Seminário
Éter 4–5: “Esclarecendo-lhes todas as minhas revelações”


“Éter 4–5: ‘Esclarecendo-lhes todas as minhas revelações’”, O Livro de Mórmon — Manual do Aluno, 2024

“Éter 4–5”, O Livro de Mórmon — Manual do Aluno

Éter 4–5

“Esclarecendo-lhes todas as minhas revelações”

Imagem
as placas de ouro

Você se sente pronto para aprender mais com o Senhor? Se não, o que você pode fazer? O Senhor ordenou que Morôni selasse o registro da visão do irmão de Jarede e explicou a ele que aqueles escritos seriam revelados quando o povo tivesse fé semelhante a do irmão de Jarede. Esta lição tem como objetivo ajudá-lo a entender o que você pode fazer para obter mais revelação.

Quando estivermos prontos

Pense em um objeto que seja especialmente valioso para você ou sua família.

  • Embora ame compartilhar esse objeto com outras pessoas, por que, quando você o empresta a uma criança pequena, você é muito cuidadoso?

  • O que a criança precisaria aprender antes de você deixar esse objeto com ela?

Da mesma forma, o Senhor ama revelar verdades a nós, mas Ele espera até que estejamos prontos para recebê-las (ver Alma 12:9–11).

A parte selada do Livro de Mórmon

A parte selada do Livro de Mórmon é um exemplo de que o Senhor espera para revelar a verdade até que estejamos prontos. Joseph Smith foi ordenado que não abrisse nem traduzisse essa parte (ver Éter 5:1). Ela contém um registro da visão dada ao irmão de Jarede.

Para ajudá-lo a aprender sobre a parte selada do Livro de Mórmon, use as escrituras relacionadas entre parênteses a fim de responder às seguintes perguntas verdadeiras ou falsas.

  1. O Salvador Se mostrou ao irmão de Jarede e ministrou a ele (Éter 3:20).

  2. O Senhor mostrou ao irmão de Jarede todos os habitantes da Terra, do passado e do futuro, não retendo nada dele (Éter 3:25; 4:4).

  3. O Senhor ordenou ao irmão de Jarede que registrasse as coisas que ele aprendeu e que selasse o registro. Era uma língua que o Senhor havia confundido e não podia ser lida sem intérpretes divinos (Éter 3:21–22, 24, 27; 4:1).

  4. O Senhor deu ao irmão de Jarede três pedras que poderiam ser usadas para traduzir o registro (Éter 3:23–24, 28).

  5. Ninguém leu o registro do irmão de Jarede (Éter 4:2–5).

As respostas certas estão no final da lição.

Obter mais revelação

Por meio de Morôni, o Senhor revelou o que precisamos fazer para nos achegarmos a Ele e para nos prepararmos a fim de receber mais revelação contida na parte selada do Livro de Mórmon.

Leia cuidadosamente Éter 4:5–15 e identifique maneiras de completar a seguinte verdade. A expressão “estas coisas” nos versículos 8 e 11 refere-se ao Livro de Mórmon. Um véu, como no exemplo dado no versículo 15, é uma cortina ou um pedaço de pano que é usado para cobrir ou esconder algo.

  • O Senhor nos abençoará com mais revelação ao…

As seguir estão algumas frases que você pode ter usado para completar a verdade anterior. Você pode marcá-las em suas escrituras ou anotá-las em seu diário de estudo.

  • “arrependerem (…) e tornarem-se limpos perante o Senhor” (Éter 4:6)

  • “exercerem fé” (ver Éter 4:7)

  • “crê nestas coisas” (referindo-se ao que o Senhor já revelou, especialmente o Livro de Mórmon) (Éter 4:8, 11)

  • vir ao Salvador (ver Éter 4:13–15)

  • orar “com coração quebrantado e espírito contrito” (Éter 4:15)

Se isso o ajudar a entender melhor qualquer uma dessas frases, procure palavras-chave no Guia para Estudo das Escrituras ou no aplicativo Biblioteca do Evangelho. Por exemplo, pode ser útil procurar “coração quebrantado” no Guia para Estudo das Escrituras.

Imagem
ícone, anotar
  1. Para ajudar os alunos a entender e sentir a importância dessas ações, faça pelo menos uma das coisas a seguir:

    1. Pense em um exemplo das escrituras ou dos dias atuais de alguém fazendo uma ou mais dessas ações. Escreva como essas ações levaram à ajuda e revelação do Senhor.

    2. Pense em uma ocasião na qual fazer uma ou mais dessas ações levou a uma resposta ou orientação do Senhor em sua vida. (Como, por exemplo, ponderar sobre o que você aprendeu e acredita por meio de seu estudo até agora no Livro de Mórmon e como isso levou à revelação em sua vida.)

  1. Responda às perguntas a seguir:

    • Por que você acha que o Senhor nos abençoará com mais revelação ao vivermos da maneira que Ele descreveu nos versículos 5–15?

    • Por que deixar de nos tornar o tipo de pessoas descritas pelo Senhor nos torna despreparados para mais revelações?

    • O que isso ensina sobre o Senhor e o tipo de pessoas que Ele quer que nos tornemos?

O Senhor revelará a parte selada do Livro de Mórmon em Seu “devido tempo” (2 Néfi 27:21), quando exercermos a mesma fé que o irmão de Jarede (ver Éter 4:7). Da mesma forma, pode haver mais revelação que o Senhor está esperando para lhe dar. Para concluir essa aula, faça o seguinte:

  • Examine a descrição daqueles que exerceram fé e são santificados nesses versículos, pondere sobre de que forma você é semelhante a eles e o que você precisa melhorar.

  • Pondere e ore para saber o que o Senhor deseja que você faça para receber mais revelação Dele. Escreva em seu diário de estudo seus pensamentos e sentimentos.

Respostas para o teste de verdadeiro ou falso: As três primeiras respostas são verdadeiras, enquanto as duas últimas são falsas.