Vem, e Segue-Me
23 a 29 de dezembro. Apocalipse 12–22: “Quem vencer herdará todas as coisas”


“23 a 29 de dezembro. Apocalipse 12–22: ‘Quem vencer herdará todas as coisas’”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: Novo Testamento 2019

“23 a 29 de dezembro. Apocalipse 12–22”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: 2019

Imagem
Jesus Cristo saúda as pessoas em Sua Segunda Vinda

The City Eternal [A Cidade Eterna], de Keith Larson

23 a 29 de dezembro

Apocalipse 12–22

“Quem vencer herdará todas as coisas”

Ao ler Apocalipse 12–22, identifique paralelos entre o que João viu e aquilo que você vê no mundo de hoje. Procure por orientação espiritual para ajudá-lo a aprender de forma pessoal durante essa imersão na linguagem simbólica de João.

Registre suas impressões

Imagine uma mulher “com dores de parto, e com ânsias de dar à luz”. Agora imagine um “grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres”, pairando sobre a mulher, pronto para, quando “[desse] ela à luz, lhe [devorar] o filho” (Apocalipse 12:2–4). Para entender esses versículos na revelação de João, lembre-se de que essas imagens representam a Igreja e o reino de Deus, e o perigo com que se defrontam. Para os santos que passaram por grandes perseguições nos dias de João, a vitória sobre o mal não parecia provável. Essa vitória também pode ser difícil de ser prevista em nossos dias, quando o adversário está em “guerra [contra os] santos” e tem “poder sobre toda tribo, e língua, e nação” (Apocalipse 13:7). Mas o fim da gloriosa revelação de João mostra que o bem prevalecerá sobre o mal. Babilônia cairá. Jesus Cristo governará como Rei dos reis. “Deus enxugará de seus olhos toda lágrima”, e os fiéis reinarão com Ele e “[herdarão] todas as coisas” (Apocalipse 21:4, 7).

Imagem
ícone de estudo pessoal

Ideias para o estudo pessoal das escrituras

Apocalipse 12:7–17

A Batalha nos Céus continua na Terra.

Não conhecemos muitos detalhes sobre a Batalha nos Céus, mas existe uma descrição vívida, porém breve, em Apocalipse 12:7–11. Ao ler esses versículos, visualize a si mesmo como parte desse conflito pré-mortal. O que esses versículos ensinam sobre como você e outros filhos fiéis de Deus venceram Satanás? Sendo assim, como você pode vencê-lo em nossos dias, sabendo que ele continua a fazer “guerra contra os [que] (…) têm o testemunho de Jesus Cristo”? (Versículo 17.)

Ver também 1 Néfi 14:12–14; Guia para Estudo das Escrituras, “Miguel”, “Batalha nos Céus”.

Apocalipse 14:6–7

Quem é o anjo que João viu pregando o evangelho?

Um cumprimento da profecia nesses versículos ocorreu quando Morôni apareceu a Joseph Smith e o guiou aos registros para que ele os traduzisse e publicasse como o Livro de Mórmon. Esse livro contém o “evangelho eterno” que será pregado a “toda nação, e tribo, e língua, e povo” (Apocalipse 14:6).

Apocalipse 17–18

O Salvador me convida a sair de Babilônia e de seus pecados.

Apocalipse 17–18 contém imagens descrevendo o pecado, o materialismo e a cobiça de Babilônia — o símbolo do mundanismo e da iniquidade. Pense em exemplos de condições semelhantes às da Babilônia que existem hoje no mundo, e reflita sobre o que você pode fazer para seguir o conselho de “[sair]” de Babilônia e “não [ser] participante dos seus pecados” (Apocalipse 18:4).

Apocalipse 20:12–15

Todos os filhos de Deus serão julgados pelo livro da vida.

