação inspirada do sonho de Nabucodonosor, ele viu uma pedra “do monte (…) cortada (…), sem mãos” (Daniel 2:45). Essa pedra representa A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que está destinada a encher a Terra.

Atividades sugeridas

  • Leia Daniel 2:31–35, 44–45 com as crianças e peça a elas que façam um desenho do que Nabucodonosor viu em seu sonho. Pergunte às crianças o que aprenderam com esses versículos sobre a pedra do sonho. Explique-lhes que a pedra representa A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Peça às crianças que mencionem algumas coisas que o Pai Celestial fez para estabelecer Sua Igreja nos últimos dias. Para lhes dar ideias, mostre gravuras de eventos na Restauração da Igreja (ver Livro de Gravuras do Evangelho, nº 90 a nº 95).

  • Dê a cada criança um pedaço de papel amassado para representar a pedra do sonho de Nabucodonosor. Peça a cada criança que conte como sabe que a Igreja foi restaurada por Deus. Enquanto as crianças compartilham, peça-lhes que deem as “pedras” para você. Enrole as pedras juntas com fita adesiva ou barbante para formar uma pedra grande. Testifique que, ao fortalecermos nosso testemunho e compartilharmos o evangelho com outras pessoas, unimos nossa fé para ajudar o reino de Deus a “[encher] toda a terra” (Daniel 2:35).

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Peça às crianças que façam algo nesta semana que demonstre a fé delas em Jesus Cristo.

Aperfeiçoar o ensino

Ajude as crianças a reconhecer o Espírito. Ao ter experiências espirituais com as crianças, ajude-as a reconhecer a influência do Espírito Santo.