Vem, e Segue-Me
7 a 13 de dezembro. Morôni 7–9: “Possa Cristo animar-te”


“7 a 13 de dezembro. Morôni 7–9: ‘Possa Cristo animar-te’”, Vem, e Segue-Me — Primária: Livro de Mórmon 2020

“7 a 13 de dezembro. Morôni 7–9”, Vem, e Segue-Me — Primária, 2020

Imagem
Morôni escrevendo nas placas de ouro

Minerva Teichert (1888–1976), Moroni: The Last Nephite [Morôni: O Último Nefita], 1949–1951, pintura a óleo em madeira prensada, 89 x 120 cm. Museu de Arte da Universidade Brigham Young, 1969

7 a 13 de dezembro

Morôni 7–9

“Possa Cristo animar-te”

Estudar Morôni 7–9, em espírito de oração, convidará a influência do Espírito Santo. Ele o ajudará a atender às necessidades das crianças da sua classe.

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar a participação de todos

Peça às crianças que se lembrem de algo que você as convidou a fazer durante a aula da semana passada ou que podem ter aprendido com a família esta semana. Peça-lhes que falem do que aprenderam.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças menores

Morôni 7:33

Se eu tiver fé, posso fazer tudo o que Deus precisa que eu faça.

As crianças que têm fé em Jesus Cristo e confiança em Seu poder podem realizar grandes coisas quando estão servindo a Ele.

Atividades sugeridas

  • Leia Morôni 7:33 e peça às crianças que se levantem quando ouvirem a palavra “fé”. Explique às crianças que demonstramos nossa fé em Jesus Cristo quando guardamos Seus mandamentos. Ajude-as a fazer uma lista no quadro de algumas coisas que Jesus quer que façam, como obedecer aos pais ou dizer a verdade. Preste testemunho de que nossa fé em Jesus Cristo pode nos ajudar a guardar os mandamentos.

  • Apresente algumas gravuras que mostrem alguém do Livro de Mórmon (ou de outros livros de escrituras) realizando algo importante porque ele ou ela teve fé em Jesus Cristo (ver, por exemplo, o Livro de Gravuras do Evangelho, nºs 19, 70, 7881). Ajude as crianças a contar a história representada na gravura. Diga-lhes que, como essas pessoas tinham fé em Jesus Cristo, receberam o poder de fazer o que Ele precisava que fizessem.

Morôni 7:41

Acreditar em Jesus Cristo pode me dar esperança.

Há muitas pessoas no mundo que se sentem sem esperança. Como você pode ajudar as crianças de sua classe a encontrar esperança em Jesus Cristo?

Atividades sugeridas

  • Leia e explique Morôni 7:41 às crianças e peça-lhes que levantem a mão quando ouvirem algo pelo qual Mórmon disse que devemos ter esperança. Fale às crianças sobre a esperança que você sente por causa de Jesus Cristo.

  • Peça às crianças que pensem em alguém que elas conhecem que está tendo dificuldades com alguma coisa. Peça-lhes que façam um desenho para a pessoa que possa lembrá-la de ter esperança em Jesus Cristo.

Morôni 7:47

“A caridade é o puro amor de Cristo.”

Que experiência de sua vida podem ajudar as crianças a aprender a ser gentis com as pessoas e a tratá-las com amor?

Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que repitam essa frase com você: “A caridade é o puro amor de Cristo” (Morôni 7:47). Ajude as crianças a pensar em maneiras pelas quais Jesus Cristo demonstrou amor pelas pessoas (gravuras podem ajudar, como as do Livro de Gravuras do Evangelho, nºs 55, 8384). Como Ele demonstrou amor por nós? A quem podemos demonstrar amor da mesma maneira que Jesus demonstrou? Por exemplo, mostre o vídeo “Meu irmão Hyrum” (ChurchofJesusChrist.org).

  • Convide as crianças a desenharem a si mesmas demonstrando amor a alguém. Sugira que coloquem o desenho em um lugar que as lembrará de amar as pessoas assim como Jesus ama.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças maiores

Morôni 7:21–22, 25, 33

Sou abençoado quando tenho fé em Jesus Cristo.

Mórmon queria que o povo soubesse que os milagres não pararam quando o ministério terreno do Salvador terminou. Enquanto tivermos fé em Jesus Cristo, podemos, com Sua ajuda, fazer tudo o que Ele precisa que façamos — inclusive coisas milagrosas.

