Seminário
Alma 34:1–17: A Expiação infinita e eterna de Jesus Cristo


“Alma 34:1–17: A Expiação infinita e eterna de Jesus Cristo”, O Livro de Mórmon — Manual do Professor, 2024

“Alma 34:1–17”, O Livro de Mórmon — Manual do Professor

Alma 34:1–17

A Expiação infinita e eterna de Jesus Cristo

Imagem
Jesus Cristo orando no Jardim do Getsêmani

Você já pensou em como seria sua vida sem Jesus Cristo e sem Sua Expiação? Amuleque ensinou aos zoramitas que todas as pessoas são obstinadas, decaídas e perdidas sem o sacrifício infinito e eterno do Filho de Deus. Esta lição tem como objetivo ajudá-lo a entender como Jesus Cristo pode abençoá-lo com Seu sacrifício expiatório infinito e eterno.

Estabeleça expectativas elevadas. Quando os alunos sabem que você tem expectativas elevadas para eles como estudantes, eles geralmente se esforçam para atender a essas expectativas. Alguns alunos podem ocasionalmente se distrair com um colega ou com um dispositivo eletrônico. Providencie regularmente uma correção gentil e amorosa quando ocorrerem esses ou outros comportamentos que tiram a atenção. Isso pode ajudar toda a classe a entender suas expectativas e proporcionar mais oportunidades para que os alunos tenham experiências significativas.

Preparação do aluno: Peça aos alunos que encontrem e estudem escrituras que os ajudem a entender melhor a Expiação de Jesus Cristo. O Guia para Estudo das Escrituras e outros recursos podem ser úteis.

Possíveis atividades de aprendizado

Como a vida seria diferente?

Mostre as perguntas incompletas a seguir. Peça aos alunos que deem exemplos de como sua vida poderia ser diferente sem algumas das pessoas ou coisas nas quais mais confiam. Para ajudar os alunos a pensar em exemplos, traga alguns objetos ou gravuras de itens de valor para você.

De que maneira minha vida seria diferente sem…?

Pense em algumas maneiras de responder a essa pergunta em relação às pessoas ou coisas nas quais confia. Por exemplo, pense em como sua vida seria diferente sem uma pessoa em particular, algumas das tecnologias ou ferramentas que você geralmente usa ou uma atividade que você gosta.

Depois que os alunos derem algumas respostas, mostre a seguinte imagem e ajuste a declaração anterior para dizer: Como a vida seria diferente sem Jesus Cristo e Sua Expiação?

Imagem
Cristo orando no Getsêmani

Peça aos alunos que reflitam sobre como responderiam a essa pergunta e façam uma lista no diário de estudo de como a vida deles seria diferente sem Jesus Cristo e Sua Expiação. Eles terão a oportunidade de dar suas respostas para essa pergunta mais tarde na lição.

Amuleque testifica aos zoramitas sobre Jesus Cristo

Você deve se lembrar de que Alma e Amuleque pregaram entre os zoramitas, que acreditavam que não haveria Cristo (ver Alma 31:16). Depois que Alma terminou suas mensagens registradas em Alma 32–33, Amuleque prestou seu próprio testemunho do Salvador.

Leia Alma 34:1–10 e identifique o que Amuleque disse sobre Jesus Cristo e Sua Expiação.

Alma 34:9–10 é uma passagem de domínio doutrinário. Marque as passagens de domínio doutrinário de modo diferente para conseguir localizá-las facilmente no futuro. Na próxima aula, você terá a oportunidade de aplicar a doutrina ensinada nessa passagem a uma pergunta ou situação.

  • Que palavras ou frases sobre Jesus Cristo e Sua Expiação você achou especialmente significativas? Por quê?

  • O que você aprendeu com esses versículos sobre por que precisamos que Jesus Cristo expiasse por nós?

  • De que maneira você resumiria os ensinamentos de Alma 34:8–10 como uma declaração de verdade?

Você deve ter identificado uma verdade semelhante a seguinte: Sem a Expiação infinita e eterna de Jesus Cristo, toda a humanidade estaria perdida para sempre.

  • Por que todas as pessoas inevitavelmente pereceriam ou se perderiam para sempre sem Jesus Cristo e Sua Expiação?

Peça aos alunos que pensem de que maneira ficariam perdidos sem Jesus Cristo e Sua Expiação. Uma maneira de fazer isso seria pedir que estudem 2 Néfi 9:6–12 e identifiquem ensinamentos que descrevam por que precisamos de um Salvador.

