Seminário
Helamã 5:14–52: “A nuvem de escuridão (…) será removida”


“Helamã 5:14–52: ‘A nuvem de escuridão (…) será removida’”, O Livro de Mórmon — Manual do Professor, 2024

“Helamã 5:14–52”, O Livro de Mórmon — Manual do Professor

Helamã 5:14–52

“A nuvem de escuridão (…) será removida”

Imagem
Néfi e Leí na prisão, envolvidos pelo fogo

Quando estamos em uma sala escura, podemos acender a luz. Mas o que podemos fazer quando estamos espiritualmente no escuro? Quando uma nuvem de escuridão cobriu um grupo de lamanitas iníquos, eles foram ensinados a se arrepender e a ter fé em Jesus Cristo. Esta lição pode ajudá-lo a confiar em Jesus Cristo para remover sentimentos de medo e escuridão e substituí-los por Sua alegria, paz e luz.

Incentive os alunos a ponderar Quando os alunos têm tempo para pensar profundamente sobre sua vida e o que estão aprendendo, o Espírito Santo pode revelar verdades pessoais e importantes para eles. Peça aos alunos que reflitam sobre como estão convidando a luz e o poder de Jesus Cristo para sua vida.

Preparação do aluno: Peça aos alunos que reflitam sobre as maneiras como Jesus Cristo é luz (ver João 8:12).

Possíveis atividades de aprendizado

Escuridão e luz

Ajude os alunos a começar a pensar sobre luz e escuridão. Você pode usar lanternas ou celulares para demonstrar como ligar a luz pode remover a escuridão de uma sala. Você pode escrever as observações dos alunos no quadro e vincular as ideias deles mais tarde na lição, quando identificarem os princípios sobre Jesus Cristo.

Pense em uma ocasião em que você esteve em um lugar escuro, com pouca ou nenhuma luz. Consegue se lembrar de como foi desafiador não ser capaz de enxergar bem?

  • Além de estar em uma sala escura, quais são algumas outras maneiras que podemos vivenciar escuridão em nossa vida? Quais são alguns sentimentos que você talvez associe com a escuridão?

Ao longo da lição, os alunos devem entender que nem toda escuridão é resultado de escolhas erradas, mas que ela pode ser removida ao exercer fé em Jesus Cristo.

Pense em sua vida e em qualquer escuridão que você talvez esteja enfrentando. Ao estudar hoje, identifique o que você pode fazer para encher sua vida de luz a fim de ajudar a remover a escuridão.

O ministério de Néfi e Leí

Os filhos de Helamã, Néfi e Leí, pregaram o evangelho de Jesus Cristo. Eles ensinaram a muitos nefitas que haviam se afastado e se unido aos lamanitas. Esses nefitas se arrependeram e procuraram reparar os danos que tinham feito. Néfi e Leí pregaram com grande poder, e oito mil lamanitas decidiram se arrepender e ser batizados (ver Helamã 4:4; 5:14–19).

Leia Helamã 5:20–22 e identifique como o sucesso deles foi interrompido.

Sempre que enfrentamos oposição ou passamos por provações, consideramos esses momentos os mais sombrios em nossa vida. Podemos até questionar por que Deus permite que essas coisas aconteçam. No entanto, se prestarmos muita atenção, vamos perceber que Deus está sempre cuidando da nossa vida e quer nos abençoar.

Para ajudar os alunos a se envolverem ativamente no aprendizado, divida a classe em duplas para ler os versículos a seguir. Um aluno pode procurar evidências de Deus na vida de Néfi e Leí (ver Helamã 5:23–26). O outro poderia ler sobre Deus estendendo a mão aos lamanitas (ver Helamã 5:28–33).

Leia Helamã 5:23–33 e identifique o que Deus fez e disse. Se o áudio de Helamã 5 estiver disponível, você pode ouvir e acompanhar a leitura. Certifique-se de pausar e voltar, conforme necessário.

  • O que você aprendeu sobre Deus nesses versículos? Que sentimentos você tem em relação a Ele por causa do que aprendeu?

