Seminário
Domínio doutrinário: 2 Néfi 26:33: “Todos são iguais perante Deus”


“Domínio doutrinário: 2 Néfi 26:33: ‘Todos são iguais perante Deus’”, O Livro de Mórmon — Manual do Aluno, 2024

“Domínio doutrinário: 2 Néfi 26:33”, O Livro de Mórmon — Manual do Aluno

Domínio doutrinário: 2 Néfi 26:33

“Todos são iguais perante Deus”

Imagem
grupo de pessoas

Em seu estudo de 2 Néfi 26, você aprendeu que “todos são iguais perante Deus” (versículo 33) e que Deus convida todos os Seus filhos a se achegarem a Ele. Esta lição vai ajudá-lo a memorizar a referência de domínio doutrinário e a frase-chave de escritura de 2 Néfi 26:33, explicar a doutrina e aplicar os princípios para se adquirir conhecimento espiritual em situações da vida real.

Explicar e memorizar

Leia 2 Néfi 26:33 e examine a doutrina que você aprendeu na lição anterior de que todos são iguais perante Deus.

  • Em quais situações a doutrina desse versículo poderia ajudar? Explique como.

Escreva a referência e a frase-chave de escritura de 2 Néfi 26:33: “Todos são iguais perante Deus”, em seu diário de estudo. Repita a referência e a frase-chave de escritura algumas vezes (em voz alta ou escrevendo) até que você a tenha memorizado.

Aplicação prática

Revise os princípios para se adquirir conhecimento espiritual ensinados nos parágrafos 5 a 12 da seção “Adquirir conhecimento espiritual” do Documento Principal de Domínio Doutrinário, 2022.

O relato a seguir, adaptado do artigo “Aceitarei com fé”, de Elizabeth Maki (history.ChurchofJesusChrist.org), é sobre um homem que foi afetado pela restrição do sacerdócio. Para saber mais sobre a restrição ao sacerdócio, ver o cabeçalho da Declaração Oficial 2 no final de Doutrina e Convênios.

Ao ler o relato do irmão Rickford, procure evidências específicas de cada um dos princípios para se adquirir conhecimento espiritual na jornada dele.

A história de George Rickford

O Livro de Mórmon — Manual do Professor — Domínio doutrinário: 2 Néfi 26:33: “Todos são iguais perante Deus”

Em 1969, o jovem George Rickford, que morava em Leicester, Inglaterra, conheceu os missionários de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. No começo, George não demonstrou estar muito aberto à mensagem deles, mas, no final, acabou ouvindo suas lições. Depois de três meses de muita pesquisa, George acordou um dia de manhã com a convicção de que a Igreja era verdadeira.

George estava ansioso para contar aos élderes sobre seu testemunho, mas, antes de fazê-lo, eles o informaram de que não poderia receber o sacerdócio caso se filiasse à Igreja por causa de sua herança mestiça, que incluía antepassados negros descendentes de africanos.

Um dia, George estava falando com um grande amigo sobre as experiências que teve com os missionários e começou a ensinar ao amigo sobre o profeta Joseph Smith. Ele disse: “Quando contei aquela história, fiquei entusiasmado, como se alguma coisa tivesse tomado conta de mim, e fiquei radiante”.

A experiência confirmou o testemunho de George, mas ele continuava preocupado com a restrição ao sacerdócio. Ao orar para obter mais compreensão, ele recebeu a seguinte mensagem: “Você não tem que entender tudo sobre o evangelho para assumir esse compromisso. Por que você não mostra sua fé, aceitando o que ouviu e entrega o resto em Minhas mãos?”

Consolado pela mensagem, George respondeu em espírito de oração: “Sim, Senhor, farei isso. Vou aceitar com fé. A propósito, obrigado, obrigado”. Dois meses depois, George foi batizado e se tornou um membro fiel da Igreja.

Em 1975, três anos antes da revelação sobre o sacerdócio, George expressou sua crença em um Deus justo, escrevendo que aceitou a restrição “com fé, sem nenhuma reserva”. Ele acrescentou: “Sou tão grato pelo sacerdócio do Senhor estar novamente sobre a Terra com todas as bênçãos, autoridade e responsabilidade que o acompanham. Para mim, não importa tanto quem tem ou quem não tem o sacerdócio, mas como ele é utilizado”.

Em 1978, George ficou sabendo da revelação que estendia o sacerdócio a todos os homens dignos (ver Declaração Oficial 2).

“Quando George voltou para casa, ele e June [sua esposa] conversaram a noite inteira sobre o que a notícia significaria para a família. A mudança foi monumental. Na manhã seguinte, George Rickford foi ordenado sacerdote no Sacerdócio Aarônico. Dois meses depois, foi ordenado setenta e se tornou membro sênior do quórum dos setenta. E dois meses depois, George e June Rickford foram selados no Templo de Londres Inglaterra, juntamente com seus quatro filhos” (“Aceitarei com fé”).

  • Como vocês acham que George deve ter se sentido quando soube que ele não poderia receber o sacerdócio?

Imagem
ícone, anotar
  1. Responda às perguntas a seguir:

Agir com fé

  • De que maneiras o irmão Rickford agiu com fé? Como isso o ajudou?

Examinar conceitos e perguntas com uma perspectiva eterna.

  • Como a resposta do Pai Celestial à oração do irmão Rickford o ajudou a ver sua situação por uma perspectiva eterna? Como isso ajudou o irmão Rickford a seguir o Senhor?

Buscar mais entendimento por meio de fontes divinamente atribuídas.

  • De que maneira o Espírito Santo foi uma fonte divinamente atribuída para ajudar o irmão Rickford?

  • Que outras fontes divinamente atribuídas em nossos dias podem ajudar uma pessoa que tenha dúvidas sobre a restrição ao sacerdócio? Como a Declaração Oficial 2 e 2 Néfi 26:33 podem ajudá-la?

Para mais informações a fim de ajudar com perguntas relacionadas a restrição ao sacerdócio, consulte a seção “Opcional: Quer saber mais?” no final desta lição.