Infinito e eterno

Marque as palavras “infinito e eterno” no final do versículo 10 e copie o diagrama a seguir em seu diário de estudo:

Seria bom desenhar esse diagrama no quadro para que os alunos copiem.

Imagem
as palavras “a Expiação de Jesus Cristo” ao lado de uma seta apontando para as palavras “infinita e eterna”
  • O que você acha que significa dizer que a Expiação de Jesus Cristo é infinita e eterna?

O presidente Russell M. Nelson disse o seguinte:

A Expiação Dele é infinita — não tem um fim. Foi também infinita no sentido de que toda a humanidade seria salva da morte sem fim. Foi infinita em termos de Seu imenso sofrimento. (…) Foi infinita em abrangência — era para ser realizada de uma vez só por todos. E a misericórdia da Expiação se estende não apenas a um número infinito de pessoas, mas também a um número infinito de mundos criados por Ele. Foi infinita além de qualquer escala humana de medida ou mesmo da compreensão humana. (Russell M. Nelson, “A Expiação”, A Liahona, janeiro de 1997, p. 37)

  • O que essa declaração ajudou você a aprender ou sentir sobre Jesus Cristo e Seu sacrifício expiatório?

Como isso se relaciona a você?

Como parte da explicação a seguir, pode ser útil mostrar a declaração do élder Michael John U. Teh, dos setenta, que se encontra na seção “Comentários e informações históricas”.

Embora o Salvador possa abençoar um número infinito de pessoas por meio de Sua Expiação, Ele também pode abençoar você pessoalmente. Atualize o diagrama em seu diário de estudo para se parecer com o seguinte:

Imagem
as palavras “a Expiação de Jesus Cristo” ao lado de uma seta apontando para as palavras “infinita e eterna” e uma seta apontando para a palavra “pessoal”

A atividade a seguir pode ajudar os alunos a entender melhor como o Salvador pode abençoá-los pessoalmente por causa de Sua Expiação. Mostre ou imprima os recursos a seguir e dê tempo para que os alunos estudem sozinhos ou em grupos. Peça-lhes que identifiquem palavras ou frases desses recursos que descrevam como Jesus Cristo pode abençoá-los pessoalmente por meio de Sua Expiação.

Além das escrituras e declarações da lista, os alunos podem encontrar escrituras diferentes ou outras declarações dos líderes da Igreja.

O presidente Tad R. Callister, ex-presidente geral da Escola Dominical, ensinou:

Às vezes me encontro com bons santos que têm dificuldade para se perdoar, os quais inocente, mas incorretamente, estabelecem limites quanto aos poderes redentores do Salvador. Involuntariamente, eles convertem uma Expiação infinita em uma Expiação finita, que, de alguma maneira, é insuficiente para seus pecados e para suas fraquezas. Mas ela é infinita, pois engloba e abrange todos os pecados e todas as fraquezas, assim como todos os maus-tratos ou todas as dores causadas por outras pessoas. (Tad R. Callister, “A Expiação de Jesus Cristo”, Liahona, maio de 2019, p. 86)

Debata com os alunos o que aprenderam e sentiram em seus estudos. Peça a eles que compartilhem palavras ou frases específicas que encontraram que descrevem como Jesus Cristo pode abençoá-los pessoalmente com Sua Expiação. Por exemplo, os alunos podem explicar frases como “ele trará salvação a todos os que acreditarem em seu nome” (Alma 34:15); “Deus (…) prepara um caminho para nossa fuga [da] (…) morte e [do] inferno” (2 Néfi 9:10); ou “Eu, o Senhor (…) não mais me lembro [dos pecados]” (Doutrina e Convênios 58:42).

Depois desse debate, peça aos alunos que consultem a lista que criaram no diário de estudo sobre como seria a vida deles sem Jesus Cristo e Sua Expiação. Os alunos podem atualizar suas listas com base no que aprenderam. Peça-lhes que mostrem sua lista a um colega ou para toda a classe. Pergunte a eles o que acrescentaram à lista por causa do que aprenderam hoje. Os alunos também poderiam falar sobre algo que já haviam incluído na lista que significa muito para eles por causa do que aprenderam e depois peça que expliquem o porquê.

Preste testemunho das verdades que debateram. Incentive os alunos a seguir a inspiração que receberam durante a aula.