Novo Testamento 2023
8 a 14 de maio. Mateus 19–20; Marcos 10; Lucas 18: “Que me falta ainda?”


“8 a 14 de maio. Mateus 19–20; Marcos 10; Lucas 18: ‘Que me falta ainda?’”, Vem, e Segue-Me — Primária: Novo Testamento 2023

“8 a 14 de maio. Mateus 19–20; Marcos 10; Lucas 18”, Vem, e Segue-Me — Primária: 2023

Imagem
trabalhadores em uma vinha

8 a 14 de maio

Mateus 19–20; Marcos 10; Lucas 18

“Que me falta ainda?”

Leia Mateus 19–20, Marcos 10 e Lucas 18, tendo seus alunos em mente. Registre as impressões que receber. Sua preparação o ajudará a ensinar às crianças o que precisam saber desses capítulos.

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar todos a participar

Convide as crianças a compartilhar algo de que se lembrem da lição da semana passada. Mostre gravuras para ajudá-las a lembrar.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças menores

Marcos 10:6–8

O Pai Celestial quer que nos casemos no templo e tenhamos uma família eterna.

Como seus alunos podem se beneficiar em aprender sobre a doutrina do casamento eterno? Pode ser útil recapitular as verdades sobre o casamento em “A Família: Proclamação ao Mundo” (ChurchofJesusChrist.org).

Atividades sugeridas

  • Leia Marcos 10:6–8 para as crianças e mostre a foto de um casal. Peça às crianças que apontem para o homem e depois para a mulher quando ouvirem as palavras homem e mulher. Explique que o Pai Celestial deseja que um homem se case com uma mulher (ver Gênesis 1:27–28).

  • Mostre gravuras de uma família e um templo. Peça às crianças que digam o que veem nas gravuras. Explique que o Pai Celestial quer que sejamos selados à nossa família no templo para que possamos ficar juntos para sempre. Seja sensível às crianças cujos pais ainda não são selados.

  • Cantem juntos uma música sobre famílias, como “Uma família feliz” (Músicas para Crianças, p. 104). Vocês podem cantar a música diversas vezes. Peça que as crianças citem coisas divertidas que já fizeram em família. Por que elas são gratas pela família que têm?

  • Cante uma música sobre o templo, como “Eu gosto de ver o templo” ou “As famílias poderão ser eternas” (Músicas para Crianças, pp. 99, 98). Deixe que as crianças segurem gravuras de templos ou famílias e peça a elas que levantem as gravuras quando cantarem “templo” ou “família”. Ajude as crianças a pensar em motivos pelos quais é importante se casar no templo.

Imagem
Jesus com as crianças e os pais

Jesus ama as crianças, porque “[das] tais é o reino de Deus” (Marcos 10:14).

Marcos 10:13–16

Jesus deseja que as criancinhas venham a Ele para que possa abençoá-las.

Esse relato dá a oportunidade de ajudar as crianças a sentir o quanto Jesus as ama.

Atividades sugeridas

  • Com suas próprias palavras, conte o relato registrado em Marcos 10:13–16. Você também pode mostrar o vídeo “Deixai Vir a Mim os Meninos” (ChurchofJesusChrist.org). Ajude as crianças a pensar em ocasiões em que sentiram o amor de Jesus por elas. Preste testemunho para as crianças de que Jesus as ama e quer abençoá-las.

  • Mostre a gravura Cristo e as Crianças (Livro de Gravuras do Evangelho, nº 47). Ajude as crianças a imaginar como seria fazer parte do grupo de crianças sentadas ao lado de Jesus na gravura. Peça a elas que compartilhem o que sentem em relação a Jesus.

  • Peça às crianças que desenhem a si mesmas sendo abençoadas por Jesus (ver Marcos 10:16 e a página de atividades da semana).

Marcos 10:17–22

Se eu obedecer aos mandamentos, poderei receber a vida eterna.

Jesus ensinou ao jovem rico que, para ganhar a vida eterna — a vida que o Pai Celestial tem —, ele deveria obedecer aos mandamentos.

Atividades sugeridas

  • Conte a história do jovem rico em Marcos 10:17–22 para as crianças. (Ver também o “Capítulo 42: O jovem rico”, Histórias do Novo Testamento, p. 105, ou o vídeo correspondente em ChurchofJesusChrist.org.) Peça-lhes que prestem atenção ao que Jesus disse ao jovem que ele deveria fazer e o que o jovem respondeu.

  • Conte uma ou mais histórias sobre crianças que pedem conselhos ou orientação aos pais, mas não os seguem ou não obedecem a eles. Quais são algumas coisas que o Pai Celestial nos pede que façamos? Como nos sentimos quando obedecemos a Seus mandamentos?

  • Conte experiências de quando você recebeu revelação pessoal para fazer algo e ser melhor.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças maiores

Marcos 10:6–8

O Pai Celestial quer que nos casemos no templo e tenhamos uma família eterna.

As coisas que Jesus ensinou sobre o casamento podem ajudar as crianças a ansiar por se casarem no templo e formar uma família eterna.

Atividades sugeridas

Marcos 10:17–22

Jesus pode me ajudar a saber o que preciso fazer para progredir.

O jovem rico procurou Jesus e recebeu uma instrução específica, especialmente para ele. Como você pode inspirar as crianças a buscar orientação semelhante na vida delas?

Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que encontrem um versículo em Marcos 10:17–22 que descreva a gravura no esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar. Explique que o conselho que Jesus deu ao jovem foi pessoal e que podemos receber orientação pessoal do Senhor por intermédio do Espírito.

  • Leiam juntos Marcos 10:17–22. Peça às crianças que escrevam no quadro os mandamentos aos quais o Salvador disse que o jovem rico deveria obedecer (ver versículo 19). O que mais Jesus pediu que o jovem fizesse? (Ver versículo 21.) Incentive as crianças a pensar em coisas que elas precisam começar a fazer ou parar de fazer para melhor seguir a Jesus. Quais são algumas maneiras de descobrir o que Jesus quer que façamos?

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Incentive as crianças a demonstrar que amam sua família; elas poderiam escrever um bilhete ou praticar um ato bondoso de serviço.

Aperfeiçoar o ensino

Preste atenção às crianças. Como as crianças em sua classe estão reagindo às atividades de aprendizado? Se elas não estiverem participando muito, pode ser o momento de tentar outra atividade ou de dar um passeio curto e reverente. Por outro lado, se observar que as crianças estão sendo participativas e aprendendo a maior parte do tempo, não se sinta pressionado a continuar apenas para ter certeza de que ensinou todo o material da lição.