Seminário
3 Néfi 27, parte 2: Tornar-se santificado por meio de Jesus Cristo


“3 Néfi 27, parte 2: Tornar-se santificado por meio de Jesus Cristo”, O Livro de Mórmon — Manual do Aluno, 2024

“3 Néfi 27, parte 2”, O Livro de Mórmon — Manual do Aluno

3 Néfi 27, parte 2

Tornar-se santificado por meio de Jesus Cristo

Imagem
criança feliz sendo batizada

Há ocasiões em que você quis ser mais espiritualmente limpo? Quando Jesus Cristo ensinou Seus discípulos na América antiga, Ele explicou as bênçãos importantes que estão disponíveis para aqueles que seguem Seu evangelho, inclusive a santificação por meio do Espírito Santo. Esta lição pode ajudá-lo a entender como receber o poder santificador do Salvador ao se esforçar para viver Seu evangelho.

Impuro

O élder Allen D. Haynie, dos setenta, compartilhou a seguinte história de sua infância.

Quando eu tinha 9 anos de idade, minha avó materna, com os cabelos brancos e um metro e meio de altura, veio para nossa casa passar algumas semanas conosco. Certa tarde, enquanto ela estava lá, meus dois irmãos mais velhos e eu decidimos cavar um buraco em um campo do outro lado da rua de nossa casa. Não sei por que fizemos aquilo. Às vezes, meninos cavam buracos. Ficamos um pouco sujos, mas nada que nos traria muitos problemas. Outros meninos da vizinhança viram como era emocionante cavar um buraco e começaram a ajudar. Então todos nós nos sujamos ainda mais. O solo era duro, assim, arrastamos uma mangueira e colocamos um pouco de água no fundo do buraco a fim de amolecer a terra. Nós nos sujamos com um pouco de lama ao cavar, mas o buraco, de fato, ficou mais fundo.

Alguém do grupo decidiu que deveríamos transformar nosso buraco em uma piscina, então enchemos o buraco com água. Sendo o mais jovem e querendo me sentir parte do grupo, fui convencido a pular no buraco para testá-lo. Dessa vez eu realmente me sujei. Não comecei a brincadeira planejando ficar coberto de lama, mas foi como fiquei no final.

Quando começou a esfriar, atravessei a rua com a intenção de entrar em casa. Minha avó me viu na porta da frente e recusou-se a deixar-me entrar. Ela disse que, se me deixasse entrar, eu iria sujar de lama a casa que ela havia acabado de limpar. Então fiz o que qualquer criança de 9 anos faria nessa situação e corri até a porta dos fundos, mas ela foi mais rápida do que eu esperava. Fiquei furioso, bati o pé e exigi entrar em casa, mas a porta continuou fechada.

Eu estava molhado, cheio de lama, com frio e, em minha imaginação de criança, pensei que morreria no meu próprio quintal. Por fim, perguntei à minha avó o que precisava fazer para entrar em casa. Antes que me desse conta, eu estava de pé no quintal enquanto minha avó me lavava com uma mangueira. Após o que pareceu ser uma eternidade, minha avó declarou que eu estava limpo e deixou que eu entrasse em casa. Estava quente dentro de casa e eu pude vestir roupas secas e limpas. (Allen D. Haynie, “Lembrar-nos Daquele em Quem confiamos”, A Liahona, novembro de 2015, p. 121)

  • Que comparações espirituais você pode fazer entre a história do élder Haynie e nossa vida?

Em 3 Néfi 27, como parte do discurso do Salvador a Seus discípulos nefitas sobre Seu evangelho, Ele ensinou sobre as consequências do pecado e como podemos vencê-lo e nos tornar espiritualmente limpos.

Leia 3 Néfi 27:19 e identifique os ensinamentos do Salvador.

  • O que esse versículo ensina sobre a necessidade que temos de Jesus Cristo e de Sua Expiação?