Atividades sugeridas

  • Ajude as crianças a listarem no quadro algumas “coisas boas” que recebemos por meio do evangelho de Jesus Cristo, como ter famílias eternas, retornar ao Pai Celestial e ser perdoados de nossos pecados. Depois peça-lhes que leiam Morôni 7:21–22 e 25 e identifiquem como podemos receber todas essas coisas boas. Como podemos demonstrar fé em Jesus Cristo e em Suas promessas?

  • Leia Morôni 7:33 para as crianças e peça-lhes que prestem atenção ao que podemos fazer quando temos fé em Jesus Cristo. Se for adequado, compartilhe experiências que você teve quando a fé o ajudou a fazer o que Deus queria que fizesse. Ajude as crianças a pensar em exemplos da vida delas e falar sobre eles. Como a fé em Cristo fez diferença nesses exemplos?

Morôni 7:40–41; 9:25–26

Posso ter esperança em Jesus Cristo mesmo durante as provações difíceis.

Mórmon e Morôni enfrentaram circunstâncias desalentadoras, mas encontraram esperança no Salvador Jesus Cristo. Como você pode ajudar as crianças a encontrar esperança em Cristo quando estiverem desanimadas?

Atividades sugeridas

  • Ajude as crianças a listarem alguns problemas que podem fazer com que as pessoas se sintam desanimadas ou sem esperança. Peça-lhes que leiam Morôni 7:40–41 e 9:25–26 e identifiquem algo que pode ajudar alguém que esteja se sentindo desanimado. Diga-lhes como Jesus Cristo e Seu evangelho o ajudaram nos momentos difíceis.

  • Peça às crianças que escrevam uma mensagem a alguém que esteja se sentindo desanimado para ajudá-lo a encontrar esperança em Cristo, como Mórmon fez por seu filho em Morôni 9:25–26. Incentive as crianças a usar palavras e frases desses versículos em suas mensagens.

  • Encha um recipiente transparente com água e coloque dois objetos dentro dele — um que flutue e outro que afunde. Compare o objeto flutuante a uma pessoa que tenha esperança em Cristo. Leiam juntos Morôni 9:25. Como Cristo pode “animar-[nos]” quando enfrentamos provações difíceis? Ajude as crianças a pensar em maneiras de manter o Salvador e Seus ensinamentos encorajadores “em [sua] mente para sempre”.

Morôni 7:45–48

“A caridade é o puro amor de Cristo.”

Desenvolver o dom da caridade é uma meta para a vida toda. Como você pode inspirar as crianças a buscar o puro amor de Cristo?

Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que contem o que acham que a palavra “caridade” significa. Depois, peça a uma criança que leia Morôni 7:45. (Se algumas palavras deste versículo forem difíceis de entender, ajude as crianças a consultá-las em um dicionário.) Peça às crianças que falem sobre pessoas que elas conhecem que são bons exemplos de caridade. Por que a caridade é chamada de “o puro amor de Cristo”? (Morôni 7:47.) O que o versículo 48 nos ensina sobre como podemos ser cheios de caridade. Incentive cada uma das crianças a orar por caridade nesta semana e a procurar maneiras de demonstrar caridade pelos outros.

  • Ajude as crianças a pensar em maneiras pelas quais Jesus demonstrou caridade (ver, por exemplo, Lucas 23:34; João 8:1–11; Éter 12:33–34). Como podemos seguir Seu exemplo?

  • Peça às crianças que escrevam nomes de pessoas que conhecem em pedaços de papel e os coloquem em um pequeno saco ou recipiente. Peça-lhes que levem o recipiente para casa, retire um nome dele todos os dias e faça algo que demonstre amor por essa pessoa. Em uma aula futura, convide-as a falar de suas experiências ao servir a essas pessoas.

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Incentive as crianças a pensar em alguém que possa estar buscando adquirir mais fé ou esperança em Jesus Cristo. Convide as crianças a compartilhar com essa pessoa algo que aprenderam na aula hoje.

Aperfeiçoar o ensino

Incentivar a reverência. Uma parte importante da reverência é pensar sobre o Pai Celestial e Jesus Cristo. Você pode lembrar as crianças de serem reverentes cantando baixinho, murmurando um hino ou mostrando uma gravura de Jesus.