Vem, e Segue-Me 2024
8 a 14 de janeiro: “Eu irei e cumprirei”. 1 Néfi 1–5


“8 a 14 de janeiro: ‘Eu irei e cumprirei’. 1 Néfi 1–5”, Vem, e Segue-Me — Para Uso em Casa e na Igreja: Livro de Mórmon 2024

“8 a 14 de janeiro. 1 Néfi 1–5”, Vem, e Segue-Me — Para Uso em Casa e na Igreja: 2024

Imagem
família de Leí viajando pelo deserto

Leí Viajando Próximo ao Mar Vermelho, de Gary Smith

8 a 14 de janeiro: “Eu irei e cumprirei”

1 Néfi 1–5

O Livro de Mórmon começa com um relato de uma família de verdade que passava por dificuldades reais. Isso aconteceu em 600 a.C., mas existem coisas sobre esse relato que podem parecer comuns às famílias de hoje. Essa família vivia num mundo cada vez mais iníquo, mas o Senhor prometeu a eles que, se O seguissem, Ele os conduziria a um local seguro. Em sua jornada, tiveram bons e maus momentos, muitas bênçãos e milagres, mas também enfrentaram brigas e desentendimentos. Nas escrituras raramente encontramos um relato tão detalhado sobre uma família se esforçando para viver o evangelho: pais fazendo todo o possível para inspirar fé à sua família e se preocupando com sua segurança, filhos decidindo se vão ou não acreditar nos pais, e irmãos lidando com ciúmes e brigas — e, às vezes, perdoando uns aos outros. No geral, há poder nos exemplos de fé desta família imperfeita.

Ideias de aprendizado em casa e na igreja

1 Néfi 1–5

A palavra de Deus é “de grande valor” para mim.

Uma das mais importantes mensagens do Livro de Mórmon é o “grande valor” da palavra de Deus (1 Néfi 5:21). Ao ler 1 Néfi 1–5, procure maneiras pelas quais a palavra de Deus abençoou, direta ou indiretamente, a família de Leí (por exemplo, ver 1:11–15; 3:19–20; 5:10–22). O que esses capítulos ensinam sobre a palavra de Deus? O que você encontrou que o motiva a estudar as escrituras?

Ver também “Estudando as escrituras”, Hinos, nº 176; “O Legado das Escrituras”, vídeo, Biblioteca do Evangelho.

1 Néfi 2

Posso obter e fortalecer meu testemunho ao me voltar para o Senhor.

Néfi é conhecido por sua grande fé no Senhor, mas ele teve que se esforçar para obter seu testemunho — assim como nós todos precisamos fazer. O que há em 1 Néfi 2 que mostra o motivo de Néfi ter sido capaz de obter um testemunho de que as palavras de seu pai eram verdadeiras? Por que Lamã e Lemuel não obtiveram esse testemunho? (Ver também 1 Néfi 15:2–11). Quando você sentiu o Senhor abrandar seu coração?

Ver também “O Senhor ordena à família de Leí que saia de Jerusalém”, vídeo, Biblioteca do Evangelho.

1 Néfi 3–4

Imagem
ícone do seminário
Deus vai preparar um caminho para que eu faça Sua vontade.

Quando o Senhor ordenou aos filhos de Leí que obtivessem as placas de latão, Ele não lhes deu instruções específicas sobre como fazê-lo. Muitas vezes, isso acontece em relação à direção que recebemos de Deus, e pode nos levar a sentir que Ele nos pede “uma coisa difícil” (1 Néfi 3:5). O que lhe chama atenção sobre a reação de Néfi ao mandamento do Senhor, em 1 Néfi 3:7, 15–16?

Ao ler 1 Néfi 3–4, observe as várias dificuldades que Néfi encontrou. Como o Senhor “[preparou] um caminho” para que Néfi “[pudesse cumprir] suas ordens”? Por que é importante que você saiba o que o Senhor fez por Néfi?

Uma maneira poderosa pela qual Deus nos preparou para guardar Seus mandamentos foi ao enviar Jesus Cristo como nosso Salvador. Leia a mensagem do presidente Dallin H. Oaks “O que nosso Salvador fez por nós?” (Liahona, maio de 2021, p. 75). Como Jesus Cristo preparou um caminho para cada um de nós? Ao saber que o Salvador superou todas as coisas em seu lugar, o que você se sente inspirado a “ir e cumprir”?

Ver também Néfi é guiado pelo Espírito a obter as placas”, vídeo, Biblioteca do Evangelho; Tópicos do Evangelho, “Obediência”, Biblioteca do Evangelho.

Use histórias e exemplos para ensinar os princípios do evangelho. Ao se preparar para ensinar, pense em experiências pessoais que poderiam acrescentar um segundo testemunho aos relatos das escrituras. Por exemplo, quando o Senhor preparou um caminho para que você obedecesse a Ele?