Jesus Cristo pode purificá-lo da mancha do pecado e ajudá-lo a se tornar santo. Pense em sua necessidade de ser limpo do pecado e como você se sentiria ou se sente ao ser espiritualmente limpo. Ao estudar hoje, procure ensinamentos que possam ajudá-lo a entender melhor como você pode acessar o poder santificador do Salvador em sua vida.

Jesus Cristo descreve como podemos ser santificados por meio do Espírito Santo

Em 3 Néfi 27:20–22, o Salvador ensinou o que podemos fazer para receber Seu poder santificador e nos qualificar para a vida eterna. Para ajudá-lo a estudar esses versículos, copie a tabela a seguir em seu diário de estudo.

Mandamentos

Bênçãos

Leia 3 Néfi 27:20–22 e complete a seguinte declaração com o que encontrar.

3 Néfi 27:20 é uma passagem de domínio doutrinário. Você pode marcar as passagens de domínio doutrinário de modo diferente para conseguir localizá-las facilmente no futuro. Você terá a oportunidade de praticar como aplicar a doutrina ensinada nessa passagem a uma pergunta ou situação na próxima aula.

  • De que maneira você resumiria os ensinamentos do Salvador contidos no versículo 20 como uma declaração de verdade?

Uma verdade que podemos aprender é que, se nos arrependermos e nos achegarmos a Jesus Cristo por meio do batismo, podemos ser santificados ao receber o Espírito Santo e permanecer sem mancha perante Ele no último dia.

Ser santificado significa a pessoa ficar “livre do pecado e [se tornar] pura, limpa e santa, por meio da Expiação de Jesus Cristo” (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Santificação”, scriptures.ChurchofJesusChrist.org).

Imagem
ícone, anotar
  1. Responda às seguintes perguntas:

    • Como o arrependimento e o batismo nos ajudam a vivenciar a santificação por meio de Jesus Cristo?

    • Qual seria sua resposta a uma pessoa que, depois de ter recebido a ordenança do batismo, pergunta como esses mandamentos se aplicam a ela?

Tornar-se santificado por meio do Espírito Santo

As palavras de Jesus Cristo no versículo 20 nos ensinam que a forma como Ele nos ajuda a nos tornarmos santificados é por meio do recebimento do Espírito Santo.

O presidente Henry B. Eyring, da Primeira Presidência, ensinou sobre a relação entre a Expiação do Salvador e a influência santificadora do Espírito Santo.

Se já sentiram a influência do Espírito Santo hoje, entendam isso como uma prova de que a Expiação está agindo em sua vida. Por esse motivo e por vários outros, é bom que estejam em lugares e que façam coisas que convidem a influência do Espírito Santo. Sentir a influência do Espírito Santo funciona de duas maneiras: Ele habita somente em templos puros e a companhia do Espírito Santo nos purifica por meio da Expiação de Jesus Cristo. (Henry B. Eyring, “Gifts of the Spirit for Hard Times”, Ensign, junho de 2007, p. 23)

  1. Responda a pelo menos uma das perguntas a seguir.

    • Você já percebeu a influência refinadora do Espírito em sua vida?

    • Quais são algumas maneiras pelas quais podemos convidar a companhia contínua do Espírito Santo para que possamos ser abençoados constantemente com Sua influência santificadora?

Aplicar os ensinamentos do Salvador à sua vida

As verdades que você estudou hoje são simples, mas é essencial segui-las de maneira consistente a fim de retornar dignamente à presença de Deus. Pense em como você vai aplicar em sua vida o que aprendeu e sentiu. Você pode escolher uma ou mais das seguintes opções, ou uma maneira diferente de aplicar esses ensinamentos.

  1. Seja mais determinado a se arrepender todos os dias e seguir o Salvador mais plenamente.

  2. Faça com que sua participação na ordenança do sacramento se torne uma parte mais significativa de sua adoração dominical.

  3. Identifique um pecado ou uma distração que esteja limitando a companhia do Espírito Santo em sua vida. Tome as medidas necessárias para remover esse pecado ou essa distração de sua vida.

  4. Comece a fazer algo que lhe dará mais acesso à companhia do Espírito Santo.