Suponha que um autor se ofereça para escrever um livro sobre sua vida. Quais detalhes ou experiências você gostaria que fossem incluídos? Se você soubesse que suas ações futuras também seriam julgadas, o que você faria de diferente para conduzir sua vida? Pense a respeito disso ao ler sobre o Juízo Final em Apocalipse 20:12–15. O que espera que esteja escrito sobre você no Livro da Vida?

Ver também Guia para Estudo das Escrituras, “Livro da Vida”.

Apocalipse 21; 22:1–5

Se for fiel, receberei a glória celestial.

Em contraste com as descrições de Babilônia, Apocalipse 21–22 descreve a glória celestial que aguarda os seguidores fiéis de Cristo. Quais imagens, frases ou promessas nesses capítulos servem de inspiração para você permanecer fiel mesmo quando for difícil?

Apocalipse 22:18–19

Esses versículos significam que não haverá escrituras adicionais além da Bíblia?

Algumas pessoas citam Apocalipse 22:18–19 como uma razão para rejeitar o Livro de Mórmon e outras escrituras SUD. No entanto, o élder Jeffrey R. Holland ensinou:

“Há atualmente um indiscutível consenso entre praticamente todos os eruditos da Bíblia de que esse versículo diz respeito apenas ao livro de Apocalipse, e não à Bíblia como um todo. Esses estudiosos da atualidade reconhecem vários ‘livros’ do Novo Testamento que foram, com quase toda certeza, escritos depois da revelação recebida por João na ilha de Patmos. (…)

Mas há uma resposta ainda mais simples. (…) O motivo é que a Bíblia completa como a conhecemos hoje — uma coletânea de textos num único volume — ainda não existia quando esse versículo foi escrito” (“Minhas palavras (…) jamais cessam”, A Liahona, maio de 2008, pp. 91–92).

Imagem
ícone de estudo familiar

Ideias para o estudo das escrituras em família e para a noite familiar

Ao ler as escrituras em família, o Espírito pode ajudá-lo a saber quais princípios devem ser enfatizados e debatidos a fim de satisfazer as necessidades de sua família. Eis algumas sugestões:

Apocalipse 12; 19; 21

Alguns membros da família vão gostar de desenhar gravuras sobre as visões descritas em Apocalipse, e isso será muito proveitoso. Por exemplo, desenhar gravuras com base em Apocalipse 12 pode conduzir a conversas sobre a Batalha nos Céus (ver versículos 7–11). Gravuras com base em Apocalipse 21 podem inspirar diálogos a respeito do reino celestial. Você pode mostrar também a gravura que acompanha este esboço e pedir aos membros da família que encontrem em Apocalipse 19 o que ela retrata.

Apocalipse 12:11

O que significa a expressão “pela palavra do seu testemunho”? De que maneira nosso testemunho de Jesus Cristo ajuda a nós e a outras pessoas a vencer Satanás?

Apocalipse 13:11–14

O que sua família pensa a respeito da besta enganadora? Como podemos perceber e evitar as ciladas que vemos no mundo de hoje?

Apocalipse 20:2–3

De que maneira 1 Néfi 22:26; Doutrina e Convênios 43:30–31 nos ajudam a compreender o significado de que Satanás será “amarrado”?

Apocalipse 22:1–4

Qual o significado simbólico de termos o nome do Salvador “na [nossa] testa”? (Apocalipse 22:4; ver também Apocalipse 13:16–17.)

Para mais ideias para ensinar crianças, ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar.

Aperfeiçoar o ensino

Acompanhar os convites a agir. “Ao acompanhar um convite para agir, você mostra aos [membros da família] que se importa com eles e com o modo pelo qual o evangelho está abençoando a vida deles. Você também lhes dá a oportunidade de compartilhar suas experiências, o que fortalece o comprometimento deles e permite que apoiem uns aos outros na aplicação prática do evangelho” (Ensinar à Maneira do Salvadorp. 35).

Imagem
Jesus Cristo montado em um cavalo desce dos céus em Sua Segunda Vinda

Cristo com manto vermelho montado num cavalo branco.