Imagem
Leí e Saria recebem Néfi e seus irmãos

Sua Alegria Foi Completa, de Walter Rane

1 Néfi 4:1–3; 5:1–8

Lembrar-me das obras de Deus pode me dar a fé necessária para obedecer a Seus mandamentos.

Quando Lamã e Lemuel tinham vontade de murmurar ou reclamar, geralmente Néfi e Leí estavam por perto para inspirá-los e apoiá-los. Quando você sentir vontade de murmurar, pode ser útil ler as palavras de Néfi e Leí. Como Néfi e Leí procuraram ajudar o próximo a edificar a fé em Deus? (Ver 1 Néfi 4:1–3; 5:1–8; ver também 1 Néfi 7:6–21.) O que você aprendeu que pode ajudá-lo quando for tentado a murmurar ou reclamar?

1 Néfi 4:5–18

“Fui conduzido pelo Espírito.”

Em 1 Néfi 4:5–18, o que o impressiona sobre a capacidade de Néfi de reconhecer e seguir o Espírito? Você pode estudar a mensagem do presidente Russell M. Nelson “Revelação para a Igreja, revelação para nossa vida” (Liahona, maio de 2018, p. 93) para saber sobre como receber revelação do Senhor.

Para mais ideias, leia as edições deste mês das revistas Liahona e Força dos Jovens.

Sugestões para ensinar as crianças

1 Néfi 2:16

Posso adquirir meu próprio testemunho.

  • Como Néfi sabia que aquilo que seu pai havia ensinado era verdade? Ajude seus filhos a encontrar respostas para essa pergunta em 1 Néfi 2:16, 19. Eles também poderiam escrever as ações de Néfi em blocos ou outros objetos e depois construir algo com os objetos, o que pode levar a uma conversa sobre como essas ações nos ajudam a construir um testemunho.

  • Mostre a seus filhos gravuras ou objetos que representem coisas sobre as quais eles podem procurar adquirir um testemunho, como um exemplar do Livro de Mórmon ou uma gravura de Jesus Cristo, um templo ou o profeta vivo. Convide-os a escolher algo e a compartilhar seu testemunho sobre essa coisa. Você também pode contar aos filhos como você adquiriu o seu testemunho. Por que precisamos de nosso próprio testemunho?

1 Néfi 3–4

Deus vai me ajudar a guardar Seus mandamentos.

  • Você pode usar esses recursos para ajudar seus filhos a entender como Deus ajudou Néfi a obter as placas de latão: 1 Néfi 3–4; a página de atividades desta semana; “Néfi era valente” (Músicas para Crianças, pp. 64–65); e “Capítulo 4: As Placas de Latão” (em Histórias do Livro de Mórmon, pp. 8–12).

  • Você e seus filhos podem se divertir encenando 1 Néfi 3:2–7. Você poderia encenar o papel de Leí e pedir a seus filhos que retornassem a Jerusalém para pegar as placas de latão. Convide-os a responder com suas próprias palavras como se fossem Lamã e Lemuel ou Néfi. Quais são algumas coisas que Deus nos ordenou fazer? (Ver gravuras 103–115 no Livro de Gravuras do Evangelho ou Mosias 18:8–10 para mais ideias). Como podemos ser mais semelhantes a Néfi?

1 Néfi 3:19–21; 5:19–22

As escrituras são um grande tesouro.

  • As escrituras tinham grande importância para a família de Leí. Para ilustrar isso, peça a seus filhos que o ajudem a contar ou a encenar o que Néfi e seus irmãos fizeram para obter as placas de latão: viajaram uma longa distância, entregaram seu ouro e sua prata, e se esconderam em uma caverna para salvar sua vida. Em seguida, você poderia ler 1 Néfi 5:21 e falar sobre por que as escrituras eram tão valiosas para a família de Leí. Por que elas são valiosas para nós? Como podemos tratar as escrituras como se fossem um tesouro?

Imagem
Néfi e sua família estudando as placas

Néfi e sua família valorizavam as escrituras.

1 Néfi 4:6

O Espírito Santo vai me guiar se eu procurar fazer a vontade do Senhor.

  • Depois de analisarem juntos em 1 Néfi 3 como Néfi e seus irmãos tentaram obter as placas de latão, leia com seus filhos 1 Néfi 4:6 para descobrir o que Néfi fez que enfim lhe permitiu ter sucesso. Peça a seus filhos que façam uma lista de coisas que o Senhor quer que façam. Como o Espírito Santo pode nos ajudar nessas situações?

Para mais ideias, leia a edição deste mês da revista Meu Amigo.

Imagem
Néfi em pé, ao lado de Labão, que estava bêbado

Obedeci à Voz do Espírito, de Walter Rane