Seminário
Alma 24: “[Enterraremos nossas armas] nas profundidades da terra”


“Alma 24: ‘[Enterraremos nossas armas] nas profundidades da terra’”, O Livro de Mórmon — Manual do Professor, 2024

“Alma 24”, O Livro de Mórmon — Manual do Professor

Alma 24

“[Enterraremos nossas armas] nas profundidades da terra”

Imagem
Ânti-néfi-leítas enterrando suas armas

Às vezes, nós nos deparamos cedendo ao mesmo pecado e desenvolvendo um mau hábito ou até mesmo um vício. Vencer esses pecados pode ser muito difícil. Muitos dos ânti-néfi-leítas haviam desenvolvido práticas pecaminosas antes de sua conversão ao Senhor. Quando sentiram o perdão do Salvador, foram inspirados a não voltar a cometer esses pecados. Esta lição pode ajudá-lo a vencer o pecado e os maus hábitos com a ajuda do Salvador.

Ajudar os alunos a buscar a conversão. A conversão é mais do que uma mudança de comportamento; é uma mudança de coração trazida pelo Espírito Santo. À medida que os alunos aprenderem e agirem corretamente e com retidão, incentive-os a orar ao Pai Celestial pedindo Sua orientação por meio do Espírito.

Preparação do aluno: Peça aos alunos que leiam Alma 24:7–16 e venham preparados para dizer o que aprenderam com os ânti-néfi-leítas sobre o Salvador, o arrependimento e o perdão.

Possíveis atividades de aprendizado

Vencer o pecado com a ajuda do Salvador

Observe que esta lição foi planejada para ser ensinada após a lição sobre Alma 23.

Leia a situação a seguir:

Samanta tem lutado contra um pecado específico por anos. Ao se tornar mais convertida ao Senhor, ela fez grandes esforços para se arrepender e se achegar ao Salvador a fim de obter forças para vencer seu problema. Ela sentiu o perdão e o amor do Senhor. No entanto, nos momentos de fraqueza, às vezes ela volta a cometer esse pecado.

  • Como Samanta talvez se sinta nessa situação?

Quando os alunos têm oportunidades de fazer uma autoavaliação, isso pode ajudá-los a se sentirem mais engajados na lição e ávidos por aprender o que ainda não sabem. Uma maneira de ajudar os alunos a fazer isso é pedir que reflitam em silêncio sobre o seguinte:

Pondere sobre como você acha que poderia ajudar Samanta e o que ainda precisa saber e entender para ajudá-la melhor. Pense também em problemas que você acha que o Senhor poderia ajudá-lo a resolver. Ao estudar, procure verdades que, quando aplicadas, poderiam levar o Salvador a ajudar Samanta e você a vencer o pecado.

O povo ânti-néfi-leíta

O povo ânti-néfi-leíta eram lamanitas que haviam usado suas espadas para matar outras pessoas. Contudo, depois que foram “convertidos ao Senhor”, “depuseram as armas de sua rebelião” (Alma 23:6–7).

Leia Alma 24:1–4 para ver como alguns dos outros lamanitas reagiram.  

  • Se você fosse um dos ânti-néfi-leítas, quais seriam seus pensamentos e sentimentos nesse momento? Por quê?

Amon e seus irmãos realizaram um conselho com o rei Lamôni e seu irmão, o rei do povo que se chamava Ânti-Néfi-Leí (ver Alma 24:5). Depois, o rei falou a seu povo.

Se você acha que isso poderia aumentar o espírito na classe, peça a um aluno que leia respeitosamente os seguintes versículos como se ele fosse o líder dos ânti-néfi-leítas. Peça aos alunos que imaginem ouvir esse discurso como um dos ânti-néfi-leítas e ponderem sobre os pensamentos e sentimentos que podem ter tido.

Leia o discurso do rei em Alma 24:7–16. Procure e marque palavras ou frases que descrevam o seguinte:

  1. O que Deus tinha feito por essas pessoas

  2. O que o povo tinha feito para se arrepender

  3. O que o rei os aconselhou a fazer para abandonar seus pecados

Lembre os alunos da preparação para a aula. Debata as palavras e frases que os alunos marcaram na atividade anterior. Peça aos alunos que expliquem o que as palavras e frases significam e peça à classe que trabalhe em conjunto para entender melhor. Saliente frases que parecem importantes e converse sobre elas também.

  • Que pensamentos e sentimentos você teria se estivesse ouvindo esse discurso? Por quê?

  • Que palavras ou frases teriam motivado você a se esforçar para nunca mais voltar a cometer seus pecados?

Enterrar suas armas de guerra

Imagem
Ânti-néfi-leítas enterrando suas armas

Leia Alma 24:17–19 e marque como as pessoas reagiram depois desse discurso e por que reagiram assim.

  • Como você acha que a experiência dos ânti-néfi-leítas pode se aplicar a nós?

Uma verdade que podemos identificar nesse relato é que nosso amor a Jesus Cristo e nosso compromisso com Ele podem nos ajudar a abandonar nossos pecados.

Reserve um momento para ponderar por que esse princípio é verdadeiro.

  • Ao procurar abandonar o pecado, por que se lembrar do amor do Pai Celestial e de Jesus Cristo e do que Eles fizeram por nós pode ajudar? (Pode ser útil ponderar frases como “por haver-nos perdoado” ([Alma 24:10], “o grande Deus teve misericórdia de nós” [Alma 24:14] e “ama a nossa alma” [Alma 24:14].)

  • Como enterrar suas espadas “profundamente na terra” (Alma 24:17) ajudou essas pessoas a abandonar seus pecados?

Observe as seguintes frases no versículo 18 (grifo do autor):

  • “Antes de derramar o sangue de seus irmãos, sacrificariam a própria vida”.

  • “Ao invés de tirar de um irmão, lhe dariam”.

  • “Ao invés de passar os dias em ociosidade, trabalhariam muito com as próprias mãos”.

Em essência, os ânti-néfi-leítas não apenas enterraram suas armas de guerra; eles também compensaram seus pecados anteriores com ações positivas.

  • Como fazer isso pode nos ajudar a abandonar o pecado?

  • De que modo podemos fazer isso hoje?

Para ver um exemplo, assista ao vídeo “O Poder do Livro de Mórmon na Conversão” de 6:11 a 8:12, disponível em ChurchofJesusChrist.org.

O compromisso do povo ânti-néfi-leíta

Leia Alma 24:20–27 para ver como os ânti-néfi-leítas viveram seu compromisso de abandonar o pecado. Enquanto lê, imagine estar lá. Pondere sobre o que teria visto, os sons e os sentimentos que você poderia ter tido ao se curvar em oração, sabendo que não tinha nada com que se defender e que estava completamente nas mãos do Senhor.

  • O que chama sua atenção a respeito do compromisso deles?

O élder Dale G. Renlund, do Quórum dos Doze Apóstolos, descreveu como os sacrifícios dos ânti-néfi-leítas podem se aplicar a nós hoje em dia.

Enterrem completamente suas armas de rebelião de modo que os cabos não fiquem para fora. Graças à Expiação de Jesus Cristo, fazer convênios com a real intenção de honrá-los seriamente abençoará sua vida para sempre. Vocês se tornarão mais semelhantes ao Salvador à medida que se lembrarem sempre Dele, O seguirem e O adorarem. Testifico que Ele é o firme alicerce. Ele é confiável e Suas promessas são seguras. (Dale G. Renlund, “Um compromisso inabalável com Jesus Cristo”, Liahona, novembro de 2019, p. 25)

O élder Renlund também compartilhou um exemplo extraordinário do compromisso dos santos do Congo. Pode ser uma boa ideia mostrar aos alunos o vídeo “Um Compromisso Inabalável com Jesus Cristo” de 0:00 a 1:39, disponível em ChurchofJesusChrist.org.

Como abandonar o pecado

Peça aos alunos que façam a seguinte atividade em pequenos grupos para que possam aplicar o que aprenderam a uma situação da vida real.

Relembre a situação da Samanta no início da aula. Explique como você recomendaria que ela aplicasse os princípios que estudou hoje. Inclua o seguinte:

  • maneiras pelas quais Samanta pode se lembrar do amor do Senhor por ela;

  • coisas específicas que ela pode fazer para evitar cair em seus pecados anteriores.

Convide alguns alunos para compartilhar suas ideias. Enquanto os alunos ouvem uns aos outros, peça-lhes que ponderem como implementar esses planos pode ajudá-los a vencer seus pecados.

Abandonar os pecados

Em seu diário de estudo, escreva como você pode aplicar o que aprendeu hoje a sua própria vida. Escreva passos que você pode dar para se lembrar do amor do Senhor. Inclua passos práticos para abandonar o pecado e evitar voltar a cometê-lo.

Ao se esforçar para seguir seu plano, confie que o Salvador o ama e vai ajudá-lo ao se esforçar para evitar as circunstâncias que podem levá-lo a pecar.

Preste testemunho do amor do Senhor por todos os alunos individualmente e que Ele vai ajudá-los ao se esforçarem para ser mais semelhantes a Ele, mesmo quando falham nessa tentativa.