Novo Testamento 2023
10 a 16 de julho. Atos 6–9: “Senhor, que queres que eu faça?”


“10 a 16 de julho. Atos 6–9: ‘Senhor, que queres que eu faça?’”, Vem, e Segue-Me — Primária: Novo Testamento 2023

“10 a 16 de julho. Atos 6–9”, Vem, e Segue-Me — Primária: 2023

Imagem
Paulo caído ao chão

Conversão no Caminho de Damasco, de Michelangelo Merisi da Caravaggio

10 a 16 de julho

Atos 6–9

“Senhor, que queres que eu faça?”

Comece lendo Atos 6–9. O esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar pode ajudá-lo a entender esses capítulos. As atividades para crianças menores contidas neste esboço podem ser adaptadas para crianças maiores, e vice-versa.

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar todos a participar

Escreva no quadro o nome de algumas das pessoas mencionadas em Atos 6–9, como Saulo, Estêvão e Tabita. Peça às crianças que digam o que sabem sobre essas pessoas.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças menores

Atos 6–7

Posso seguir Jesus Cristo ao defender o que é certo.

O que as crianças podem aprender com Estêvão sobre ser um seguidor de Jesus Cristo?

Atividades sugeridas

  • Ajude as crianças a fazer gestos que acompanhem uma música sobre escolher o que é certo, como “Escolhendo o que é certo” (Músicas para Crianças, pp. 82–83). Use Atos 7:51–60 para contar às crianças o que Estêvão ensinou sobre Jesus Cristo, apesar de isso ter deixado os líderes judeus irados (ver também o “Capítulo 57: A morte de Estevão”, Histórias do Novo Testamento, pp. 150–151, ou o vídeo correspondente em ChurchofJesusChrist.org). Como Estêvão escolheu o que é certo?

  • Dê vários exemplos de crianças que tiveram que escolher entre o certo e o errado. Pergunte às crianças o que elas fariam para escolher o certo.

Atos 8:26–39

O Espírito Santo me inspira a falar do evangelho com as pessoas.

Filipe seguiu a inspiração do Espírito e ajudou um homem etíope que se esforçava para compreender as escrituras. Que lições dessa história podem ser ensinadas às crianças de sua classe?

Imagem
Filipe ensina o etíope

Filipe Ensina o Etíope, de Robert T. Barrett

Atividades sugeridas

  • Coloque duas cadeiras juntas para criar uma carruagem. Peça a duas crianças que se sentem na carruagem; uma para representar Filipe e outra para o etíope. Então conte a história de como Filipe ensinou o evangelho ao homem da Etiópia.

  • Conte uma experiência na qual você sentiu o Espírito Santo lhe dizer para compartilhar o evangelho com alguém. Preste testemunho de que o Espírito Santo pode nos ajudar a falar de Jesus às pessoas.

Atos 9:1–20

O Pai Celestial me convida a arrepender e mudar.

Quando Jesus disse a Saulo que parasse de perseguir a Igreja do Senhor, Saulo imediatamente se arrependeu e mudou. Como esse relato vai ajudar seus alunos a ter o desejo de mudar rapidamente quando cometem um erro?

Atividades sugeridas

  • Resuma a história da conversão de Saulo, encontrada em Atos 9:1–20 (ver também o “Capítulo 59: Saulo ouve a voz de Jesus e é convertido”, Histórias do Novo Testamento, pp. 154–155, ou o vídeo correspondente em ChurchofJesusChrist.org).

  • Converse com as crianças sobre coisas que mudam, como um girino, que se transforma em rã, ou uma lagarta, que se transforma em borboleta. Se possível, mostre fotografias. Como Saulo mudou quando Jesus Cristo o visitou?

  • Desenhe uma bifurcação de estrada no quadro. Peça às crianças que digam nomes de lugares que gostariam de visitar e os escreva no alto de uma das estradas. O que aconteceria se pegássemos a estrada errada? Compare o arrependimento a voltar para a estrada correta.