    Peça aos alunos que façam uma lista no quadro sobre o que encontraram. Debata como Deus nos ajuda e nos abençoa ativamente.

  • Como o convite de Deus nos versículos 29 e 32 pode ajudá-lo a enxergar Seu amor por todos?

Você pode sublinhar as palavras em Helamã 5:29, 32 que incluem o convite de Deus.

Os que estavam na prisão foram cobertos pela escuridão. Eles não sabiam o que fazer e, devido ao medo, não podiam se mover (ver Helamã 5:34, 40).

Leia Helamã 5:35–41 para ver como um homem chamado Aminadabe os ajudou a entender como se livrar da escuridão.

  • Que verdade podemos aprender com o que Aminadabe disse no versículo 41?

Um princípio que podemos aprender é que Jesus Cristo pode remover a escuridão de nossa vida quando exercemos fé Nele e nos arrependemos.

Vale a pena debater com mais detalhes o que Aminadabe disse no versículo 41. Pode ser proveitoso para os alunos debater por que Aminadabe disse “deveis arrepender-vos” e por que ele os instruiu a orar a Deus até que tivessem fé em Jesus Cristo.

Você pode ajudar os alunos a fazer uma comparação entre ligar uma lanterna ou acender um interruptor de luz e exercer fé em Jesus Cristo e se arrepender.

  • Como você acha que ter fé em Jesus Cristo e se arrepender pode ajudar a remover a escuridão?

O élder Robert D. Hales (1932–2017), do Quórum dos Doze Apóstolos, compartilhou maneiras específicas pelas quais podemos convidar a luz do Senhor para nossa vida.

[A luz de Jesus Cristo] formará um escudo de proteção separando-nos das trevas do adversário, se formos dignos de merecê-la. Vocês precisam dessa luz. Nós precisamos dessa luz. Estudem cuidadosamente as escrituras e o livreto Para o Vigor da Juventude e ouçam os ensinamentos de seus pais e líderes. Então, pela obediência a seus sábios conselhos, aprendam a desfrutar a luz protetora do evangelho em sua vida.

Vocês podem se perguntar: “Como posso fazer isso?” Só há uma maneira: você deve aprender a gerar essa luz a cada dia, crendo em Jesus Cristo e seguindo Seus mandamentos. (Robert D. Hales, “Sair da escuridão para Sua maravilhosa luz”, A Liahona, julho de 2002, p. 78)

  • O que você sabe sobre Jesus Cristo que o ajuda a entender que Ele pode nos proteger da escuridão ou removê-la de nossa vida?

Convide os alunos a refletir sobre o título de Jesus Cristo, “Luz do Mundo”, e como esse título pode aumentar seu entendimento. (Ver Doutrina e Convênios 88:6–13.)

Depois escreva a seguinte frase no quadro.

  • Bênçãos por exercer fé em Jesus Cristo e se arrepender

Leia Helamã 5:42–49 e faça uma lista das bênçãos que as pessoas receberam quando se arrependeram e exerceram fé em Jesus Cristo. Marque as bênçãos que você sente que as pessoas de hoje mais precisam.

Peça aos alunos que formem pequenos grupos e debatam as bênçãos que identificaram. Eles também podem trabalhar juntos em cada uma das instruções abaixo.

Escolha uma bênção que você acha importante e use-a para explicar brevemente por que você incentivaria alguém a exercer fé em Jesus Cristo.

Escolha uma bênção que você sente que recebeu por exercer fé em Jesus Cristo. Explique brevemente por que isso é significativo para você.

Com base no que aprendeu e sentiu hoje, pondere sobre o que você pode fazer para confiar em Jesus Cristo e receber Suas bênçãos. Assuma um compromisso e estabeleça ou ajuste uma meta para ajudá-lo a cumpri-la.

Incentive os alunos a agir com fé de acordo com o que aprenderam hoje. Preste testemunho da capacidade e do desejo do Senhor de abençoá-los com Sua luz.