Come, Follow Me
30 de setembro a 6 de outubro: “Eis que Eu Sou a Lei e a Luz.” 3 Néfi 12–16


“30 de setembro a 6 de outubro: ‘Eis que Eu Sou a Lei e a Luz.’ 3 Néfi 12–16”, Vem, e Segue-me — Para o Lar e para a Igreja: Livro de Mórmon 2024 (2023)

“23 a Outubro 6 de setembro. 3 Néfi 12–16”, Vem, e Segue-Me — Para o Lar e para a Igreja: 2024 (2023)

Imagem
Jesus a indicar os Doze Apóstolos

Third Nephi: These Twelve Whom I Have Chosen (Terceiro Néfi: Estes Doze a Quem Escolhi), de Gary L. Kapp

30 de setembro a 6 de outubro: “Eis que Eu Sou a Lei e a Luz”

3 Néfi 12–16

Tal como os discípulos de Jesus, que se reuniram para ouvir o sermão no monte da Galileia, o povo que se reuniu no Templo da Abundância também vivia a lei de Moisés. Eles seguiam esta lei porque ela direcionava as suas almas para Cristo (ver Jacó 4:5) e, agora, Cristo estava diante deles a declarar uma lei maior. Mas, mesmo aqueles que nunca viveram a lei de Moisés podem reconhecer que o padrão que Jesus estabeleceu para os Seus discípulos era mais elevado. Ele declarou: “Quisera que fôsseis perfeitos” (3 Néfi 12:48). Se isto o faz sentir-se inadequado, lembre-se de que Jesus também disse: “Bem-aventurados são os pobres em espírito que vêm a mim, porque deles é o reino dos céus” (3 Néfi 12:3). Esta lei maior é um convite ou uma outra forma de dizer: “Vinde a mim e sede salvos” (3 Néfi 12:20). Tal como a lei de Moisés, esta lei direciona-nos para Cristo — o Único que pode salvar-nos e aperfeiçoar-nos. Ele disse: “Eis que eu sou a lei e a luz. Confiai em mim e perseverai até [ao] fim e vivereis” (3 Néfi 15:9).

Ideias para a Aprendizagem no Lar e na Igreja

3 Néfi 12–14

Imagem
Ícone do seminário
Eu posso ser um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo.

Eis uma forma de estudar e aplicar os ensinamentos do Salvador em 3 Néfi 12–14: escolha um conjunto de versículos e verifique se consegue resumi-los numa só frase que comece com “Os verdadeiros discípulos de Cristo…”. Por exemplo, um resumo de 3 Néfi 13:1–8 pode ser algo como: “Os verdadeiros discípulos de Cristo não procuram receber elogios públicos por fazer o bem”. Tente fazer o mesmo com estas passagens:

Depois de ler estes versículos, o que se sente inspirado a fazer para seguir a Jesus Cristo?

O mandamento em 3 Néfi 12:48 pode parecer esmagador — e até mesmo impossível. O que aprendeu com a mensagem do Elder Jeffrey R. Holland em “Sede vós pois perfeitos — No final” (Liahona, nov. 2017, pp. 40–42) que o ajuda a compreender as palavras do Salvador neste versículo? De acordo com Moróni 10:32–33, o que torna possível ser perfeito como o Salvador?

Ver também Dallin H. Oaks, “O Desafio de Tornar-se”, A Liahona, jan. 2001, p. 40; Tópicos do Evangelho, “Tornar-se Como Deus”, Biblioteca do Evangelho; “Sim, Eu Te Seguirei”, Hinos, n.º 134; “Jesus Cristo Ensina Como Viver a Lei Maior” (vídeo), Biblioteca do Evangelho.

Use exemplos práticos. O Salvador ensinou verdades profundas referindo-se a objetos comuns. Pode fazer algo semelhante enquanto estuda ou ensina a respeito de 3 Néfi 12. Olhar ou segurar um pouco de sal, uma vela, ou um casaco pode ampliar o debate acerca das verdades eternas que o Salvador ensinou.

3 Néfi 12:1–215:23–2416:1–6

Bem-aventurados os que acreditam sem ver.

Muito poucos filhos de Deus viram o Salvador e ouviram a Sua voz, conforme o povo em Abundância pôde ver e ouvir. A maioria de nós enquadra-se nas pessoas descritas em 3 Néfi 12:2; 15:23; e 16:4–6. Que promessas foram feitas a estas pessoas nestes versículos? Como é que estas promessas têm sido cumpridas na sua vida?

Ver também João 20:26–29; 2 Néfi 26:12–13; Alma 32:16–18.

3 Néfi 12:21–30; 13:1–8, 16–18; 14:21–23

Posso esforçar-me por purificar os desejos do meu coração.

