Seminário
Jacó 1: Persuadir as pessoas a virem a Cristo


“Jacó 1: Persuadir as pessoas a virem a Cristo”, O Livro de Mórmon — Manual do Aluno, 2024

“Jacó 1”, O Livro de Mórmon — Manual do Aluno

Jacó 1

Persuadir as pessoas a virem a Cristo

Imagem
missionários ensinando uma família

Antes de morrer, Néfi deu a seu irmão mais novo, Jacó, a responsabilidade de preservar as placas e registrar nelas as coisas “muito preciosas” (Jacó 1:2). A mensagem de Jacó conduzia as pessoas a Jesus Cristo, ajudando-as a evitar as consequências da descrença e do pecado. Esta lição pode ajudá-lo a descobrir maneiras de ajudar outras pessoas a se achegarem a Jesus Cristo.

Conversar com um amigo

  • Em que ocasiões conversar sobre Jesus Cristo com outras pessoas pode parecer intimidador? O que pode nos ajudar a vencer nossos temores?

  • Você conhece alguém que é um bom exemplo de compartilhar o evangelho de Jesus Cristo com outras pessoas?

Um rapaz chamado Júnior é um grande exemplo de compartilhar o evangelho. Ele era o único rapaz que frequentava a Igreja em um pequeno ramo na Flórida, EUA. Ele decidiu conversar com um de seus amigos sobre o evangelho de Jesus Cristo e convidá-lo para ir à Igreja. Você pode assistir ao vídeo “Convidar Todos a Virem à Cristo: Compartilhar o Evangelho” (4:30), disponível em ChurchofJesusChrist.orge identificar uma ou duas coisas que você pode aprender com Júnior e com as outras pessoas de seu ramo.

O exemplo de outras pessoas pode nos dar motivos e ideias de como convidar outras pessoas a virem a Cristo. Ao estudar hoje, pense em porque você pode querer ajudar outras pessoas a se achegarem ao Salvador e de que maneiras, naturais e simples, você pode fazer isso.

Persuadir as pessoas a virem a Cristo

Antes de sua morte, Néfi deu a seu irmão Jacó a responsabilidade de escrever nas placas menores que o Senhor lhe ordenou a fazer (ver Jacó 1:12). As placas menores se concentram nas coisas espirituais e as outras placas se dedicaram à história do povo (Jacó 1:1–3).

Leia Jacó 1:4–6 e identifique o que Néfi pediu que Jacó incluísse nas placas e ensinasse o povo.

  • Quais são algumas coisas que Néfi e Jacó sabiam? Como eles aprenderam essas coisas?

Leia Jacó 1:7–8 e identifique o que Jacó fez por causa de seu entendimento. Você pode marcar frases em suas escrituras que mostrem o que motivou Jacó a agir. As seguintes explicações podem esclarecer a motivação de Jacó.

“[Considerar] sua morte”:Jacó provavelmente estava convidando os nefitas a pensar em Jesus Cristo ao morrer por eles e expiar por seus pecados.

“[Carregar] sua cruz”:Essa frase se refere à nossa promessa de negar a toda iniquidade e a toda concupiscência mundana, e guardar os mandamentos do Senhor (ver Tradução de Joseph Smith, Mateus 16:26, em Mateus 16:24, nota de rodapé c]; Lucas 9:23; 2 Néfi 9:18). Isso significa também que podemos mostrar nosso desejo de perseverar e fazer sacrifícios para seguir o Salvador.

Explicações de algumas frases adicionais difíceis podem ser encontradas na seção “Opcional: Quer saber mais?”.

  • Quais razões sobre as quais Jacó escreveu podem motivá-lo? Em quais outros motivos você pode pensar para convidar outras pessoas a virem a Cristo?

  • O que aprendemos com o exemplo de Jacó nesses versículos?

Uma verdade que podemos aprender com o exemplo de Jacó é que conhecer Jesus Cristo e Seu reino pode nos motivar a trabalhar diligentemente para ajudar outras pessoas a se achegarem a Ele.

Pondere sobre o que você sabe a respeito de Jesus Cristo e pense nas verdades que você gostaria que as pessoas soubessem sobre Ele.

Imagem
ícone, anotar
  1. Faça a atividade a seguir:

Reserve um momento para pensar sobre o que você pode fazer para trabalhar diligentemente a fim de persuadir as pessoas a virem a Cristo. Escreva situações nas quais você pode ter oportunidades de fazer isso. Ao lado de cada situação, escreva como você pode ajudar outras pessoas nessa situação a conhecer e amar Jesus Cristo. Você pode usar os seguintes exemplos e acrescentar quaisquer outros:

  1. Em casa

  2. Com um amigo

  3. Nas mídias sociais

  4. Em seu chamado ou por meio da ministração

Você pode assistir a um ou dois dos vídeos a seguir para ter ideias sobre o que fazer e como fazê-lo de maneira simples e natural.

Transmissão Mundial sobre Compartilhar o Evangelho” (54:06) de 0:00 até 1:35

Histórias de Membros: Jovens e Jovens Adultos” (5:08)

Ministrar como o Salvador” (6:08)

Ao pensar em maneiras de ajudar outras pessoas a se achegarem a Jesus Cristo, você pode obter coragem com as promessas e conselhos das escrituras.

Leia Doutrina e Convênios 15:6; 18:15–16 para descobrir o que o Senhor prometeu àqueles que ajudam outras pessoas a se achegarem a Ele.

Leia Alma 31:34–35 para aprender com o exemplo do desejo de Alma de ajudar a conduzir os zoramitas a Cristo.

  1. Responda às perguntas a seguir: