Seminário
Éter 12:1–22: Receber um testemunho da verdade


“Éter 12:1–22: Receber um testemunho da verdade”, O Livro de Mórmon — Manual do Aluno, 2024

“Éter 12:1–22”, O Livro de Mórmon — Manual do Aluno

Éter 12:1–22

Receber um testemunho da verdade

Imagem
moça estudando o evangelho

O que o ajudou em seus esforços para aprender verdades espirituais? Depois de relatar muitos anos da história dos jareditas, Morôni incluiu o relato do ministério do profeta Éter. Morôni então compartilhou algumas das bênçãos que advêm de exercer fé em Jesus Cristo, inclusive como a prova de nossa fé pode nos ajudar a receber um testemunho da verdade. Esta lição tem como objetivo ajudá-lo a exercer fé para receber um testemunho espiritual da verdade.

“Como você sabe?”

A irmã Rebecca L. Craven, segunda conselheira na presidência geral das Moças, compartilhou a seguinte experiência que teve ao falar com uma moça:

Imagem
Irmã Rebecca L. Craven

Tive uma linda experiência com uma adorável jovem que me fez uma pergunta sincera: “Irmã Craven, como você sabe se alguma coisa relacionada à Igreja é verdadeira? Eu não sinto nada”.

Antes de ir logo respondendo, primeiro fiz algumas perguntas. “Conte para mim como é o seu estudo das escrituras.”

Ela respondeu: “Eu não leio as escrituras”.

Perguntei: “E com a sua família? Vocês estudam o Vem, e Segue-Me juntos?”

Ela disse: “Não”.

Perguntei sobre suas orações: “O que você sente quando ora?”

“Eu não oro”, ela respondeu. (Rebecca L. Craven, “Fazer o que mais importa”, Liahona, maio de 2022, p. 62)

  • Com base em suas experiências, o que você poderia dizer para ajudar essa moça?

Pense em verdades espirituais sobre as quais gostaria de receber um testemunho espiritual ou um testemunho mais forte. Você pode escrevê-las em seu diário de estudo. Ao estudar hoje, procure ensinamentos que podem ajudá-lo a obter um testemunho espiritual ou fortalecê-lo.

“A prova de vossa fé”

Enquanto Morôni continuava a resumir o registro dos jareditas, ele incluiu o ministério do profeta Éter. Apesar de nascer em cativeiro e viver entre pessoas que rejeitaram os profetas (ver Éter 11:20–23), Éter viveu uma vida justa e foi chamado por Deus para ser um profeta.

Leia Éter 12:2–5 e identifique qual foi a resposta dos jareditas à pregação de Éter.

  • Por que o povo se recusou a acreditar nas palavras de Éter?

Leia Éter 12:6 e identifique o que Morôni ensinou sobre como obtemos um testemunho espiritual da verdade.

Éter 12:6 é uma passagem de domínio doutrinário. Você pode marcar as passagens de domínio doutrinário de modo diferente para conseguir localizá-las facilmente no futuro. Você terá a oportunidade de praticar como aplicar a doutrina ensinada nessa passagem a uma pergunta ou situação na próxima aula.

O élder Richard G. Scott (1928–2015), do Quórum dos Doze Apóstolos, compartilhou um significado da expressão prova de vossa fé:

Imagem
Élder Richard G. Scott

Você pode aprender a utilizar a fé de modo mais eficaz colocando em prática este princípio ensinado por Morôni: “Fé são coisas que se esperam, mas não se veem; portanto, não disputeis porque não vedes, porque não recebeis testemunho senão depois da prova de vossa fé” [Éter 12:6; grifo do autor]. Portanto, toda vez que você provar sua fé, ou seja, agir retamente seguindo uma inspiração, você receberá a evidência confirmadora do Espírito. Esses sentimentos fortificarão sua fé. À medida que você for repetindo esse padrão, sua fé se tornará mais forte. (Richard G. Scott, “O poder alentador da fé nos momentos de incerteza e provação”, A Liahona, maio de 2003, pp. 76–77)

  • O que você aprendeu em Éter 12:6 e nessa declaração que poderia ajudar alguém que deseja obter um testemunho espiritual ou mais forte da verdade?

Uma verdade que podemos aprender em Éter 12:6 é que, se desejarmos um testemunho espiritual, precisamos primeiro exercer fé em Jesus Cristo e em Seu evangelho.

A irmã Rebecca L. Craven contou como respondeu à moça com quem falou:

Imagem
Irmã Rebecca L. Craven

Minha resposta foi simples: “Se você quiser saber alguma coisa, precisa fazer alguma coisa”.

Não é assim quando queremos aprender ou conhecer algo? Convidei minha nova amiga a começar a praticar o evangelho de Jesus Cristo: orando, servindo aos outros e confiando no Senhor. Não vamos nos converter se não fizermos nada. A conversão é alcançada pelo poder do Espírito Santo quando conscientemente fazemos um esforço, pedindo, buscando e batendo. Ela vem quando agimos. (Rebecca L. Craven, “Fazer o que mais importa”, Liahona, maio de 2022, p. 62)

Imagem
ícone, anotar
  1. Responda às perguntas a seguir:

    • Em sua opinião, por que exercer fé em Jesus Cristo por meio de nossas ações é um aspecto essencial para recebermos um testemunho espiritual Dele e de Seu evangelho?

    • Como viver o evangelho do Salvador influencia nossos sentimentos por Ele?

Exemplos de fé

Pense em experiências nas quais você ou outras pessoas receberam um testemunho espiritual como resultado de viver o evangelho do Salvador e exercer fé Nele.

Para ver um exemplo de alguém que foi fortalecido como resultado de ter exercido fé no Salvador, assista ao vídeo “Fé Pura e Simples” (5:21), disponível em ChurchofJesusChrist.org.

Ao continuar seu discurso, Morôni compartilhou muitos exemplos de pessoas que foram abençoadas ao exercerem fé em Jesus Cristo.

Leia Éter 12:7–22 e identifique como o Senhor abençoou aquelas pessoas que exerceram fé Nele. Marque quaisquer exemplos que chamem sua atenção.

Imagem
ícone, anotar
  1. Responda a pelo menos uma das perguntas a seguir:

    • Qual desses exemplos de fé mais o impressionou? Por quê?

    • Como um ou mais exemplos que você estudou podem ajudá-lo em suas circunstâncias pessoais?

Pense em como você pode aplicar o que aprendeu hoje à sua vida. Registre duas ou três ações que você pode realizar para exercer fé em Jesus Cristo e receber ou fortalecer seu testemunho do evangelho do Salvador.