Um tema comum, que deve ter reparado nestes capítulos, é o convite do Salvador para vivermos uma lei maior — para sermos retos não só em ações, mas também no nosso coração. Procure identificar este tema quando o Salvador fala sobre contendas (3 Néfi 12:21–26), imoralidade (3 Néfi 12:27–30), oração (3 Néfi 13:5–8) e jejum (3 Néfi 13:16–18). Que outros exemplos conseguiu encontrar? O que pode fazer para purificar os desejos do seu coração?

3 Néfi 14:7–11

O Pai Celestial vai dar-me coisas boas à medida que eu pedir, buscar e bater.

Ao ler o convite do Salvador em 3 Néfi 14:7–11 de pedir, buscar e bater, pense nas “boas dádivas” que Ele gostaria que pedisse. As seguintes escrituras adicionais podem ajudá-lo a compreender como pode pedir, buscar e bater. Estas podem também ajudar a explicar a razão de algumas orações não serem respondidas como esperamos que sejam: Isaías 55:8–9; Helamã 10:4–5; Moróni 7:26–27, 33, 37; e Doutrina e Convénios 9:7–9; 88:64. Como estas passagens podem afetar o modo como pede, busca e bate?

Ver também Milton Camargo, “Pedi, Buscai e Batei”, Conferência Geral, out. 2020.

Para mais ideias, leia as edições deste mês das revistas Liahona e Para a Força dos Jovens.

Ideias para Ensinar Crianças

3 Néfi 12:14–16

Posso ser um bom exemplo seguindo a Jesus.

  • Por vezes, as crianças podem não perceber como o seu exemplo pode abençoar outros. Use 3 Néfi 12:14–16 para as incentivar a deixar que a sua luz brilhe. Por exemplo, quando lê “vossa” nestes versículos, peça às crianças que apontem para si mesmas. Conte às crianças sobre a luz que vê nelas quando elas seguem a Jesus Cristo e como isso o inspira a segui-Lo também. Cantem juntos uma canção que incentive as crianças a brilhar como uma luz, algo como o hino “Sou como uma Estrela” (Músicas para Crianças, p. 84).

  • Para incentivar as crianças a não esconderem a sua luz (ver 3 Néfi 12:15), permita que se revezem a esconder ou a tapar uma lâmpada, ou outra fonte de luz. Elas podem destapar a luz sempre que indicarem algo que podem fazer para ser um bom exemplo para as outras pessoas.

3 Néfi 13:19–21

“Mas ajuntai tesouros nos céus.”

  • Ler estes versículos pode desencadear um debate sobre aquilo que valorizamos. Talvez possa levar as crianças a uma caça ao tesouro para encontrar coisas que as lembrem dos tesouros com valor eterno.

3 Néfi 14:7–11

O Pai Celestial responde às minhas orações.

  • À medida que lê 3 Néfi 14:7, as crianças podem fazer gestos que representem cada um dos convites do Salvador apresentados neste versículo. Por exemplo, elas podem levantar as mãos (pedir), fazer binóculos com as mãos (buscar) ou fingir que estão a bater à porta (bater). Ajude as crianças a pensar em coisas que podem dizer e pedir nas suas orações.

  • As crianças podem gostar de fazer um jogo onde têm de pedir uma coisa e receber algo completamente diferente. Em 3 Néfi 14:7–11, o que é que o Salvador queria que soubéssemos a respeito do Pai Celestial?

3 Néfi 14:21–27; 15:1

O Salvador deseja que eu ouça e faça o que Ele ensina.

  • Pense em formas de poder ajudar as crianças a visualizar a parábola ensinada nestes versículos. Elas podem desenhar, fazer gestos ou montar algo numa base sólida e numa base de areia. Elas também podem substituir os seus nomes por “homem sábio” à medida que leem 3 Néfi 14:24–27 ou cantam o hino “O Sábio e o Tolo” (Músicas para Crianças, p. 132). Ou podem colocar-se de pé sempre que ouvirem palavras relacionadas com “fazer”, “praticar”, e “cumprir”, em 3 Néfi 14:21–27 e 15:1.

  • Eis um exemplo prático que pode tentar apresentar: peça às crianças que imaginem que uma das suas pernas representa ouvir as palavras do Salvador e a outra representa fazer o que o Salvador ensinou. Convide as crianças a equilibrar-se apenas na perna do “ouvir”. O que aconteceria se um vento forte soprasse pela sala? Depois, em conjunto com as crianças, pode procurar coisas específicas que o Salvador nos tenha ensinado a fazer: ver 3 Néfi 12:3–12, 21–26; 13:5–8.

Para mais ideias, leia a edição deste mês da revista o Amigo.

Imagem
Jesus a ensinar os nefitas

The Savior’s Visit to the People in America (A Visita do Salvador ao Povo nas Américas), de Glen S. Hopkinson.