Seminário
Jacó 5:54–77; 6:1–13: “Quão abençoados são os que trabalharam diligentemente na sua vinha”


“Jacó 5:54–77; 6:1–13: ‘Quão abençoados são os que trabalharam diligentemente na sua vinha’”, O Livro de Mórmon — Manual do Aluno, 2024

“Jacó 5:54–77; 6:1–13”, O Livro de Mórmon — Manual do Aluno

Jacó 5:54–77; 6:1–13

“Quão abençoados são os que trabalharam diligentemente na sua vinha”

Imagem
pessoas lendo o Livro de Mórmon

Como a alegoria das oliveiras registrada em Jacó 5 se relaciona com você? A parte final dessa alegoria simboliza a obra do Senhor nos últimos dias, inclusive os esforços que Ele e Seus servos fazem para reunir almas a Ele pela última vez. Esta lição tem como objetivo ajudar os alunos a sentirem um desejo maior de trabalhar com o Senhor para ajudar os filhos do Pai Celestial a se achegarem a Ele.

Uma grande obra

Imagine a seguinte situação:

O bispo de Ana pediu que ela ponderasse, em espírito de oração, maneiras pelas quais ela poderia se aproximar e ajudar uma das moças de sua ala que não está frequentando a Igreja. Ana se sente um pouco nervosa e pensa: “Por que o bispo está me pedindo que eu faça isso? Ele provavelmente seria muito mais eficaz em ajudá-la do que eu”.

  • Quais poderiam ser algumas das razões pelas quais o bispo de Ana a convidou a se aproximar da moça em vez dele fazer isso?

Hoje, você vai estudar a parte final da alegoria das oliveiras registrada em Jacó 5. Essa parte da alegoria representa os últimos dias. Uma verdade que podemos aprender com ela é que o Senhor convida Seus servos dos últimos dias a trabalharem em Sua vinha ao participarem da coligação de Israel.

Antes de começar a estudar, reflita sobre seus sentimentos a respeito de ser convidado pelo Senhor para ajudar a reunir pessoas a Ele. Você já se perguntou por que Ele o convida a ajudá-Lo em Seu trabalho de salvar almas? Ao estudar, procure ensinamentos que possam ajudá-lo a entender melhor os propósitos do Senhor ao nos convidar a participar com Ele na coligação de Israel.

O mestre da vinha convida servos para trabalhar com ele

A parte final da alegoria começa com uma conversa que acontece entre o senhor da vinha, que representa Jesus Cristo, e seu servo, que representa os profetas do Senhor.

Leia Jacó 5:61–62, 70 e identifique o que o dono da vinha instruiu o servo a fazer e por que ele pediu a ele que fizesse isso.

  • Quem nesses versículos poderia representar você e os outros membros da Igreja?

O presidente Russell M. Nelson falou sobre o trabalho que o Senhor e Seus servos realizam nos últimos dias:

O Senhor disse ao profeta Joseph Smith que este momento, referindo-se aos nossos dias, é a décima primeira hora e a última vez que Ele vai chamar trabalhadores para Sua vinha com o propósito declarado de reunir os eleitos dos quatro cantos da Terra [ver Doutrina e Convênios 33:3, 6]. (…)

Gostariam de ajudar na coligação de Israel nestes preciosos últimos dias? (…)

Pensem nisso! Considerando todas as pessoas que já viveram no planeta Terra, nós somos os que farão parte deste último grande evento de coligação. Isso é fantástico!

Nosso Pai Celestial reservou muitos de Seus espíritos mais nobres — talvez Seu melhor time, por assim dizer — para esta fase final. Esses espíritos nobres — os melhores jogadores, esses heróis — são vocês! (Russell M. Nelson e Wendy W. Nelson, “Juventude da promessa”, devocional mundial para os jovens, 3 de junho de 2018, suplemento da revista Liahona, p. 8 ChurchofJesusChrist.org)

  • O que a declaração do presidente Nelson o ajudou a aprender ou sentir a respeito de Deus?

  • O que ele ensinou sobre você e o papel que deve desempenhar na coligação de Israel?

  • Em sua opinião, quais são algumas das razões pelas quais o Senhor nos convida a ajudar a reunir as pessoas a Ele?

Sua porção da vinha do Senhor

  1. Faça o seguinte:

    Em seu diário de estudo ou em outra folha de papel, desenhe uma vinha ou um campo que represente a vinha do Senhor. Em seguida, desenhe ou escreva algumas coisas que representem o seguinte:

    1. Oportunidades que você tem de trabalhar na vinha do Senhor e ajudar a coligar Israel. Figuras ou palavras que representem pessoas que você poderia ajudar a se aproximar do Salvador, ações que você pode fazer para compartilhar o evangelho pessoalmente ou on-line, ou esforços para abençoar as pessoas do outro lado do véu por meio do trabalho do templo e da história da família, podem servir de exemplos.

    2. Obstáculos que você enfrenta em seus esforços para trabalhar na vinha do Senhor. Figuras ou palavras que representem obstáculos como medo, falta de certeza sobre o que fazer ou se sentir muito ocupado com outras coisas, podem servir de exemplos.

Estude os versículos a seguir e identifique ensinamentos que podem ajudá-lo a superar os obstáculos que identificou. Você pode acrescentar figuras ou palavras em seu desenho da vinha com base no que aprendeu.

  • O que aprendemos a respeito do Senhor nesses versículos?

  • Que palavras ou frases desses versículos poderiam ajudar alguém que hesita em participar da coligação de Israel?

  • Que bênçãos você já viu ou vivenciou por participar com o Senhor no trabalho de trazer almas a Ele?

Reserve um momento para pensar sobre seus próximos passos para participar com o Senhor na coligação de Israel. Registre uma meta relacionada a isso em seu diário de estudo ou inicie uma meta que você já estabeleceu para si mesmo. Você também pode incluir, em seu desenho da vinha, palavras ou figuras que representem sua meta. Vocês podem assistir ao vídeo com o “Tema dos Jovens para 2021: ‘Grande Obra’” (4:06), disponível no site ChurchofJesusChrist.org, ChurchofJesusChrist.orgenquanto ponderam quais metas desejam estabelecer.