Velho Testamento 2022
14 a 20 de fevereiro. Gênesis 18–23: “Haveria coisa alguma difícil ao Senhor?”


“14 a 20 de fevereiro. Gênesis 18–23: ‘Haveria coisa alguma difícil ao Senhor?’”Vem, e Segue-Me — Primária: Velho Testamento 2022

“14 a 20 de fevereiro. Gênesis 18–23”, Vem, e Segue-Me — Primária, 2022

Imagem
Sara segurando o bebê Isaque

Sarah and Isaac [Sara e Isaque], de Scott Snow

14 a 20 de fevereiro

Gênesis 18–23

“Haveria coisa alguma difícil ao Senhor?”

Ao buscar atender às necessidades de seus alunos, considere as sugestões para as crianças maiores e menores deste esboço.

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar todos a participar

Para ajudar as crianças a compartilhar o que já sabem sobre Gênesis 18–23, mostre gravuras de um ou mais acontecimentos desses capítulos e peça a elas que contem algo de que se lembrem sobre a história.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças menores

Gênesis 18:9–14; 21:1–7

Posso confiar que Deus cumpre Suas promessas.

Embora Deus tivesse prometido que Sara e Abraão teriam um filho, à medida que envelheciam, parecia improvável que a promessa fosse cumprida. Como você pode usar essa história para ajudar as crianças a ter fé que Deus sempre cumprirá Suas promessas?

Atividades sugeridas

  • Resuma a promessa de Deus a Abraão e Sara de que eles teriam um filho e o cumprimento dessa promessa (ver Gênesis 17:15–19, 18:9–14; 21:1–7). Ou convide um casal da ala para se vestir como Abraão e Sara e contar a história deles. Ajude as crianças a entender que Abraão e Sara eram muito idosos para ter filhos. Faça a pergunta de Gênesis 18:14 para as crianças: “Haveria coisa alguma difícil ao Senhor?” Testifique que o Senhor pode cumprir Suas promessas mesmo que pareçam impossíveis.

  • Faça uma promessa para as crianças que você cumprirá ao final da aula (por exemplo, que você permitirá que elas pintem um desenho). Durante a aula, lembre-as de sua promessa e depois a cumpra. Explique-lhes que o Senhor sempre cumpre Suas promessas.

  • Peça às crianças que comentem sobre uma ocasião em que tiveram que esperar por algo que queriam muito. Cante uma música com as crianças que testifique das promessas de Deus, como “Guarda os mandamentos” (Música para Crianças, pp. 68–69). Ajude as crianças a identificar coisas que Deus nos prometeu se formos fiéis.

  • Mostre uma gravura de um batismo ou do sacramento (ver Livro de Gravuras do Evangelho, n°s 103, 104, 107 e 108). Ajude as crianças a aprender sobre as promessas que fazemos a Deus e o que Deus promete em troca, quando somos batizados e tomamos o sacramento. (Ver Sempre Fiéis, pp. 23–27.)

Gênesis 22:1–14

Abraão obedeceu ao Senhor.

Era muito difícil para Abraão cumprir o mandamento de sacrificar seu filho. Reflita sobre como você pode usar essa história de modo apropriado para incentivar as crianças a obedecer a Deus mesmo quando for difícil ou quando elas não conhecerem plenamente os motivos de Seus mandamentos.

Atividades sugeridas

  • Mostre uma gravura de Abraão e Isaque (ver o esboço de estudo desta semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar) e use-a para contar a história de Abraão e Isaque (ver também “Abraão e o sacrifício de Isaque”, em Histórias do Velho Testamento). Mostre uma gravura de Jesus Cristo e converse com as crianças sobre como a história de Abraão e Isaque pode nos lembrar do sacrifício que o Pai Celestial e Jesus Cristo fizeram por nós.

  • Faça um jogo simples que exija que as crianças sigam instruções. Por exemplo, as instruções poderiam levar a uma gravura do Salvador escondida na classe. Quais são algumas coisas que o Pai Celestial nos pediu que fizéssemos? Ajude as crianças a entender que guardar Seus mandamentos nos ajudará a voltar a viver com Ele e com Jesus Cristo um dia.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças maiores

Gênesis 18:9–14; 21:1–7

O Senhor cumpre Suas promessas mesmo quando parecem impossíveis.