  • Peça às crianças que repitam o que Saulo disse ao Senhor: “Senhor, que queres que eu faça?” (Atos 9:6.) O que o Senhor quer que façamos?

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças maiores

Atos 6–7

Serei uma testemunha de Jesus Cristo.

Como você vai ajudar as crianças a aprender com o exemplo de Estêvão de permanecer como uma testemunha de Jesus Cristo?

Atividades sugeridas

  • Leia Atos 6:5–15 e 7:51–60 com as crianças. O que fez de Estêvão uma poderosa testemunha de Jesus Cristo? Peça a uma ou mais crianças que ajam como se fossem Estêvão e compartilhem por que elas creem em Jesus Cristo.

  • Peça às crianças que leiam Atos 6:3–10 e identifiquem qualidades de Estêvão que o ajudaram a progredir.

  • Peça às crianças que ajudem você a pensar em situações nas quais elas possam se erguer como testemunhas de Jesus Cristo e Seu evangelho. Ajude-as a representarem essas situações. Peça às crianças que leiam Mosias 18:9. Saliente que ser testemunha de Jesus Cristo é uma das promessas que fazemos no batismo.

Atos 8:9–24

O sacerdócio é um dom inestimável recebido de Deus.

Satanás promove a mensagem de que bens materiais nos trazem felicidade. Como você vai usar a história de Simão para ajudar as crianças a valorizarem as coisas espirituais, como o sacerdócio e suas bênçãos?

Atividades sugeridas

  • Resuma a história de Simão, encontrada em Atos 8:9–24 (ver também o “Capítulo 58: Simão e o sacerdócio”, Histórias do Novo Testamento, pp. 152–153, ou o vídeo correspondente em ChurchofJesusChrist.org). Por que não podemos comprar o sacerdócio? De que forma alguém recebe de fato a autoridade do sacerdócio? (Ver Regras de Fé 1:5.)

  • Mostre gravuras do sacramento, do templo (representando as bênçãos do templo), do batismo e de outras bênçãos que recebemos por meio do sacerdócio. Explique às crianças que esses dons de Deus não podem ser comprados com dinheiro. Por que esses dons são mais valiosos do que qualquer coisa que possamos comprar? Como obtemos essas bênçãos?

Atos 9:1–20

O Pai Celestial me convida a me arrepender e mudar.

Quando Jesus disse a Saulo que parasse de perseguir a Igreja do Senhor, Saulo imediatamente se arrependeu e mudou. Como esse relato vai ajudar seus alunos a ter o desejo de mudar rapidamente quando cometem um erro?

Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que dobrem um pedaço de papel ao meio. Peça a elas que escrevam Antes em uma metade e Depois na outra. Leia com as crianças Atos 8:1–3, 9:1–2 e 9:17–22 e peça que escrevam palavras ou frases que descrevam Saulo antes e depois de ter visto o Senhor.

  • Convide um membro da ala para contar sua história de conversão e como ser membro da Igreja mudou sua vida, assim como ocorreu com Saulo.

  • Desenhe uma “estrada para Damasco” no quadro. Peça que as crianças leiam Atos 9:6, 11, 18, 20–22 e identifiquem o que Saulo fez para se arrepender e voltar a Cristo, e escreva essas ações ao longo da estrada. O que aprendemos com Saulo a respeito de como podemos ser mais semelhantes a Jesus Cristo?

  • Peça às crianças que desenhem sua parte favorita do relato da conversão de Saulo e compartilhem seu desenho com a classe.

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Incentive as crianças a contar à família sua atividade favorita da aula de hoje e o que aprenderam com ela.

Aperfeiçoar o ensino

Ajude as crianças a aprender com as escrituras. As crianças pequenas, às vezes, não conseguem ler muito bem, mas ainda assim você deve envolvê-las no aprendizado das escrituras. Você pode, por exemplo, ler uma passagem e pedir às crianças que se levantem ou ergam as mãos quando ouvirem uma palavra ou frase específica que você deseja destacar.