Foi dito a Abraão e Sara que eles teriam um filho, mas parecia impossível porque Abraão tinha 100 anos e Sara 90 (ver Gênesis 17:17). Deus cumpriu Sua promessa e essa história pode ajudar as crianças a fortalecer sua fé nas promessas de Deus para elas.

Atividades sugeridas

  • Escreva cada palavra da primeira frase de Gênesis 18:14 em um pedaço de papel separado e dê um para cada criança. Depois peça à classe que coloque as palavras na ordem correta. Leia Gênesis 18:9–14; 21:1–7 com as crianças para identificar um exemplo da vida de Sara e Abraão quando o Senhor fez algo que parecia impossível. O que podemos aprender com a experiência de Sara e Abraão que pode nos incentivar a confiar nas promessas de Deus?

  • Mostre gravuras de histórias das escrituras em que Deus fez algo que parecia improvável ou difícil (por exemplo, ver Livro de Gravuras do Evangelho, n°s 7, 8, 25 e 26). Peça às crianças que contem o que sabem sobre os acontecimentos representados nessas gravuras e ajude-as a ver como o Senhor cumpriu Suas promessas em cada exemplo. Conte como o Senhor cumpriu Suas promessas em sua vida ou na vida das pessoas que você conhece (para alguns exemplos das promessas do Senhor, ver Malaquias 3:10; João 14:26–27; Doutrina e Convênios 89:18–21). Deixe as crianças contarem exemplos semelhantes que elas conhecem.

Gênesis 19:15–26

Posso fugir da iniquidade.

O relato de Ló e sua família fugindo de uma cidade iníqua pode inspirar as crianças a fugir das influências do mal na vida delas.

Imagem
Ilustração de Ló e sua família fugindo de Sodoma e Gomorra

Fleeing Sodom and Gomorrah [Fugindo de Sodoma e Gomorra], de Julius Schnorr von Carolsfeld

Atividades sugeridas

  • Faça um resumo de Gênesis 19:15–26 explicando que a família de Ló vivia em uma cidade muito iníqua e os anjos os advertiram a sair. Leiam juntos os versículos 15–17, 26 e ajude as crianças a pensar sobre o que pode significar para elas hoje “escapar” do mal e “não olhar para trás” (ver o versículo 17).

  • Mostre a gravura do Salvador e peça às crianças que deem um passo na direção dela quando mencionarem uma coisa que podem fazer para fugir da iniquidade e se aproximar de Cristo.

  • Debata situações em que um amigo convida as crianças a fazer algo que elas sabem que não é certo. Como “fugiríamos” dessas situações? O que poderíamos dizer ao nosso amigo?

Gênesis 22:1–14

O Pai Celestial enviou Seu Filho, que Se sacrificou por nós.

Ao ensinar sobre a disposição de Abrão de sacrificar Isaque, seja sensível aos sentimentos das crianças. Use essa história para ajudar as crianças a fortalecer seu amor e sua gratidão pelo sacrifício do Salvador.

Atividades sugeridas

  • Para ajudar as crianças a aprender a história de Gênesis 22:1–14, leia os versículos para elas e peça-lhes que desenhem o que você está lendo. Por que o mandamento do Senhor de sacrificar Isaque teria sido difícil para Abraão cumprir? O que aprendemos sobre Abraão com essa história?

  • Use gravuras de Abraão e Isaque e da Crucificação (ver Livro de Gravuras do Evangelho, nºs 9 e 57) para comparar a história de Gênesis 22 com o sacrifício do Salvador (ver Mateus 27:26–37). O que podemos aprender sobre o Pai Celestial e Jesus Cristo com os relatos de Abraão e Isaque e o da Crucificação?

  • Mostre o vídeo “Porque Deus Amou o Mundo de Tal Maneira” (ChurchofJesusChrist.org), ou cantem juntos uma música sobre o sacrifício do Salvador, como “Ele mandou Seu Filho” (Músicas para Crianças, pp. 20–21). Peça às crianças que falem sobre como o sacrifício de Jesus demonstra o amor do Pai Celestial por nós.

Imagem
learning icon

Incentivar o aprendizado no lar

Convide as crianças a compartilhar com a família uma ocasião em que Deus as abençoou quando obedeceram a um de Seus mandamentos.

Aperfeiçoar o ensino

Incentivar a reverência. Se for necessário durante a aula, você pode relembrar as crianças de serem reverentes. Você pode fazer isso cantando baixinho, murmurando um hino ou mostrando uma gravura de Jesus.